O difícil diálogo entre escola e mídia
DOI:
https://doi.org/10.1590/s1678-4634201702149418Palavras-chave:
Educação formal, Escola, Mídia, Meios de comunicaçãoResumo
Desde a década de 1930, quando o Estado Novo organiza a escola básica e superior no país, e também momento em que se esboça o modo como os meios de comunicação de massa viriam a tratar do tema da educação, escola formal e mídia sempre percorreram caminhos distintos, embora a finalidade educativa faça parte determinante do estatuto das duas instituições. Nesta pesquisa, investigamos os motivos que levaram a essa característica, principalmente no que diz respeito à escola secundária. Entre as principais razões para o distanciamento está o isolamento da escola secundária em relação à mídia, resultante da legislação regulatória e das tendências pedagógicas para a ação escolar. As principais referências para a análise foram a legislação e orientações curriculares federais para a escola secundária (1930-2016), os livros didáticos voltados para a disciplina de português (1970-2016), e a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1940-1970). Entre as constatações mais gerais estão a secundarização da estratégia de aproximar escola e mídia por meio da franca opção por veículos e projetos próprios do Estado (tendência determinante desde a década de 1930); e a crescente exposição de textos midiáticos no cotidiano das ações pedagógicas a partir dos anos 1970, mas com predomínio de atividades voltadas ao atendimento do currículo regular, distantes da avaliação do contexto midiático.Downloads
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Publicado
2017-12-01
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
O difícil diálogo entre escola e mídia. (2017). Educação E Pesquisa, 43(4), 1055-1071. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201702149418