Da estatística educacional para a estatística: das práticas profissionais a um campo disciplinar acadêmico

Autores

  • Martha Raíssa Iane Santana da Silva Universidade Federal de São Paulo; Universidade Federal de São Paulo
  • Wagner Rodrigues Valente Universidade Federal de São Paulo; Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022015041876

Resumo

Este artigo analisa o movimento de transformação das práticas estatísticas colocadas a serviço da educação rumo à institucionalização da estatística como disciplina científica, no período entre 1930 e 1960. Para tanto, consideram-se sobretudo os documentos contidos no arquivo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. A análise leva em conta os estudos de Ivor Goodson relativos aos padrões e processos de consolidação de uma rubrica acadêmica. O resultado do estudo aponta para as ações do professor Milton Rodrigues com vistas à promoção e ao deslocamento dos saberes estatísticos como método para o trabalho nas áreas da educação, da psicologia e da sociologia, em direção à estatística como campo de pesquisa, com seus próprios métodos, objetos de investigação e referências teóricas. As ações do referido professor em favor da instituição de um espaço para a formação do estatístico constituíram-se em um deslocamento significativo e concederam status de cientificidade às diversas produções nas quais a estatística era demandada. Salienta-se que, à época, a estatística, apesar de ser um conhecimento amplamente utilizado, padecia da ausência de um importante aspecto na configuração de uma disciplina acadêmica: a existência dos cursos de formação especializados, que compõem uma comunidade disciplinar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2015-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Da estatística educacional para a estatística: das práticas profissionais a um campo disciplinar acadêmico . (2015). Educação E Pesquisa, 41(2), 443-459. https://doi.org/10.1590/S1517-97022015041876