Os efeitos da criação da lei da meia entrada para estudantes sobre o consumo de bens e serviços culturais no Brasil

Autores

  • Marcos Vinicio Wink Junior Fundação de Economia e Estatística
  • Felipe Garcia Ribeiro Universidade Federal de Pelotas
  • Stefano Florissi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Pedro Tonon Zuanazzi Fundação de Economia e Estatística

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-416146471mfsp

Palavras-chave:

economia da cultura, lei da meia entrada, avaliação de política pública

Resumo

Este trabalho estima os efeitos da implementação da lei da meia entrada sobre o consumo de bens e serviços culturais dos estudantes brasileiros, utilizando as amostras coletadas para todas as regiões metropolitanas pelas Pesquisas de Orçamento Familiar (POF), realizadas em 1987/88, 1995/96, 2002/03 e 2008/09. Avaliam-se os efeitos da lei tanto sobre a proporção de estudantes consumidores de cultura, quanto sobre os gastos dos estudantes com esse tipo de bem. Para estimar uma relação causal, explora-se as diferentes datas de criação das leis da meia entrada entre os estados brasileiros utilizando-se as metodologias de Diferenças-em-Diferenças (DD) e Diferenças Triplas (DDD). Os resultados encontrados no presente trabalho sugerem que a criação da lei da meia entrada teve efeitos positivos tanto em termos de aumento na probabilidade dos estudantes consumirem bens e serviços culturais como em elevar seus gastos com esse tipo de bem.

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Biografia do Autor

  • Marcos Vinicio Wink Junior, Fundação de Economia e Estatística

    Doutor em Economia pela UFRGS e pesquisador em economia da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (FEE-RS).

  • Felipe Garcia Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas

    Doutor em Economia pela EESP-FGV e professor de Economia aplicada do Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados (PPGOM-UFPel).

  • Stefano Florissi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    PhD em Economia pela University of Illinois at Urbana Champaign e professor de economia aplicada do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE-UFRGS).

  • Pedro Tonon Zuanazzi, Fundação de Economia e Estatística

    Pesquisador em estatística da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (FEE-RS) e doutorando em economia da PUCRS.

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Publicado

01-12-2016

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Wink Junior, M. V., Ribeiro, F. G., Florissi, S., & Zuanazzi, P. T. (2016). Os efeitos da criação da lei da meia entrada para estudantes sobre o consumo de bens e serviços culturais no Brasil. Estudos Econômicos (São Paulo), 46(4), 745-781. https://doi.org/10.1590/0101-416146471mfsp