O ensino de literatura: perspectivas comparatistas e a formação de professores à luz da Lei 11.645/08
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2016.124553Palavras-chave:
literatura e ensino, a lei 11.645/08 e o ensino de literatura, literatura comparadaResumo
O presente texto tem por objetivo fazer uma breve reflexão conceitual e teórica sobre a formação dos futuros professores do componente curricular “Língua Portuguesa” da rede pública e privada da educação básica no âmbito da área dos Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
Downloads
Referências
ABDALA JR., B. Literatura, história e política. São Paulo: Ed. Ática, 1989.
ALEGRE, M. “Diversas são as falas” In: Arte de Marear. Ensaios. Lisboa: D. Quixote, 2002.
ANDRADE, O. Poesias Reunidas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.
BANDEIRA, M. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: José Olympio Ed., 1991.
CANDIDO, A. “Literatura de dois gumes” In: A educação pela noite & outros ensaios. São Paulo: Ed. Ática, 1987, pp. 163-180.
CANDIDO, A. “Literatura e cultura de 1900 a 1945” In: Literatura e sociedade. São Paulo: Ed Nacional, 1980, pp. 109-138.
CARVALHAL, T. F. Literatura Comparada. São Paulo: Ed. Ática, 2003, Coleção Princípios.
CHAVES, R. “Vida literária e projeto colonial e contradição no império português” In: Angola e Moçambique – experiência colonial e territórios literários. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005, pp. 287-302.
FERREIRA, M. Literaturas africanas de expressão portuguesa. São Paulo: Ed. Ática. 1987.
FREIRE, P. & MACEDO, D. Alfabetização – leitura do mundo/leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
HAMILTON, R. “A literatura dos PALOP e a teoria pós-colonial”. São Paulo: Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas/FFLCH/USP, 1999, v. 3, pp.12-23, Col. Via Atlântica.
LAJOLO, M. & ZILBERMAN, R. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ed. Ática, 2003.
LEITE, A. M. “Literaturas africanas e pós-colonialismo” In: Literaturas africanas e formulações pós-coloniais. Lisboa: Colibri, 2003, pp. 9-40.
LEITE, A. M. “Empréstimos da oralidade na produção e crítica literárias africanas” In: Oralidades & Escritas nas literaturas africanas. Lisboa: Edições Colibri, 2014.
ORLANDI, E. P. A leitura e os leitores. Campinas: Pontes, 1998.
PADILHA, L. “Da construção identitária a uma trama de diferenças – um olhar sobre as literaturas de língua portuguesa”. In: Revista Crítica de Ciências Sociais, 73. Coimbra, 2005.
RAMA, A. “Os processos de transculturação na narrativa latino-americana” In: AGUIAR, F. W. & VASCONCELOS, S. G. T. (org.). Angel Rama – Literatura e cultura na América Latina. São Paulo, Edusp, 2001.
RUI, Manuel. “Eu e o outro – O Invasor ou Em poucas três linhas uma maneira de pensar o texto” In: MEDINA, C. Sonha Mamana África. São Paulo: Epopéia, 1987.
SAID, E. W. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SANTILLI, M. A. Paralelas e Tangentes entre as Literaturas de Língua Portuguesa. São Paulo: Via Atlântica, 2003.