A docência entre o ideal republicano e as violências do cotidiano

Autores

  • Libania Xavier Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147236303

Palavras-chave:

História da educação, Profissão docente, Construção democrática

Resumo

O artigo é fruto de pesquisa em curso e tem como base um conjunto de depoimentos de professoras e diretoras atuantes em escolas públicas do Rio de Janeiro, localizadas em territórios conflagrados por conflitos armados. Este estudo está dividido em quatro tópicos. O primeiro apresenta o universo pesquisado e o segundo, observa como jovens professoras percebem o seu papel profissional e se comportam diante das explosões de violência em que, muitas vezes, se veem envolvidas. O terceiro tópico analisa os depoimentos de professoras que exerceram cargos de direção, perscrutando os modos de lidar com a violência em seu cotidiano, e o quarto tópico aborda as percepções partilhadas pelas professoras sobre a relevância de seu trabalho, indicando que o ideal da educação pública-republicana ainda se impõe no interior de suas escolas. O enfoque escolhido foi as táticas que elas articulam em situações de violência, em vista de suas experiências pregressas e das expectativas que nutrem em relação ao seu futuro. Para tanto, elegeram-se duas questões que orientam as análises apresentadas, a saber: que razões motivaram as professoras a permanecerem nas escolas localizadas em territórios conflagrados, apesar dos riscos? Que argumentos ancoram tal decisão? Por meio delas, é possível perceber os processos pelos quais essas professoras produzem uma cultura profissional própria, na interseção entre as narrativas que elas constroem sobre sua trajetória profissional e o projeto de construção democrática que, historicamente, tem dado sentido à escola pública.

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Publicado

2021-12-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A docência entre o ideal republicano e as violências do cotidiano. (2021). Educação E Pesquisa, 47, e236303. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147236303