A rede estrangeira de estudos sobre antropologia da educação pensada por meio da inscrição literária
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248234239%20%20Palavras-chave:
Antropologia;, Educação, Antropologia da educação, Organização escolar, Inscrição literáriaResumo
O objetivo deste artigo é descrever a prática por meio da qual a rede estrangeira de estudos sobre antropologia da educação adquiriu credibilidade para as suas escritas, utilizando a inscrição literária. A inscrição literária é um princípio metodológico que permite analisar redes intelectuais nas pesquisas educacionais acerca dos processos de aquisição de aprendizagem e conhecimentos. Os fios que conectam os componentes dessas redes são explorados por meio da análise de um livro seminal para o campo da antropologia da educação nos Estados Unidos e na Europa, mas que foi e segue sendo desconsiderado pela academia brasileira. Trata-se do livro Education and anthropology, editado por George D. Spindler, no ano de 1955, que descreveu de forma seminal as principais ideias, abordagens e filiações teórico-metodológicas que passaram a organizar as investigações sobre antropologia e educação no exterior. A obra é analisada para oferecer à academia brasileira a agenda de usos e interpretações da antropologia da educação fora do país. A partir do livro analisado, foi factível perceber a construção de uma agenda polissêmica de usos e interpretações do termo cultura pelo campo de estudos da educação. Desse modo, uma narrativa parcial da concepção do campo científico da antropologia da educação é oferecida, podendo ser conectada a outras versões locais, estaduais e/ou nacionais.
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