A escolha e o reconhecimento pela educação: o caso de Antônio

Autores

  • Maria da Graça Jacintho Setton Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508141720

Resumo

O artigo sistematiza ganhos teóricos e metodológicos do uso da noção híbridas disposições de habitus a partir de um estudo de caso. Para desenvolver o argumento, considera primeiramente que a escolha pelo projeto escolar, em função da conquista de um reconhecimento social, pode auxiliar na explanação do princípio hierárquico da construção de um híbrido sistema orientador de conduta. A análise permite observar que o biografado pouco a pouco traça sua singularidade fundindo disposições variadas, entre elas a submissão moral proveniente do trabalho braçal, bem como disposições intelectuais e cognitivas provenientes da escola. Injunções históricas e específicas chances de escolarização foram capturadas e apropriadas por ele num jogo e uso singulares do saber difuso disponibilizado pela frequência a vários círculos sociais. Apontando aspectos do comportamento em várias dimensões de sua vida, como práticas éticas, estéticas, religiosas e profissionais, é possível considerar uma articulação singular de disposições de cultura. Por fim, a reflexão permite identificar as relações indissociáveis entre contexto socializador e processos de individuação, na medida em que condições de socialização específicas são capazes de instrumentalizar a composição singular dos indivíduos.

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Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Dossiê - A escola: entre o reconhecimento, o mérito e a excelência

Como Citar

A escolha e o reconhecimento pela educação: o caso de Antônio . (2015). Educação E Pesquisa, 41(spe), 1405-1418. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508141720