O experimento didático formativo na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental

Autores

  • Raquel A. Marra da Madeira Freitas
  • José Carlos Libâneo Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248246996

Palavras-chave:

Ensino desenvolvimental, Experimento didático formativo, Pesquisa em didática

Resumo

O texto discute o experimento didático formativo como modalidade de pesquisa em didática na perspectiva do ensino desenvolvimental, conforme princípios teórico-metodológicos formulados por Vygotsky, Davydov e Hedegaard a partir da teoria histórico-cultural. Tem-se como premissa que o conhecimento didático necessita avançar na direção de práticas pedagógicas para o enfrentamento das desigualdades sociais e escolares, o que requer pesquisas que aprofundem a análise didática do processo ensino-aprendizagem. O presente estudo decorreu de pesquisa bibliográfica da produção dos autores mencionados, tendo como objetivos: descrever os resultados do estudo, destacando as contribuições de cada teórico na caracterização do experimento didático formativo e seus procedimentos; argumentar pela relevância da abordagem do experimento didático formativo como microciclo de investigação. Adicionalmente, é apresentada uma das modalidades de experimento didático formativo desenvolvida no Grupo de Pesquisa coordenado pelos autores, integrando princípios de Vygotsky, Davydov e Hedegaard. Conclui-se que o experimento didático formativo como microciclo de investigação origina um conhecimento didático capaz de sustentar e fortalecer a didática desenvolvimental orientada para finalidades educativas de superação das desigualdades sociais e escolares existentes no país.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AQUINO, Orlando Fernandez. O experimento didático-formativo: contribuições de L. S. Vigotski, L. V. Zankov y V. V. Davydov. In: LONGAREZI, Andrea Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (org.). Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental. v. 1. Uberlândia: UFU, 2017. p. 325-350.

COLE, Michael; SCRIBNER, Sylvia. Introdución. In: VYGOTSKY, Lev Semionovitch. El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Barcelona: Austral, 2017. p. 17-36.

DAVÍDOV, Vasili Vasilievich. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación psicológica teórica y experimental. Trad. Marta Shuare. Moscu: Progreso, 1988.

DAVÍDOV, Vasili Vasilievich.; MÁRKOVA, Aelita Kapoitónovna. La concepción de la actividad de estudio de los escolares. In: SHUARE, Marta. La psicología evolutiva y pedagogía en la URSS: antología. Moscú: Progreso, 1987. p. 316-337.

DAVYDOV, Vasili Vasilievich. História do estabelecimento do sistema de ensino desenvolvimental (Sistema D. B. Elkonin - V. V. Davydov): primeira comunicação. Vestnik, Moscou, n. 1, 1996. Tradução não publicada do original russo por Ermelinda Prestes.

DAVYDOV, Vasili Vasilievich. Problems of developmental teaching: the experience of theoretical and experimental psychological research. Soviet Education, New York, v. 30, n. 8, p. 3-97, 1988a.

DAVYDOV, Vasili Vasilievich. Problems of developmental teaching: the experience of theoretical and experimental psychological research. Soviet Education, New York, v. 30, n. 9, p. 3-83, 1988b.

DAVYDOV, Vasili Vasilievich. Problems of developmental teaching: the experience of theoretical and experimental psychological research. Soviet Education, New York, v. 30, n. 10, p. 2-75, 1988c.

DAVYDOV, Vasili Vasilievich. Tipos de generalización en la enseñanza. 3 ed. Trad. M. Shuare. Habana: Pueblo y Educación, 1982.

DAVYDOV, Vasili Vasilievich. What is real learning activity? In: HEDEGAARD, Mariane; LOMPSCHER Joachim (ed.). Learning activity and development. Aarhus: Aarhus University Press, 1999. p. 123-138.

ELKONIN, Daniíl Borísovich. Enfrentando o problema dos estágios no desenvolvimento mental das crianças. Trad. Maria Luísa Bissoto. Educar em Revista, Curitiba, n. 43, p. 149-172, jan./mar. 2012.

ELKONIN, Daniíl Borísovich. Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico en la infancia. In: SHUARE, Marta (org.) La psicologia evolutiva e pedagógica en la URSS: antología. Moscou: Progresso, 1987. p. 104-124.

ENGESTRÖM, Yrjo. From design experiments to formative interventions. Sage Journals, London, v. 21, n. 5, p. 598-628, 2011.

FLEER, Marilyn; HEDEGAARD, Mariane. Children’s development as participation in everyday practices across different institutions. Mind, Culture, and Activity, v. 17, n. 2, p. 149-168, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/242694039_Children’s_Development_as_Participation_in_Everyday_Practices_across_Different_Institutions Acesso em: 26 julho 2022.

» https://www.researchgate.net/publication/242694039_Children’s_Development_as_Participation_in_Everyday_Practices_across_Different_Institutions

FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira. Formação de conceitos na aprendizagem escolar e atividade de estudo como forma básica para a organização do ensino. Educativa, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 388-418, maio/ago. 2016. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5392/2955 Acesso em: 30 junho 2020.

» http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5392/2955

FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira; LIBÂNEO, José Carlos. Didática desenvolvimental e políticas educacionais para a escola no Brasil. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 24, e21850, p. 367-387, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/21850/20629 Acesso em: 19 setembro 2020.

» https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/21850/20629

HEDEGAARD, Mariane. A zona de desenvolvimento proximal como base para o ensino. In: DANIELS, Harris (org.). Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Loyola, 2002b. p. 199-227.

HEDEGAARD, Mariane. Children’s perspectives and institutional practices as keys in a wholeness approach to children’s social situations of development. Learning, Culture and Social Interaction, London, v. 26, p. 1-9, 2020. Disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2210656118301028 Acesso em 23/07/2021.

» https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2210656118301028

HEDEGAARD, Mariane. How instruction influences children’s concepts of evolution. Mind, Culture, and Activity, London, v. 3, n. 1, p. 11-24, 1996.

HEDEGAARD, Mariane. Learning and child development. Aarhus: Aarhus University Press, 2002a.

HEDEGAARD, Mariane. The development of children’s conceptual relation to the world, with focus on concept formation in preschool children’s activity. In: DANIELS, Harry; COLE, Michael; WERTSCH, James (ed.). The Cambridge Companion to Vygotsky. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. p. 246-275.

HEDEGAARD, Mariane. The educational experiment. In: HEDEGAARD, Mariane; FLEER, Marilyn. Studying children: a cultural-historical approach. London: Open University Press, 2008. p. 181-201.

HEDEGAARD, Mariane; CHAIKLIN, Seth. Radical-local teaching and learning: a cultural- historical approach. Aarhus: Aarhus University Press, 2005.

HEDEGAARD, Mariane; FLEER, Marilyn. Studying children: a cultural-historical approach. London: Open University Press, 2008.

LAITINEN, Anne; SANNINO, Annalisa, Yrjo; ENGESTRÖM, Yrjo. From controlled experiments to formative interventions in studies of agency: methodological considerations. Educação, Porto Alegre, v. 39, n. esp. p. s14-s23, dez. 2016.

LIBÂNEO, José Carlos. Formação de professores e didática para desenvolvimento humano. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 629-650, abr./jun, 2015. https://doi.org/10.1590/2175-623646132

» https://doi.org/10.1590/2175-623646132

LIBÂNEO, José Carlos; FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira Freitas. Mariane Hedegaard’s contribution to developmental didactics and to pedagogical research in the Brasilian context. In: EDWARDS, Anne; FLEER, Marilyn; BOTTCHER, Louise (ed.). Cultural-historical approaches to studying learning and development: societal, institutional and personal perspectives. Singapore: Springer, 2019. p. 323-337.

LIBÂNEO, José Carlos; FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira Freitas. Vasili Vasilyevich Davydov: a escola e a formação do pensamento teórico-científico. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (org.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: UFU, 2015. p. 315-350.

LIMA, Telma Cristiane Sasso; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 10, n. esp., p. 37-45, 2007.

LOMPSCHER, Joachim. Learning activity and its formation: ascending from the abstract to the concret. In: HEDEGAARD, Mariane; LOMPSCHER, Joachim (ed.). Learning activity and development. Aarhus: Aarhus Universitiy Press, 1999. p. 139-166.

LONGAREZI, Andréa Maturano. Teoria do experimento formativo no Sistema Elkonin-Davídov-Repkin. In: PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano (org.). Ensino desenvolvimental: sistema Elkonin-Davídov-Repkin. Campinas: Mercado das Letras; Uberlândia: UFU, 2019. p. 161-212.

SFORNI, Marta Sueli de Faria. Aprendizagem conceitual e desenvolvimento psíquico: pesquisas sobre a organização do ensino. In: TULESKI, Silvana Calvo; FRANCO. Adriana de Fátima; CALVE, Tiago Morales (org.). Materialismo histórico-dialético e psicologia histórico-cultural: refletindo sobre as contradições no interior do capitalismo. v. 1. 1. ed. Paranavaí: Fatecie, 2020. p. 328-351.

SFORNI, Marta Sueli de Faria. Pesquisas sobre modos de organização do ensino: necessidades, metodologia e resultados. In: SFORNI, Marta Sueli de Faria; SERCONEK, Giselma Cecilia; BELIERI, Cleder Mariano (org.). Aprendizagem conceitual e organização do ensino: experimentos didáticos na educação básica. Curitiba: CRV, 2019. p. 19-40.

VYGOTSKI, Lev Semionovitch. Obras escogidas. Tomo III. Madrid: Visor: Ministerio de Educación y Ciencia, 1991.

VIGOTSKY, Lev Semionovitch. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

VIGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

VIGOTSKY, Lev Semionovitch. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

ZUCKERMAN, Galina. Developmental education: a genetic modeling experiment. Journal of Russian & East European Psychology, London, v. 49, n. 6, p. 45-63, 2011.

Publicado

2022-12-02

Como Citar

O experimento didático formativo na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental. (2022). Educação E Pesquisa, 48(contínuo), e246996. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248246996