Comunicação, Educação e Arte - Interfaces para o enfrentamento do racismo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2017.133967Palavras-chave:
intelectuais, afrobrasileiros, reconhecimento, arte, humanidadeResumo
Apesar do racismo e da recusa ideológica em reconhecer a arte que produzem, os intelectuais e artistas brasileiros projetam discursos e representações sociais e estéticas que demonstram a contínua afirmação de sua humanidade.
Downloads
Referências
ALMADA, Sandra – Abdias do Nascimento. São Paulo, Selo Negro, 2009.
A Mão Afro-brasileira - Significado da Contribuição Artística e Histórica – Emanuel Araújo (Org.), Rio de Janeiro, Editora Tenenge, 1988.
BASTIDE, R. E FERNANDES, F. - O preconceito racial em São Paulo - projeto de estudo. In: Sedi Hirano (org.) - Pesquisa social e projeto de planejamento, São Paulo, T.A. Queiroz, 1988, 2a. ed.
BERND, Zilá - O que é Negritude - São Paulo, Brasiliense, 1988.
BERND, Zilá- Negritude e literatura na América Latina - Porto Alegre, Mercado Aberto, 1987.
BHABHA, Homi K – O lugar da Cultura. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2013.
BIKO, Stevie – Escrevo o que eu quero, São Paulo, Editora Ática1990.
BIKO, Stevie – I write what I want. South Africa, Picado Africa, 2008.
CAMARGO, Oswaldo – Raiz de um Negro Brasileiro. São Paulo, Ciclo Contínuo, 2015.
CAMARGO, Oswaldo – Oboé. São Paulo, Editora Com Arte, 2014.
CAMARGO, Oswaldo – Solano Trindade, poeta do povo. São Paulo, Aproximações USP - Com Arte Editora, 2009.
CAMARGO, Oswaldo – A descoberta do Frio. Apresentação: Clóvis Moura. São Paulo, Ed. Rowitha Kempf, 1979.
CARDOSO, Hamilton – História recente, dez anos de movimento negro. Teoria e Debate – Sociedade No. 2 (março/1988).
DAMACENO, Janaína - Os Segredos de Virgínia: Estudo de Atitudes e Teorias Raciais na São Paulo dos anos 1940-1950 – FFLCH-USP, 2013.
DELORS, Jacques, Educação: um tesouro a descobrir – relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Trad. José Carlos Eufrázio. Brasília/São Paulo: MEC/UNESCO/Cortez, 4ª ed., 2000.
FANON, Frantz - Pele negra, máscara branca - Rio de Janeiro, Fator, 1980.
FRENKERBERG, Ruth – A mirada de uma branquidade não marcada. In: Branquidade Identidade Branca e Multiculturalismo – Vron Ware (Org.), Rio de Janeiro, Garamond Universitária, 2004.
FREIRE, Paulo – Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1980.
GONZALEZ, Lélia e Hasenbalg, Carlos A. - Lugar de Negro, Rio de Janeiro, Editora Marco Zero, 1982.
GRAMSCI, Antonio – Obras escolhidas – trad. Manuel Cruz; revisão Nei da Rocha Cunha. São Paulo, Martins Fontes, 1978.
HALL, Stuart - A identidade cultural na pós-modernidade, Rio de Janeiro, DP&A Editora, 1ª edição em 1992, 11ª edição em 2006.
ILHA, Maria (ANTONIETA DE BARROS) – Farrapos de Idéias, Florianópolis, 2001.
LEITE, José Correia Leite – E disse o velho militante. Cuti(org.) São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura, 1990.
MALACHIAS, Rosangela – Talking about Intersections of Gender, Race and Class in the Training of Public Teachers in São Paulo, Brazil. In: Women Leading Education across the Continents: Overcoming the Barriers. Editors Elizabeth C. Reily & Quirin J Bauer. Nova York – Toronto, Rowman and Little Field, 2015.
MALACHIAS, Rosangela – A dinâmica do tempo nos vestígios da Travessia. In: JMM Fortuna Crítica vol. 4 – Clarissa Josgrilberg Pereira, Eduardo Amaral Gurgel, Iury Parente Aragão e Osvando J. Moraes (Orgs), São Paulo, INTERCOM, 2015, PP. 121-132.
MALACHIAS, Rosangela – Diálogos Pedagógicos e Práticas Educomunicativas e Uma Episteologia Afrorasiileira na Formação Docente e Gestora no Município de São Paulo. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho), 2014, v. 11, p. 39-64. ISSN Impresso – 1806-6356 – ISSN Eletrônico: 2317-2983.
MALACHIAS, Rosangela – Communicative Actions. Brazilian Women in Educational Leadership. In: Women Leading Education Across the Continents – Sharing the Spirit, Fanning the Flame. Edited by Helen C. Sobehart foreword by Charles Dougherty. Lanham, New York, Torornto, Plymouth, UK, American Association of School Administrators, 2009, 230pp.
MALACHIAS, Rosangela - Cabelo Bom, Cabelo Ruim – In – Percepções da Direreça – Brancos e Negros na Escola. São Paulo, Terceira Margem Editora, 2009 – vol. 4.
MALACHIAS, Rosangela – Práticas educomunicativas e Teorias interdisciplinares no combate ao racismo - Revista Identidade Científica do Grupo de Pesquisa GEPEC – Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente – UNOESTE – vol. 01 – número 03 – Novembro de 2004 – ISSN 1678-0787 – p.68-73.
NASCIMENTO, Abdias – O Genocídio do Negro Brasileiro. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.
NASCIMENTO, Abdias – O Quilombismo. Rio de Janeiro: Petrópolis, Vozes, 1980.
NASCIMENTO, Abdias - Teatro Experimental do Negro: trajetória e reflexões. Estudos Avançados 18 (50), 2004.
ONWUACHI-WILLIG, Angela - 'I Wish I Were Black' and Other Tales of Privilege - The Chronicle of Higher Education. In: The Chronicle of the Higher Education – October, 28th 2013. In - Diversity in Academe (http://m.chronicle.com/section/Diversity-in-Academe/759) – Copyright 2015. [Acesso em março de 2015].
OSBORNE, Linda Barret – Women who dare – Women of Civil Rights Movement, San Francisco, Pomegranate; Washington DC, Library of Congress, 2006.
ORTIZ, Fernando – Por la integración cubana de blancos y negros, In Orbita de Fernando Ortiz, La Habana, Col. Órbita, Ediciones Uneac, 1973 p.181-191.
PINTO, Ana Flávia Magalhaes – A Imprensa Negra no Século XIX. São Paulo, Selo Negro, 2010.
SAID, Edward W. – Cultura e Imperialismo. São Paulo, Companhia das Letras, 2001.
SANTOS, Milton – Por uma outra globalização – do pensamento único ao pensamento universal. Rio de Janeiro, Record, 2002.
SHÖN, Donald A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000, 256p.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e – Aprendizagem e Ensino das Africanidades Brasileiras. In: Superando o Racismo na Escola – Kabengele Munanga (org.), Brasília, MEC-SECAD, 2005.
SPLIT IMAGE AFRICAN AMERICANS IN THE MASS MEDIA – Edited by Jannete L. Dates and William Barlow, Washington DC, Howard University Press, 1993.