Por uma didática decolonial: epistemologia e contradições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248240473%20

Palavras-chave:

Didática, Decolonização, Formação de professores, Escola pública

Resumo

Esta pesquisa foi realizada em 2019 e teve a finalidade de responder à questão: qual a didática para a escola básica pública em tempos tão adversos? Utilizou-se como metodologia o bilan de savoir, em sua perspectiva crítica e participativa, com 150 docentes de escola pública, trezentos questionários, três entrevistas, dois grupos de diálogo e uma visita guiada por docentes a duas escolas públicas. Após dupla triangulação e interpretações coletivas, comprovou-se que os dados oferecem indícios de que a didática está associada ao fenômeno ensino, mas que, no entanto, a compreensão e a prática desse fenômeno se cristalizam como atividades dissonantes e desvinculadas das necessidades e urgências do momento atual. O trabalho identifica seis componentes dessa dissonância como contradições internas e recomenda que os cursos de formação insistam na presença da didática em uma concepção decolonial e em práticas que busquem ensinar o ensino para os futuros docentes. As contradições encontradas foram: 1. A contradição pedagógica: uma teoria de ensino ou uma teoria da formação? 2. A contradição ontológica: ensino requer relações verticais ou participativas? 3. A contradição prática: didática que quer ensinar versus didática que não pode ensinar. 4. A contradição epistêmica: o aluno não quer aprender; o professor não pode ensinar; o professor quer ensinar, o aluno não consegue aprender. 5.

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Biografia do Autor

  • Maria Amélia Santoro Franco, Universidade Católica de Santos

    Maria Amélia Santoro Franco é pedagoga, doutora em educação e tem pós-doutorado em pedagogia. É líder do grupo de pesquisa Pedagogia Crítica: práticas e formação, e professora pesquisadora da Universidade Católica de Santos, pesquisadora 2 do CNPq.

Publicado

2022-03-07

Como Citar

Por uma didática decolonial: epistemologia e contradições. (2022). Educação E Pesquisa, 48(contínuo), e240473. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248240473