O coordenador pedagógico e a formação continuada de professores dos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450269252porPalavras-chave:
Coordenação pedagógica, Alfabetização, Formação docenteResumo
O artigo discute a atuação dos coordenadores pedagógicos de escolas municipais na cidade de São Paulo diante de dois modelos de formação continuada: o Projeto Especial de Ação (PEA), próprio da rede municipal paulistana, e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), proposta federal adotada como política no município entre 2013 e 2016 e desenvolvida diretamente com professores por agentes externos. Ambos os modelos ocorreram concomitantemente nas escolas paulistanas durante o período pesquisado, o que levou ao questionamento sobre como se deu a articulação dos coordenadores pedagógicos junto aos docentes que atuavam com turmas do ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano). A pesquisa é qualitativa, sendo a metodologia composta por levantamento bibliográfico sobre formação docente e coordenação pedagógica, por estudos documentais e entrevistas semiestruturadas com docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, coordenadoras pedagógicas e formadoras de duas Diretorias Regionais de Ensino do sistema municipal. Os resultados evidenciam que a coordenação pedagógica constitui importante elo entre as políticas de formação continuada e as práticas escolares, sejam elas locais ou federais, de modo que ela precisa estar envolvida em sua implementação. Considera-se que os dois modelos possuem potencial transformador, desde que dialoguem com as práticas que se efetivam em sala de aula, oferecendo oportunidade de incorporação aos saberes dos professores e que recebam, para tanto, apoio regular e sistemático dos órgãos gestores para a resolução de impasses, supressão de carências e sustentação dos avanços obtidos.
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