Experiência educativa no Taekwondo: autoconfrontação como análise subjetiva do movimento
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147229608Palavras-chave:
Autoconfrontação, Cinema-verdade, Fenomenologia, Artes marciais, TaekwondoResumo
Neste trabalho, apresentamos a experiência do corpo como fenômeno educativo no Taekwondo, por meio do método da autoconfrontação como análise subjetiva do movimento e da experiência educativa. Nosso objetivo é compreender como essa experiência do corpo inaugura o fenômeno educativo nas significações e expressões do próprio corpo no Taekwondo, a partir da autoconfrontação. A metodologia pauta-se na atitude fenomenológica do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, por meio da qual realizamos diálogos e discussões nesse universo de significações que se expressam no corpo. Trouxemos ainda como aliado à fenomenologia o cinema-verdade, descrito por Edgar Morin e Jean Rouch, no intuito de dar o tratamento necessário para a construção imagética do nosso corpus de análise, constituído por filmagens de entrevistas, aulas e autoconfrontações, a partir da captura e da leitura dos registros de Mestres do Taekwondo. Assim, situamos três momentos distintos nos quais foram feitos registros (filmagens): entrevistas com os Mestres (conversa/relatos), aulas de Taekwondo ministradas por eles e a autoconfrontação. O olhar sensível oportunizado pela leitura flutuante do material e pela variação imaginativa ampliou o pensamento na percepção para a compreensão do fenômeno em pauta, dando-nos elaborações para refletir o fenômeno educativo em horizontes de sentidos epistemológicos, éticos, existenciais, dentre outros. Assim, destacamos o papel da autoconfrontação como dispositivo para perceber a experiência vivida, no corpo, como educação sensível que transita entre mestre e discípulo por meio do gesto, da técnica e da relação do corpo com o outro, com o mundo e com o próprio ser. Percebemos, nesse contexto, a marca da educação que se transfigura pela experiência educativa assinalada pela sensibilidade.
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