Produção científica e redes de colaboração dos docentes vinculados aos programas de pós-graduação em Economia no Brasil

Autores

  • Eduardo A Haddad Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Jesús P Mena-Chalco Universidade Federal do ABC. Centro de Matemática, Computação e Cognição
  • Otávio Sidone Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-416147414ejo

Palavras-chave:

Pós-graduação, economia, rankings de economistas, mapeamento acadêmico, redes sociais, sociologia da economia

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre as potencialidades da utilização dos dados curriculares derivados das informações da Plataforma Lattes como ferramentas para avaliação do desempenho científico de pesquisadores. Um novo indicador, denominado “Índice Multidimensional de Desempenho Científico” (IMDC), é proposto considerando um amplo conjunto de indicadores bibliométricos que buscam captar diferentes formas da produção acadêmica dos atuais pesquisadores vinculados à pós-graduação em Economia no Brasil. Os resultados permitem evidenciar uma tipologia de pesquisadores considerando suas diferentes estratégias de atuação. Economistas com maior impacto na profissão adotam uma estratégia caracterizada por um equilíbrio entre qualidade, quantidade e colaboração científica.

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Publicado

01-12-2017

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Haddad, E. A., Mena-Chalco, J. P., & Sidone, O. (2017). Produção científica e redes de colaboração dos docentes vinculados aos programas de pós-graduação em Economia no Brasil. Estudos Econômicos (São Paulo), 47(4), 617-679. https://doi.org/10.1590/0101-416147414ejo