Quando a literatura afro-brasileira e o horror se encontram: uma análise do conto 'A floresta', de Carol Dermond
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i39p186-210Mots-clés :
Literatura Afro-brasileira, Insólito contemporâneo, Narrativa contística, Horror social, RacismoRésumé
O fazer literário é um poderoso instrumento de expressão e reflexão que tem desempenhado um papel significativo na representação da figura do negro na literatura brasileira. Ao longo dos séculos, escritores têm explorado as complexidades da experiência afrodescendente, ampliando perspectivas e dando voz a narrativas que enriquecem e ressignificam a identidade negra no contexto literário nacional. Nesse sentido, o presente trabalho tem como escopo analisar o conto “A floresta”, de Carol DerMond, pelo viés teórico da literatura afro-brasileira e do insólito contemporâneo. A narrativa em questão foi publicada em 2020 no livro Afrohorror - medos ancestrais, uma coletânea de contos escritos por autores negros que utilizaram o horror como pano de fundo para debates mais profundos sobre racismo, identidade e pertencimento. Para este estudo, buscar-se-á apoio em teorias que versam sobre a literatura afro-brasileira (DUARTE, 2010; EVARISTO, 2009; MÉRIAN, 2008), além de teóricos que se debruçam sobre o insólito ficcional e o horror na literatura (ALAZRAKI, 2001; CARROLL, 1999; NESTAREZ, 2022; ROAS, 2014; TODOROV, 2001). Em suma, o conto é permeado pelo horror e pela violência que é manifestada por um monstro real, o racismo, transpassando os limites entre ficção e realidade.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ALAZRAKI, Jaime. ¿Qué es lo Neofantástico? In: ROAS, David (Org.) Teorías de lo fantástico. Madrid: Arco/Libros, 2001. p. 265-282.
CARROLL, Noël. A filosofia do horror ou Paradoxo do coração. Campinas: Papirus, 1999.
DERMOND, Carol. A floresta. In: SILVA, Alec (org.). Afrohorror: medos ancestrais. São Paulo: Cartola Editora, 2020. p. 51-60.
DUARTE, Eduardo de Assis. Por um conceito de literatura afro-brasileira. Terceira Margem, Rio de Janeiro, v. 1, n. 23, p. 113-138, jul. 2010.
EVARISTO, Conceição. Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. Scripta, Belo Horizonte, v. 13, n. 25, p. 17-31, jul. 2009.
GARCÍA, Flavio. “Insólito ficcional”. In: REIS, Carlos; ROAS, David; FURTADO, Filipe; GARCÍA, Flavio; FRANÇA, Júlio (Editores). Dicionário Digital do Insólito Ficcional (e-DDIF). Rio de Janeiro: Dialogarts. Disponível em: https://www.insolitoficcional.uerj.br/i/insolito-ficcional/. Acesso em: em 25 nov. 2022.
HOUAISS, Antônio & VILLAR, Mauro de Sales. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.
KANASIRO, Heidy Mayumi Rafael. Olhares brancos, terror negro: branquitude e horror em Corra!, de Jordan Peele. 2021. 119 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Letras, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2021.
MÉRIAN, Jean-Yves. O negro na literatura brasileira versus uma literatura afro-brasileira: mito e literatura. Navegações, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 50-60, mar. 2008.
NESTAREZ, Oscar. Uma história da literatura de horror no Brasil: fundamentos e autorias. 2022. 199 f. Tese (Doutorado) - Curso de Letras, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.
ROAS, David. A ameaça do fantástico: aproximações teóricas. Trad. Julián Fuks. São Paulo: Unesp, 2014.
TERÊNCIO, Marlos Gonçalves. O horror e o outro: um estudo psicanalítico sobre a angústia sob o prisma do unheimlich freudiano. 2013. 276 f. Tese (Doutorado) - Curso de Letras, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Trad. Maria Clara Correa Castelo. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).