Inclusão de alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento

Autores

  • Alexandro Braga Vieira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ines de Oliveira Ramos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Renata Duarte Simões Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844180213

Palavras-chave:

Currículos, Inclusão escolar, Deficiência, Transtornos globais do desenvolvimento

Resumo

Problematiza-se o desafio de articulação dos currículos escolares com os pressupostos da escolarização de alunos com deficiência e com transtornos globais do desenvolvimento. Encontra-se estruturado em duas partes: na primeira, trazemos as contribuições de Meirieu (2002) e de outros autores do campo da educação para pensarmos na composição de currículos mais abertos visando ao direito de aprender dos estudantes. Na segunda, tensionamos a relação entre currículo e escolarização dos alunos contemplados pela modalidade de ensino, tendo como referência um estudo denominado Observatório Nacional de Educação Especial: estudo em rede nacional sobre as salas de recursos multifuncionais nas escolas comuns (ONEESP). O estudo teve como uma de suas frentes de trabalho momentos de formação continuada com professores que atuam no atendimento educacional especializado. Os sujeitos envolvidos tinham a tarefa de dar continuidade a essas ações formativas nas unidades de ensino em que atuavam. Diante disso, acompanhamos uma docente que atua na Rede Municipal de Vitória – ES e analisamos: a) as contribuições da pesquisa em seus saberes-fazeres; e b) realização de entrevistas semiestruturadas com os profissionais da escola visando a tensionar os desafios presentes na relação entre currículo e educação especial. Os dados problematizam se realmente os professores não têm formação e conhecimentos para mediar a aprendizagem dos alunos; o desenvolvimento do sentimento de paralisia docente; a importância de se assumir os professores como mediadores do conhecimento; o currículo como uma prática cultural aberta a novas experiências e a escola como um cotidiano que pode ser reinventado pelas ações de seus praticantes.

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Publicado

2019-04-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Inclusão de alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento. (2019). Educação E Pesquisa, 44, e180213. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844180213