Abordagem mista em teses de um programa de pós-graduação em educação: análise à luz de Creswell

Autores

  • Luciana Rodrigues Leite Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Ana Paula dos Santos Reinaldo Verde Secretaria de Educação do Estado do Maranhão
  • Francisco das Chagas Rodrigues de Oliveira Rede Municipal de Boa Viagem
  • João Batista Carvalho Nunes Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147243789

Palavras-chave:

Abordagem mista, Pesquisa em educação, Pós-graduação em educação, Teses

Resumo

A pesquisa de métodos mistos engloba a associação entre procedimentos de coleta, análise e combinação de técnicas quantitativas e qualitativas. Nos últimos anos ocorreu um aumento vertiginoso no uso da abordagem mista, sobretudo na literatura internacional. Este ensaio incide sobre o uso do método misto na pesquisa em educação, no Brasil, com fundamento na seguinte questão norteadora: “em que medida a abordagem mista de pesquisa está inserida, no Brasil, em programas de pós-graduação da área de educação (PPGEs), considerados de desempenho equivalente a padrões internacionais de excelência?”. Desenvolveu-se, portanto, pesquisa documental, na qual foram mapeadas e analisadas teses de um programa de pós-graduação, nota sete, de acordo com avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2013 a 2018. Os estudos de John Creswell forneceram a base teórica e os critérios de análise das teses selecionadas. As buscas foram realizadas na Plataforma Sucupira e, dentre as 104 teses identificadas como pertencentes ao PPGE em foco, no referido período, 11 (10,6%) foram identificadas como concernentes ao contexto das investigações do tipo mistas. Considera-se que há, em maior e menor grau, a percepção do uso potencial de um projeto de método misto nas teses analisadas, com evolução temporal na melhoria dessa percepção, pois teses mais recentes apontam justificativas mais claras para a integração quali-quantitativa. Identificou-se também evolução teórica e metodológica; todavia, há necessidade de os pesquisadores do referido programa buscarem referências mais atuais no tocante aos estudos do tipo misto.

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Publicado

2021-12-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Abordagem mista em teses de um programa de pós-graduação em educação: análise à luz de Creswell. (2021). Educação E Pesquisa, 47, e243789. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147243789