Edição Atual
![Visualizar v. 54 n. 4 (2024)](https://revistas.usp.br/public/journals/91/cover_issue_13388_pt_BR.jpg)
Tributo ao Professor Bruno de Paula Rocha
Em maio deste ano a equipe editorial da revista Estudos Econômicos perdeu um de seus mais importantes colaboradores, o Professor Bruno de Paula Rocha, da UFABC.
Desde março de 2018, Bruno atuava como Editor Associado na área de macroeconomia da revista, após ter colaborado seguidamente como parecerista.
Nesses seis anos, era notável sua habilidade em conciliar civilidade e respeito nas relações com autores e avaliadores e conformidade com qualidade e rigor acadêmico.
Esta revista se beneficiou largamente com seu trabalho editorial criterioso, cuidadoso e isento; com seu vasto conhecimento e percepção aguçada para distinguir artigos com efetiva contribuição; e com o aperfeiçoamento dos artigos que resultava de suas generosas sugestões (e que operavam como um parecer adicional).
Expressamos gratidão profunda ao Bruno pelo seu empenho e dedicação à Estudos Econômicos.
Artigo
A Estudos Econômicos publica trabalhos inéditos em todas as áreas da economia, de autoria de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Criada em 1971, a Estudos Econômicos é uma publicação trimestral do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo .
Política de Dados Abertos em Conformidade com a Ciência Aberta
Alinhando-se ao propósito da Ciência Aberta de observância a práticas científicas colaborativas, compartilhadas e públicas, o periódico adota a política de livre acesso a suas publicações, o código de boas práticas para editores e o uso de redes sociais para a divulgação dos artigos aceitos para publicação.
Para assegurar a transparência e as condições de reprodutibilidade e escrutínio pela comunidade acadêmica dos procedimentos adotados na condução das pesquisas e na produção dos resultados e evidências que fundamentam suas conclusões, o periódico exige que os autores detalhem os procedimentos e façam as referências necessárias para o acesso a conteúdos relevantes. Incentiva, ademais, o compartilhamento em repositórios online abertos como(Zenodo, Figshare ou OSF )de dados, instrumentos, códigos dos pacotes estatísticos, algoritmos e materiais adicionais, reportando tal disponibilização no artigo.
A partir de setembro 2025, o periódico passará a adotar a taxonomia CRediT (https://credit.niso.org/), pela qual cada autor de artigo com múltipla autoria deve especificar sua contribuição na elaboração do artigo por meio de um formulário enviado no aceite do artigo, contemplando 14 quesitos: conceitualização, curadoria de dados, análise formal, obtenção de financiamento, investigação, metodologia, administração de projetos, recursos, software, supervisão, validação, visualização, redação – rascunho original, e redação – revisão e edição.