O trabalho docente nos Institutos Federais no contexto de expansão da educação superior

Autores

  • Paula Francisca da Silva Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Savana Diniz Gomes Melo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844177066

Palavras-chave:

Expansão da educação superior, Institutos Federais, Trabalho docente

Resumo

Este artigo apresenta e discute alguns dos resultados de uma pesquisa concluída em 2015, que analisou o processo de reordenamento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no contexto da expansão da educação superior, bem como sua repercussão sobre o trabalho dos docentes dos cursos superiores dos Institutos Federais. Por meio desta pesquisa, buscou-se identificar o que interferia no exercício da docência nos cursos superiores, a fim de compreender quais condições, facilidades, problemas ou dificuldades são encontrados pelos docentes em sua atuação. A investigação teve caráter qualitativo e utilizou, como instrumentos de coleta de dados, a pesquisa documental, a observação e entrevistas. O estudo evidenciou que a oferta de educação superior em meio às reformas da educação profissional e tecnológica vem se consolidando na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica desde 2008, por meio dos Institutos Federais, que atuam como agentes de expansão da educação superior. A experiência estudada foi o processo de reordenamento, também chamado de ifetização, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), com foco nas condições de trabalho dos docentes que atuam nas graduações. A forma como a expansão da instituição e de seus cursos ocorre submete os docentes a condições de trabalho precárias, já que não lhes são possibilitadas todas as condições materiais necessárias. Não obstante, espera-se dos docentes um perfil multifuncional, com vistas a desenvolver múltiplas atividades e cobrir as lacunas institucionais. O estudo revelou peculiaridades nas condições de trabalho docente nos cursos superiores da instituição e também demonstrou a existência de generalidades que se apresentam para o conjunto desses trabalhadores na atualidade.

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Publicado

2019-04-23

Edição

Seção

Seção Temática: Educação Superior

Como Citar

O trabalho docente nos Institutos Federais no contexto de expansão da educação superior. (2019). Educação E Pesquisa, 44, e177066. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844177066