Da zamacueca à cueca sola: sujeitos políticos na cultura popular latino-americana
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9748.v4i1p190-202Palavras-chave:
Cultura popular, América Latina, CuecaResumo
Tradicionalmente dançada por um casal (pareja) – uma de suas marcas mais tradicionais –, a cueca é um estilo de música e dança que se tornou uma das forças poéticas mais populares no Chile. Expressão folclórica cujas origens remontam ao século XVIII, a cueca também se caracteriza por ser uma manifestação cultural tipicamente ligada ao campesinato. Este trabalho apresenta uma breve história da cueca, com foco em suas principais variações históricas e nas interpretações políticas e sociais. O objetivo é analisar o aspecto político dessa manifestação popular e a relevância do seu caráter poético como modo de organização coletiva de sujeitos políticos. O argumento central do trabalho se baseia na noção de que a cueca possui, como muitas outras manifestações da cultura popular, uma energia caótica e um carácter disruptivo cuja apreensão pelo poder nem sempre pode ser realizada de maneira pacífica ou completa.
Downloads
Referências
GARRIDO, Pablo. Biografía de la cueca. Santiago de Chile: Editorial Nascimento, 1976.
HOBSBAWM, Eric e RANGER, Terence (orgs.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984, p. 9-23.
LAVAL, Ramón. Contribuición al floklore de Carahue (Chile). Madrid: Lebrería General de Victoriano Suárez, 1916.
PARRA, Nicanor. "Remolino interior". In: Cancionero sin nombre. Santiago de Chile: Editorial Nascimento, 1937.
REAL ACADEMIA ESPAÑOLA. Diccionario de la lengua española, 23.ª ed., [versão 23.3 online]. https://dle.rae.es/cueca?m=form [3 de dezembro de 2019].
RIVIALE, Pascal. "Entre lo pintoresco, el costumbrismo y la etnografía: relaciones e influencias recíprocas en las artes gráficas peruanas y francesas en el siglo XIX." In: HISTOIRE(S) de l’Amérique latine, 2011, vol. 6.
TORRES, Gala. "La cueca sola". In: Conjunto Folclórico de la AFDD. Canto esperanza. Santiago, 1999.
VILLARROEL, Johan Manuel Ponce e JARA, Michelle Sara Mura. Reconstrución histórica de la cueca sola. Desde el imaginario político y social en Chile (1978 - 1990). Santiago: Universidad de Arte y Ciencias Sociales, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao enviar qualquer trabalho para publicação nesta revista, o(s) autor(es) se compromete(m) com a originalidade, se responsabilizando por qualquer litígio que surja desta publicação, assim como pela utilização de imagens, citações, transcrições e referências em seu texto, eximindo a Revista Entrecaminos e sua Comissão Editorial de qualquer responsabilidade sobre seu conteúdo.
De mesmo modo, com o envio de material para publicação, o(s) autor(es) cede(m) seus direitos à revista; entretanto, a Revista Entrecaminos autoriza publicações do texto em outros meios, seja de forma parcial ou total, desde que se faça referência à publicação original.
Ao enviar seu trabalho, portanto, o(s) autor(es) manifesta(m) sua conformidade con la política editorial da revista e as presentes condições.