Financing pioneering railways in São Paulo: the idiossyncratic case of the estrada de Ferro Sorocabana (1872- 1919)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-41612005000100005Palavras-chave:
ferrovias, estrutura de financiamento, investimento estrangeiroResumo
A história da Estrada de Ferro Sorocabana é peculiar pelo fato de que empresários privados brasileiros, o governo federal e o governo do Estado de São Paulo foram sucessivamente seus proprietários e controladores, sendo arrendada entre 1907 e 1919 a um grupo estrangeiro. O transporte de café não representou, no início, uma parcela expressiva de suas receitas de frete, e mesmo depois não atingiria a importância que teve na Mogiana e Paulista, conside-radas as típicas "ferrovias de café." Diferentemente dessas empresas, que eram lucrativas, a Sorocabana manteve-se em situação financeira bastante difícil ao longo de quase todo o período entre 1872 e 1919. Este artigo explora as razões desta permanente precariedade financeira. A literatura sobre as ferrovias pioneiras no Brasil enfatiza que a lucratividade dependia crucialmente do tipo de proprietário e também se o café era a principal fonte de receita de frete. Essa e as seguintes hipóteses são avaliadas: expectativas exagera-damente otimistas sobre os fluxos futuros de caixa; má gestão; falta de governança engendrada pela estrutura de financiamento; má sorte; ou políticas governamentais equivocadas.Downloads
Referências
AMARAL, Antero F. do. Syndicato Farquhar. Rio de Janeiro, 1915.
CANABRAVA, Alice Piffer. O desenvolvimento da cultura do algodão na província de São Paulo: 1861-1875. São Paulo: Ind. Gráfica Siqueira, 1951.
COMPANHIA SOROCABANA. Relatório apresentado pela directoria da Companhia Sorocabana à assembléia geral dos acionistas. São Paulo: Typographia Americana (various issues).
CUSI. Companhia União Sorocabana e Ituana. Relatório apresentado à assembléia
geral ordinária dos srs. acionistas da Companhia União Sorocabana e Ituana pela sua directoria. Rio de Janeiro: Typographia do Jornal do Comércio (various issues).
DUNCAN, Julian Smith. Public and private operation of railways in Brazil. New York: Columbia University Press, 1932
EICHENGREEN, Barry. Financing infrastructure in developing countries: lessons from the railway age. The World Bank Research Observer, v. 10, n. 1, 1995.
FRANCE. Ministère des Affaires Etrangères. Correspondence politique et commerciale: archives nationales, Série F 12; Série AQ.
GAULD, Charles. The last titan: Percival Farquhar. Stanford: Stanford University Press, 1964.
HANLEY, Anne Gerard. Capital markets in the coffee economy: financial institutions
and economic change in São Paulo, Brazil, 1850-1905. 1995. Tese (Doutorado), Stanford University.
KINDLEBERGER, Charles. Manias, panics, and crashes – A history of financial crises. New York: John Wiley and Sons, 1996.
LEVY, Maria Bárbara. O encilhamento. In: NEUHAUS, Paulo (ed.), Economia brasileira: uma visão histórica. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1980.
LEWIS, Colin. Public policy and private initiative railway building in São Paulo 1860-1889.” Institute of Latin American Studies Research Papers. University of London, 1991.
PINTO, Adolpho Augusto. História da viação pública de São Paulo (Brasil). São Paulo: Typ. Vanorden & Cia, 1903.
SAES, Flávio Azevedo Marques de. As ferrovias de São Paulo: Paulista, Mogiana
e Sorocabana (1870-1940). 1974. Dissertação (Mestrado) University of São Paulo, São Paulo. SÃO PAULO. Primeiro traslado de escriptura de arrendamento da Estrada de Ferro Sorocabana. São Paulo: Augusto Siqueira, 1907.
SHLEIFER, Andrei; VISHNY, Robert. A survey of corporate governance. Journal of Finance LII 2, 1997.
SILVA, Clodomiro Pereira da. Desenvolvimento, regimen legal e tarifas das ferrovias de São Paulo. Laemmert & C., 1903.
STIGLITZ, Joseph. The contributions of the economics of information to twentieth century economics. The Quarterly Journal of Economics, v. 115, n. 4, 2000. THE ECONOMIST (various issues).
SUMMERHILL, William. Market intervention in a backward economy: railway subsidy in Brazil, 1854-1913. Economic History Review LI, n.3, 1998. THE RAILWAY NEWS. (various issues).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Dante Mendes Aldrighi, Flávio A.M. de Saes
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigo autoriza sua publicação e implica o compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico.
A revista não paga direitos autorais aos autores dos artigos publicados.