Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508148880Resumo
Neste artigo refletimos sobre diferenças e semelhanças entre os sete artigos incluídos neste dossiê, que representam linhas consolidadas de pesquisa etnográfica em cinco países das Américas. As contribuições concentram-se sobre aspectos do tema do XIII Simposio Interamericano de Etnografía de la Educación (UCLA, 2003): “Maiorias, minorias e migrantes”. Estudos recentes nessas linhas examinam de que modos os recursos diversos de comunidades e de redes, desigualdades estruturais e realidades transnacionais impactam os processos educacionais tanto dentro quanto além da escolaridade formal. Em conjunto, eles propõem importantes desafios conceituais e metodológicos para a pesquisa educacional.Downloads
Downloads
Publicado
2015-12-01
Edição
Seção
Importantes correntes de pesquisa etnográfica sobre educação: maiorias, minorias e migrações através das Américas
Licença
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Como Citar
Apresentação . (2015). Educação E Pesquisa, 41(spe), 1129-1135. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508148880