As estampas xilograficas Shunga: metonimias do corpo erótico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i23p63-73Palavras-chave:
shunga, estampas eróticas ukiyo-e, período Edo, Ars erotica, retórica do erotismo no Japão.Resumo
Através de uma seleção de imagens eróticas, shunga de estampas de pintores ukiyo-e pretende-se analisar o modelo do corpo erótico construído utilizando-se referências metonímicas no período Edo, desde os manuais para noivas de Hishikawa Moronobu,passando pela representação lírica, pueril e semi-sexuada de Harunobu,pela representação elegante,prazerosa e lúdica de Utamaro, pelo dinamismo e fruição plena de Hokusai, pelo cientificismo de Eisen,pela tortuosidade rebaixamento, violência e loucura dos artistas Utagawa Toyokuni Kuniyoshi,Kunisada e Yoshitoshi.Downloads
Downloads
Publicado
2003-07-10
Edição
Seção
não definida
Licença
Copyright (c) 2003 Madalena Natsuko Hashimoto Cordaro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Como Citar
Cordaro, M. N. H. (2003). As estampas xilograficas Shunga: metonimias do corpo erótico. Estudos Japoneses, 23, 63-73. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i23p63-73