Horror e Monstruosidade em Raça Maldita (1900) de Carolina Invernizio: retratos do Gótico Italiano
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i39p27-53Palavras-chave:
Carolina Invernizio, Razza Maledetta, Gótico italiano, HorrorResumo
Este artigo tem como objetivo analisar o conto Razza maledetta [Raça maldita], escrito por Carolina Invernizio (1851-1916) e publicado na coletânea Nella rete [Na rede] em 1900, evidenciando os elementos goticizantes e horroríficos dos personagens Toni e Mary, a saber, a monstruosidade explícita e implícita que se manifesta em momentos diferentes da trama. Ao mesmo tempo, será feita uma reflexão sobre possíveis significados políticos e sociológicos do horror no referido conto, e sobre o modus operandi da autora ao utilizar elementos característicos do gótico e do horror para descrever e incorporar as vivências das mulheres na sociedade italiana na passagem do século XIX para o século XX. Primeiramente, é feita uma reflexão sobre a ausência das mulheres e do Gótico no cânone literário italiano, em seguida, apresentam-se aspectos biobibliográficos sobre a autora, por fim, segue-se a apresentação e a análise do conto, conforme indicado.
Downloads
Referências
ASOR ROSA, Alberto. Centralismo e policentrismo nella letteratura unitaria. In: ASOR ROSA, Alberto. Letteratura Italiana. L’età contemporanea, la storia e gli autori. Vol. 10. Torino: Giulio Einaudi Editore, 2007. p. 3-98.
BILLIANI, Francesca. The female Gothic. In: MALVESTIO, Marco; SERAFINI, Stefano. Italian Gothic: an Edinburgh Companion. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2023.
CIRCEO, Ermanno. Caratteri e limiti del verismo dannunziano. In: Atti del I Convegno internazionale di studi dannunziani – D’Annunzio giovane e il verismo. Pescara, 1976. p. 177-182.
CHILDE, Elinor (Org.). Gotico femminile: 16 racconti di autrici dell’orrore. Milano: Editoriale Jouvence, 2020.
COHEN, Jeffrey Jerome. A cultura dos monstros: sete teses. In: DONALD, James; HUNTER, Ian; COHEN, Jeffrey Jerome; GIL, José. Pedagogia dos Monstros: os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 25-60.
ECO, Umberto. Sei passeggiate nei boschi narrativi. Milano: Bompiani, 1994.
GUERINI, Andréia; SIMONI, Karine. O fantástico e o gótico em Tarchetti. In: TARCHETTI, Iginio Ugo. Contos fantásticos. Tradução de Théo de Borba Moonsburger. São Paulo: Ex Machina; Sebo Clepsidra, 2022. p. 7-21.
GUGLIELMINETTI, Marziano; ZACCARIA, Giuseppe. Torino. In: ASOR ROSA, Alberto. Letteratura Italiana. L’età contemporanea, la storia e gli autori. Vol. 10. Torino: Giulio Einaudi Editore, 2007. p. 101-174.
INVERNIZIO, Carolina. Il bacio di una morta. Firenze: Editore Barbera, 2012.
LANGE-HENSZKE, Magdalena. Il sesso della letteratura. La presenza/l’assenza femminile nel canone e nei programmi accademici. In: DURACCIO, Caterina; CLAVIJO, Milagro Martín; GONZÁLEZ, Juan Aguilar. (Des)Canonizadas: escritoras y personajes femininos. Sevilla: Benilde Ediciones, 2018. p. 120-142.
HEMEROTECA DIGITAL BRASILEIRA, Biblioteca Nacional. Disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/. Acesso em: 15 fev. 2024.
LA REGINA, Silvia. Traduzir vidas, mundos e fantasias: Carolina Invernizio e a letteratura d’appendice italiana no Brasil. Caligrama: Revista de Estudos Românicos, v. 25, n. 2, p. 167-183, set. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/caligrama/article/view/17293. Acesso em: 08 fev. 2024.
LERNER, Gerda. A criação da consciência feminista. Tradução de Luiza Sellera. São Paulo: Cultrix, 2022.
LOBÃO, Júlia; SIMONI, Karine. Donne all’ombra: fantasmas, feitiços e mistérios de autoria feminina na Itália. In: LOBÃO, Júlia; SIMONI, Karine (Orgs.). Lua em foice: autoras italianas de ficção gótica, insólita e de horror. São Paulo: Ex Machina; Sebo Clepsidra, 2023. p. 6-22.
LOMBROSO, Cesare. O homem delinquente. Tradução de Sebastião José Roque. São Paulo: Ícone, 2007.
MALVESTIO, Marco; SERAFINI, Stefano (Orgs.). Italian Gothic: an Edinburgh Companion. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2023.
SAGGINI, Francesca. Sole Nero: il gotico meridiano dell’ottocento italiano. Uno sguardo dall’Inghilterra. Lucca: Edizioni La Vela, 2020.
SHAJIRAT, Anna. Bending her gentle head to swift decay: horror, loss, and Fantasy in the Female Gothic of Anna Radcliffe and Regina Maria Roche. Studies in Romanticism, v. 58. Johns Hopkins University Press, 2019. p. 383-412.
ZACCARIA, Giuseppe. Carolina Invernizio. In: Dizionario Biografico degli Italiani. Roma: Istituto della Enciclopedia Italiana, 2004. v. 62. Disponível em: https://www.treccani.it/enciclopedia/carolina-invernizio_(Dizionario-Biografico)/. Acesso em: 08 fev. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).