Uma reflexão sobre os discursos menores ou a escrevivência como narrativa subalterna
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2018.146551Palavras-chave:
Escrevivência, Conceição Evaristo, Literatura, Autoria negra, SubalternidadesResumo
Este texto toma para si a tarefa de discutir como o operador teórico “escrevivência”, forjado na escrita de Conceição Evaristo, pode ser acionado para construir uma reflexão sobre o modo como a Literatura Brasileira de Autoria Negra investe numa representação biográfica reescrevendo a experiência singular de cada sujeito como uma travessia de agenciamento coletivo de enunciação.
Downloads
Referências
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2010.
DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. O que é uma Literatura Menor. In:______. Kafka por uma Literatura Menor. São Paulo: Autêntica, 2014.
EVARISTO, Conceição. Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita. In: ALEXANDRE, Marcos Antônio (Org.). Representações performáticas Brasileiras: Teorias, Práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza, 2007.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia e a história das ideias. In: ________. A Arqueologia do Saber. 8.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012
FOUCAULT, Michel. Nietzsche, Freud e Marx. São Paulo: Princípio Editora, 1997.
KLINGER, Diana Irene. Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.
LEJEUNE, Phillipe. O pacto autobiográfico. Trad. Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. São Paulo: Companhia das Letras. 1992.
SOUZA, Eneida Maria de. Notas sobre a crítica biográfica In: ______. Crítica cult. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. p. 105-113.
SOUZA, Lívia M. N. de. A poética da fome e a escrita da precariedade: Carolina Maria de Jesus escritora. No prelo, 2015.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o Subalterno Falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.