AS FORMAS DO EU NA FICÇÃO DE RODRIGO DE SOUZA LEÃO
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i13p138-149Mots-clés :
Rodrigo de Souza Leão, literatura brasileira, ficção autobiográfica, narração, autoficção.Résumé
Os registros biográficos acerca de Rodrigo de Souza Leão nos permitem estabelecer algumas conexões entre o factual e o fictício registrado em suas obras literárias. As personagens dos romances e as ações a que são submetidas reproduzem, em certa medida, alguns dos atributos individuais e dos eventos experimentados pelo escritor. A hipótese de um projeto autoficcional nos parece, portanto, válida, justificando, assim, diferentes graus de parentesco entre a obra literária e seu criador. Considerando essas impressões, neste trabalho propomos uma leitura sobre as funções/ figurações pelas quais os narradores-personagens de Todos os cachorros são azuis (2008), Me roubaram uns dias contados (2010) e O Esquizoide (2011) são reconhecíveis nos respectivos romances, assim assumidos: narrador-autor; narrador como testemunha; e narrador-dramaturgo.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha (Homo Sacer III). Trad. Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2008.
AGAMBEN, Giorgio. “O autor como gesto”. In: Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007. p. 55-63.
BARRETO, Lima. O cemitério dos vivos. São Paulo/Rio de Janeiro: Editora Planeta do Brasil/Fundação Biblioteca Nacional, 2004.
BARRETO, Lima. Diário do hospício; O cemitério dos vivos. São Paulo: Cosac. Naify, 2010.
BARTHES, Roland. “A morte do autor”. In: O rumor da língua. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
CAVALHEIRO, Juciane dos Santos. “A concepção do autor em Bakhtin, Barthes e Foucault”. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v.11, n.2, p. 67-81, dez., 2010.
COLONNA, Vincent. Autofictions & autres mythomanies littéraires. Auch: Tristram, 2004.
DOUBROVSKY, Serge. Fils. Paris: Galilée, 1977.
FOUCAULT, Michel. “A escrita de si”. In: ¬¬ O que é um autor? 7. ed. Lisboa: Vega, 2009.
FOUCAULT, Michel. Problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002. p. 232-267. (Ditos & Escritos, vol. I.).
FOUCAULT, Michel. “O que é um autor?” In: Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001. p. 264-298. (Ditos e Escritos, vol. III).
GASPARINI, Philippe. Autofiction: une aventure du langage. Paris: Seuil, 2008.
HIDALGO, Luciana. “Autoficção brasileira: influências francesas, indefinições teóricas”. Alea [online]. Rio de Janeiro, vol. 15, n. 1, p. 218-231, jan. – jun. 2013.
HIDALGO, Luciana. Literatura da urgência: Lima Barreto no domínio da loucura. São Paulo: Annablume, 2008.
KLINGER, Diana. Escritas de si e escritas do outro: autoficção e etnografia na literatura latino-americana contemporânea. 2006. 204f. Tese (Doutorado em Literatura Comparada. Curso de Pós-Graduação em Letras), Faculdade de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
KLINGER, Diana. “Escrita de si como performance”. Revista Brasileira de Literatura Comparada, n. 12, 2008. p. 11-30.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Trad. Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
MIRANDA, Wander Melo. “A ilusão autobiográfica”. In: Corpos Escritos: Graciliano Ramos e Silviano Santiago. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2009. p. 25-41.
SOUZA, Eneida Maria. Janelas Indiscretas: Ensaios de crítica biográfica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
SOUZA LEÃO, Rodrigo de. Todos os cachorros são azuis. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
SOUZA LEÃO, Rodrigo de. Me roubaram uns dias contados. Rio de Janeiro: Record, 2010.
SOUZA LEÃO, Rodrigo de. O Esquizoide: coração na boca. Rio de Janeiro: Record, 2011.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).