Percepções sobre imagem corporal na formação superior: com a palavra, graduandos de educação física

Autores

  • Vitor Alexandre Rabelo de Almeida Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Clara Mockdece Neves Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marcela Rodrigues de Castro Universidade Federal da Bahia
  • Ravine Carvalho Pessanha Coelho da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Augusta Karla Silva Quintanilha Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcela da Silva Vieira Dantas Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Fabiane Frota da Rocha Morgado Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349259505

Palavras-chave:

Formação inicial, Universitários, Insatisfação corporal, Pesquisa qualitativa, Grupo focal on-line

Resumo

Imagem corporal é definida como a representação mental do próprio corpo. Apesar de haver estudos que avaliaram a imagem corporal da população de universitários do curso de educação física, poucos buscaram entender como esta população conceitua esse construto. Esta pesquisa objetivou compreender as percepções sobre imagem corporal de um grupo de graduandos concluintes do curso de licenciatura em educação física de uma universidade pública do Rio de Janeiro, com enfoque em como eles constroem e problematizam o conceito de imagem corporal e suas aplicações na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e transversal, na qual 31 universitários, com média de idade de 24,6 anos (DP=±3,4 anos), participaram de grupos focais on-line e responderam a um questionário sociodemográfico para a coleta de dados. As sessões foram gravadas e transcritas, outrossim, para análise de dados, foi utilizada a análise de conteúdo categorial por acervo. Cinco categorias despontaram após a análise de conteúdo: (1) definições e conceitos sobre imagem corporal, (2) conhecimentos sobre quando se inicia e quando cessa a imagem corporal, (3) aspectos influenciadores da imagem corporal, (4) diferença entre a imagem corporal de homens e mulheres e (5) imagem corporal, formação e atuação na educação básica. Pôde-se concluir que os participantes compreendem a imagem corporal apoiados em uma perspectiva limitada, pouco pautada na literatura e baseada em suas vivências, o que pode impactar sua futura atuação profissional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BAILEY, K. Alysse; GAMMAGE, Kimberley L.; VAN INGEN, Cathy. How do you define body image? Exploring conceptual gaps in understandings of body image at an exercise facility. Body Image, Amsterdam, v. 23, p. 69-79, 2017.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2007.

BATISTA, Alessandra et al. Dimensão atitudinal da imagem corporal e comportamento alimentar em graduandos de educação física, nutrição e estética da Cidade de Juiz de Fora - MG. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 26, n. 1, p. 69-77, 2015.

BETZ, Diana E.; SABIK, Natalie J.; RAMSEY, Laura R. Ideal comparisons: body ideals harm women’s body image through social comparison. Body Image, Amsteramã, v. 29, p. 100-109, 2019.

CALOGERO, Rachel M. et al. Trappings of femininity: a test of the “beauty as currency” hypothesis in shaping college women’s gender activism. Body Image, Amsterdam, v. 21, p. 66-70, 2017.

CARDOSO, Larissa et al. Insatisfação com a imagem corporal e fatores associados em estudantes universitários. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Rio de Janeiro, v. 69, n. 3, p. 156-164, 2020.

CASH, Thomas F.; SMOLAK, Linda (ed.). Body image: a handbook of science, practice and prevention. 2. ed. New York: Guilford Press, 2012.

CATALDO, Ilaria et al. Fitspiration on social media: body-image and other psychopathological risks among young adults. a narrative review. Emerging Trends in Drugs, Addictions, and Health, Amsterdam, v. 1, p. 100010, 2021.

CHIN, Yit Siew et al. Comparison of factors associated with disordered eating between male and female Malaysian university students. Nutrients, Basel, v. 12, n. 2, p. 318, 2020.

FERNANDES, Laís Carolina; FERREIRA, Renato Melo; SOARES, Everton Rocha. Percepção de discentes de educação física sobre a imagem corporal de mulheres adultas. Perspectivas Online, Campos dos Goytacazes, v. 9, n. 30, p. 13-23, 2019.

FERREIRA, Maria Elisa Caputo; CASTRO, Marcela Rodrigues de; MORGADO, Fabiane Frota da Rocha (org.). Imagem corporal: reflexões, diretrizes e práticas de pesquisa. Juiz de Fora: UFJF, 2014.

FIELDING, Nigel G.; LEE, Raymond M.; BLANK, Grant (ed.). The Sage handbook of online research methods. London: Sage, 2008.

FRANK, Robson et al. Fatores associados à insatisfação com a imagem corporal em acadêmicos de educação física. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Rio de Janeiro, v. 65, n. 2, p. 161-167, 2016.

FREDERICK, David A. et al. Demographic predictors of body image satisfaction: the U.S. body project I. Body Image, Amsterdam, v. 41, p. 17-31, 2022.

FREDRICKSON, Barbara Lee et al. Bringing back the body: a retrospective on the development of objectification theory. Psychology of Women Quarterly, New York, v. 35, n. 4, p. 689-696, 2011.

GATTARIO, Kristina Holmqvist.; FRISÉN, Ann. From negative to positive body image: men’s and women’s journeys from early adolescence to emerging adulthood. Body Image, Amsterdam, v. 28, p. 53-65, 2019.

GONDIM, Sônia Maria Guedes. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 12, n. 24, p. 149-161, 2003.

GONZALES IV, Manuel; BLASHILL, Aaron J. Ethnic/racial and gender differences in body image disorders among a diverse sample of sexual minority U.S. adults. Body Image, Amsterdam, v. 36, p. 64-73, 2021.

HOSSAIN, Sahadat et al. Self-perception of physical health conditions and its association with depression and anxiety among Bangladeshi university students. Journal of Affective Disorders, Amsterdam, v. 263, p. 282-288, 2020.

HOWARD, Lindsay M.; ROMANO, Kelly A.; HERON, Kristin E. Prospective changes in disordered eating and body dissatisfaction across women’s first year of college: the relative contributions of sociocultural and college adjustment risk factors. Eating Behaviors, New York, v. 36, p. 101357, 2020.

KESSLER, Amanda Luisa; POLL, Fabiana Assmann. Relação entre imagem corporal, atitudes para transtornos alimentares e estado nutricional em universitárias da área da saúde. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Rio de Janeiro, v. 67, n. 2, p. 118-125, 2018.

LIAMPUTTONG, Pranee. The science of words and the science of numbers: research methods as foundations for evidence-based practice in health. In: LIAMPUTTONG, Pranee (ed.). Research methods in health: foundations for evidence-based practice. 2. ed. South Melbourne: Oxford University Press, 2016. p. 3-23.

MARQUIS, Marie et al. Exploring the environmental, personal and behavioural factors as determinants for university students’ food behaviour. International Journal of Consumer Studies, Oxford, v. 43, n. 1, p. 113-122, 2019.

MEDEIROS, Aline de Souza Furtado et al. Promovendo diálogos sobre imagem corporal com futuros professores de Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 63, p. 1-18, 2020.

MORGADO, Fabiane Frota da Rocha; CAMPANA, Angela Nogueira Neves Betanho; TAVARES, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes. Aplicabilidade do grupo focal com pessoas cegas. Benjamin Constant, Rio de Janeiro, n. 52, p. 1-12, 2012.

MORRISON, Todd G.; MCCUTCHEON, Jessica M. Body image among gay, lesbian, and bisexual individuals. In: CASH, Thomas F. (ed.). Encyclopedia of body image and human appearance. London: Academic Press, 2012. p. 103-107.

NEVES, Angela Nogueira; HIRATA, Karina Mayumi; TAVARES, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes. Imagem corporal, trauma e resiliência: reflexões sobre o papel do professor de educação física. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 97-104, 2015.

NEVES, Clara Mockedece et al. Imagem corporal na infância: uma revisão integrativa da literatura. Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 331-339, 2017.

NUTTER, Sarah et al. Weight bias in educational settings: a systematic review. Current Obesity Reports, Philadelphia, v. 8, n. 2, p. 185-200, 2019.

O’GORMAN, Beth; SHEFFIELD, Jeanie; GRIFFITHS, Scott. Does masculinity moderate the relationship of height with height dissatisfaction? Findings from an Internet forum for short statured men. Body Image, Amsterdam, v. 31, p. 112-119, 2019.

OLIVEIRA, Pedro Leopoldo de et al. Insatisfação, checagem corporal e comportamentos de risco para transtornos alimentares em estudantes de cursos da saúde. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Rio de Janeiro, v. 66, n. 4, p. 216-220, 2017.

RICHARD, Brendan et al. A guide to conducting online focus groups via Reddit. International Journal of Qualitative Methods, Edmonton, v. 20, p. 160940692110122, 2021.

RODGERS, Rachel F.; ROUSSEAU, Ann. Social media and body image: modulating effects of social identities and user characteristics. Body Image, Amsterdam, v. 41, p. 284-291, 2022.

RODGERS, Rachel F. et al. Psychometric properties of measures of sociocultural influence and internalization of appearance ideals across eight countries. Body Image, Amsterdam, v. 35, p. 300-315, 2020.

ROGERS, Courtney B. et al. “No seconds for you!”: exploring a sociocultural model of fat-talking in the presence of family involving restrictive/critical caregiver eating messages, relational body image, and anti-fat attitudes in college women. Body Image, Amsterdam, v. 30, p. 56-63, 2019.

ROMITO, Madelaine et al. Exploring transgender adolescents’ body image concerns and disordered eating: semi-structured interviews with nine gender minority youth. Body Image, Amsterdam, v. 37, p. 50-62, 2021.

RUSSELL-MAYHEW, Shelly et al. Pilot testing a professional development model for preservice teachers in the area of health and weight: feasibility, utility, and efficacy. Advances in School Mental Health Promotion, Stafford, v. 8, n. 3, p. 176-186, 2015.

SANDOZ, Emily K. et al. Relative associations of body image avoidance constructs with eating disorder pathology in a large college student sample. Body Image, Amsterdam, v. 34, p. 242-248, 2020.

SCHAEFER, Lauren M.; THOMPSON, Joel Kevin. The development and validation of the Physical Appearance Comparison Scale-Revised (PACS-R). Eating Behaviors, New York, v. 15, n. 2, p. 209-217, 2014.

SCHAEFER, Lauren M. et al. Development and validation of the Sociocultural Attitudes Towards Appearance Questionnaire-4 (SATAQ-4). Psychological Assessment, Washington, DC, v. 27, n. 1, p. 54-67, 2015.

SCHILDER, Paul. A imagem do corpo: as energias construtivas da psique. São Paulo: Martins Fontes, 1981.

SOUSA, Thiago Ferreira de et al. Prevalência e fatores associados à insatisfação com a imagem corporal em universitários: análise de inquéritos repetidos. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, v. 21, p. 223-232, 2019.

SOUZA, Luciana Karine de. Recomendações para a realização de grupos focais na pesquisa qualitativa. Psi Unisc, Santa Cruz do Sul, v. 4, n. 1, p. 52-66, 2020.

STANTON, Alexis G. et al. Black women’s experiences of gendered racial sexual objectification, body image, and depressive symptoms. Body Image, Amsterdam, v. 41, p. 443-452, 2022.

STEWART, David W.; SHAMDASANI, Prem. Online focus groups. Journal of Advertising, Athens, v. 46, n. 1, p. 48-60, 2017.

STICE, Eric; BECKER, Carolyn Black; YOKUM, Sonja. Eating disorder prevention: current evidence-base and future directions. International Journal of Eating Disorders, New York, v. 46, n. 5, p. 478-485, 2013.

TAMPLIN, Natalie C.; MCLEAN, Siân A.; PAXTON, Susan J. Social media literacy protects against the negative impact of exposure to appearance ideal social media images in young adult women but not men. Body Image, Amsterdam, v. 26, p. 29-37, 2018.

TAVARES, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes. Imagem corporal: conceito e desenvolvimento. Barueri: Manole, 2003.

THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K.; SILVERMAN, Stephen J. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

THOMPSON, Joel Kevin; SCHAEFER, Lauren M.; MENZEL, Jessie E. Internalization of thin-ideal and muscular-ideal. In: CASH, Thomas F. (ed.). Encyclopedia of body image and human appearance London: Academic Press, 2012. p. 499-504.

THOMPSON, Joel Kevin et al. Exacting beauty: theory, assessment, and treatment of body image disturbance. Washington, DC: American Psychological Associations, 1998.

TIGGEMANN, Marika. Sociocultural perspectives on human appearance and body image. In: CASH, Thomas F.; SMOLAK, Linda (ed.). Body image: a handbook of science, practice, and prevention. 2. ed. New York: Guilford Press, 2012. p. 12-19.

TOOLE, Aubrey M.; LOPARO, Devon; CRAIGHEAD, Linda W. Self-compassion and dissonance-based interventions for body image distress in young adult women. Body Image, Amsterdam, v. 38, p. 191-200, 2021.

TRAD, Leny A. Bomfim. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde. Physis, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 777-796, 2009.

WATSON, Laurel B.; LEWIS, Jioni A.; MOODY, Anahvia Taiyib. A sociocultural examination of body image among Black women. Body Image, Amsterdam, v. 31, p. 280-287, 2019.

YAGER, Zali. Issues of teacher training in the prevention of eating disorders and childhood obesity in schools. In: O’DEA, Jennifer A.; ERIKSEN, Michael P. (ed.). Childhood obesity prevention: international research, controversies, and interventions. New York: Oxford University Press, 2010. p. 56-66.

YAGER, Zali et al. What works in secondary schools? A systematic review of classroom-based body image programs. Body Image, Amsterdam, v. 10, n. 3, p. 271-281, 2013.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Percepções sobre imagem corporal na formação superior: com a palavra, graduandos de educação física. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e259505. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349259505