Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Espírito Santo: trajetória, organização e funcionamento
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147227206Palavras-chave:
Educação, Educação do Campo, Formação de professoresResumo
O artigo busca compreender a história de criação da licenciatura em educação do campo na Universidade Federal do Espírito Santo. O curso objetiva formar profissionais da educação para atuação por áreas de conhecimento (linguagens e ciências humanas e sociais) para a segunda etapa do ensino fundamental e para o ensino médio, partindo do princípio de que educação do campo é uma construção coletiva como prática de diálogo libertador, em cujo processo educandos e professores constroem-se e são construídos como sujeitos históricos autônomos e capazes de ler o mundo. Para tanto, o artigo recorre a autores que vêm se dedicando a produzir conhecimentos sobre a educação do campo e a formação de professores para atuação em escolas campesinas. Como aporte teórico-metodológico, utiliza os pressupostos da pesquisa histórica, realizando análise de documentos estruturantes do curso e realização de entrevistas com profissionais da universidade que trabalharam na elaboração de proposta de formação. Como resultados, o estudo evidencia que a educação do campo se coloca como uma luta histórica pelos movimentos sociais; que a Universidade Federal do Espírito Santo buscou constituir ações e negociações para a implantação do curso; e que a formação de professores para atuação em escolas do campo é uma ação que, se contemplada, impacta no direito à educação para os grupos sociais que lidam e vivem da terra.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.