O encontro com as literaturas africanas no ensino-aprendizagem da teoria da literatura: experiências em diálogo
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i40p216-236Mots-clés :
literaturas africanas, teoria da literatura, relato de experiência, ensino-aprendizadoRésumé
Este artigo resulta de um conjunto de reflexões em torno do ensino de Teoria da Literatura na universidade pública mediante a leitura de Literaturas Africanas. O ponto de partida foi o envio de um e-mail, feito por uma professora do ensino superior, a um grupo de ex-alunos, dos quais obteve resposta de sete dos vinte e um contatados. Com base nos depoimentos recebidos, escritos por alunos de diferentes épocas de ingresso, o artigo foi sendo construído a várias mãos, possibilitando a articulação de um texto experimental, em que há ao mesmo tempo o aspecto pessoal do relato memorialista e o teor crítico da reflexão acadêmica. Nesse sentido, os pontos mais recorrentes dentre os relatos foram: a constatação do predomínio de um currículo eurocêntrico na área de Letras, em desacordo com a lei 10.639/03; o caráter dialógico das aulas, permitindo a troca de conhecimento; e a mudança gradual do repertório de leitura das disciplinas de Teoria Literária operada pela incorporação de autores africanos e afrodiaspóricos nas ementas da professora. Com este texto, pretende-se colaborar com o debate em torno da inclusão e análise de textos literários oriundos de literaturas contra-hegemônicas como as africanas, sem que, para isso, adote-se uma atitude hierarquizante.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira’, e dá outras providências. Diário Oficial da União , Brasília , 10 jan. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm. Acesso em 26 de set. de 2024.
BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30 ago. 2012. Seção 1, p. 1.
NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectiva, 2016.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).