Operando com conceitos de Bourdieu
produtividade em pesquisa e hierarquias acadêmicas no campo da educação
DOI:
https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844178392Palavras-chave:
Pierre Bourdieu, Educação, Hierarquias acadêmicas, Produtividade em pesquisa, Campo científicoResumo
O presente artigo é um estudo exploratório sobre o campo empírico da educação. A construção do objeto emergiu com o intuito de pôr em jogo coisas teóricas e operar com os conceitos de Pierre Bourdieu. O objeto da investigação são as universidades na composição das hierarquias acadêmico-científicas, o que se corporifica também no volume e na estrutura de capitais dos seus pesquisadores com bolsa de Produtividade em Pesquisa 1A (PQ-1A) e Produtividade Sênior (PQ-Sr) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O desenvolvimento ocorreu a partir de leituras de textos de referência e debate coletivo sobre a obra de Bourdieu intitulada Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico, principal referência utilizada neste artigo. Os dados empíricos foram produzidos a partir de informações constantes na Plataforma Lattes (CNPq) e suscitaram hipóteses sobre os processos de capitalização de forças internas e externas ao campo universitário para caracterizar as estratégias e estruturas de capitais que garantem (ou garantiram) posições de destaque nesse campo. Os níveis mais altos estão sendo considerados os topos hierárquicos aos quais os níveis anteriores almejam alcançar, e esta análise intentou mapear a configuração das hierarquias institucionais no campo da educação. Longe de pretender uma análise conclusiva, este produto é uma primeira etapa na construção da pesquisa, em razão do volume de informações ainda passível de ser explorado e da clareza de que a complexidade dos fenômenos sociais inviabiliza qualquer pretensão de verdade no campo científico.
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