História da Filosofia e Ensino de Filosofia: considerações a partir das reflexões de Franklin Leopoldo e Silva

Autores

  • Igor Silva Aves Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2024.224517

Palavras-chave:

História da Filosofia, Ensino, Formação, Crítica

Resumo

Pretendo acompanhar nesse texto as reflexões sobre o Ensino de Filosofia no Ensino Médio apresentadas por Franklin Leopoldo e Silva. Nesse percurso, procuro mostrar o papel central que Franklin Leopoldo e Silva atribui à História da Filosofia para compreender o Ensino de Filosofia, no que diz respeito tanto à função quanto ao conteúdo desse ensino, e como a partir disso assegura-se o papel fundamental para a potência crítica da Filosofia na formação de discentes de Ensino Médio.

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Referências

Guéroult, Martial (1968). “O problema da legitimidade da História da Filosofia”. Revista de História, 37(75), pp. 189-211.

Silva, Franklin Leopoldo (1992). “Por que Filosofia no Segundo Grau”. Estudos Avançados, 6(14), pp. 157-166.

Silva, Franklin Leopoldo (1993). “Currículo e formação: o ensino de Filosofia”. Síntese Nova Fase, 20(63), pp. 797-806.

Silva, Franklin Leopoldo (1995). Função Social do Filósofo, In Paulo Arantes et alii. A Filosofia e seu ensino, São Paulo, Petrópolis: EDUC, Vozes.

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Publicado

2024-05-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Aves, I. S. . (2024). História da Filosofia e Ensino de Filosofia: considerações a partir das reflexões de Franklin Leopoldo e Silva. Discurso, 54(1), 56-68. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2024.224517