Metodologias problematizadoras e concepções de aprendizagem: percepções docentes do impacto da pandemia da Covid-19

Autores

  • Durval Rabelo Guimarães Filho Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Luis Eduardo Moraes Sinésio Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450269819por

Palavras-chave:

Educação, Pandemia, Concepções de aprendizagem, Metodologia da problematização

Resumo

Este estudo é um desmembramento da dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (ProfEPT)2 do IFMS e pretende identificar a percepção dos educadores de como ocorreu o processo de ensino e aprendizagem durante as aulas remotas e, logo após, com o retorno presencial. O objetivo é analisar os impactos percebidos pelos docentes do Centro Estadual de Educação Profissional Padre João Greiner, na aprendizagem dos alunos, durante as suas ações no ensino médio integrado, na pandemia do SARS-COV-2. As metodologias ativas são promotoras do protagonismo e autonomia do estudante, principalmente a metodologia da problematização, por isso, indicadas para a promoção de ensino com ação transformadora, dialógica e reflexiva, tão necessário no presente momento. A pesquisa possui características de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e os objetivos foram apreendidos de forma descritiva. O método é uma pesquisa-ação, cujo caminho da investigação estabeleceu-se pelas etapas da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e, como método de organização dos dados para geração de resultados, tem-se o princípio da Análise Textual Discursiva (ATD). O processo se concretizou com a proposta de elaboração de um caderno didático, enquanto se realiza uma formação de professores, durante a pesquisa-ação colaborativa. Como resultado, constatou-se um aumento da desigualdade educacional, um déficit na aprendizagem dos alunos, agravado por problemas de relacionamento. Estudantes desmotivados e professores que, apesar de receberem um aporte mínimo de recursos tecnológicos, não estavam capacitados para o uso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Durval Rabelo Guimarães Filho, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

    Durval Rabelo Guimarães Filho é mestre em educação profissional e tecnológica pelo Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), especialista em mídias na educação, pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e em língua portuguesa e literatura: tendências contemporâneas pela Universidade Católica Dom Bosco. Professor da rede estadual do Mato Grosso do Sul.

  • Luis Eduardo Moraes Sinésio, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

    Luis Eduardo Moraes Sinésio é mestre e doutor em educação pela UFMS, com graduação em educação física pela mesma instituição. Graduado em pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados. Professor do IFMS. É docente no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Referências

BARBOSA, Eduardo Fernandes; MOURA, Dácio Guimarães de. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013. Disponível em: Disponível em: http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/349 Acesso em: 14 jun. 2021.

» http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/349

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. Metodologia da problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o ensino superior. Semina: Ciências Sociais e Humanas , Londrina, v. 16, n. 2, n. Esp., p. 9-19, out. 1995. Disponível em: Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/9458 Acesso em 15 jun. 2021.

» https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/9458

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. Metodologia da problematização: respostas de lições extraídas da prática. Semina: Ciências Sociais e Humanas , Londrina, v. 35, n. 2, p. 61-76, jul./dez. 2014. Disponível em: Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/download/18193/16500 Acesso em 15 jun. 2021.

» https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/download/18193/16500

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. SÁNCHEZ GAMBOA, Sílvio Ancízar . A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma perspectiva teórica e epistemológica. Revista Filosofia e Educação, Campinas, v. 3, n. 2, p. 264-287, 2011. Disponível em: Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635462 Acesso em 15 jun. 2021.

» https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635462

BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

BRAGA, Francisca das Chagas Alves da Silva; MELO, Georges Cobiniano Sousa; MARTINS, Júlio César Alves. Metodologias ativas na educação profissional e tecnológica: possibilidades para uma aprendizagem significativa. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize, 2020. Disponível em: Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68875 Acesso em 15 jun. 2021.

» https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68875

COLOMBO, Andréa Aparecida; BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. Semina: Ciências Sociais e Humanas , Londrina, v. 28, n. 2, p. 121-146, jul./dez. 2007. Disponível em: Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3733/2999 Acesso em 15 jun. 2021.

» https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3733/2999

DUARTE, Tayna Bento de Souza. Educação profissional técnica de nível médio na modalidade de educação de jovens e adultos: uma reflexão sobre a prática pedagógica docente. 2019. 222 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, 2019. Disponível em: Disponível em: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/427 Acesso em 11 jul. 2021.

» http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/427

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra , 1987.

GALIAZZI, Maria do Carmo; SOUSA, Robson Simplício. O que é isso que se mostra: o fenômeno na análise textual discursiva? Atos de Pesquisa em Educação (FURB), Blumenau, v. 15, n. 4, p. 1167-1184, out./dez. 2020. Disponível em: Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8384 Acesso em: 1 abr. 2022.

» https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8384

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo. Atlas, 2004.

GIUSTA, Agnela da Silva. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educação em Revista, Belo Horizonte. v. 29, n. 01, p. 17-36, mar. 2013. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-46982013000100003 Acesso em: 12 maio 2021.

» https://doi.org/10.1590/S0102-46982013000100003

GUIMARÃES FILHO, Durval Rabelo. Metodologia da problematização com o Arco de Maguerez. EaD Prof. Durval Filho, Campo Grande, 2 out. 2021. Disponível em Disponível em https://sites.google.com/view/eadprofdurvalfilho/metodologia-da-problematiza%C3%A7%C3%A3o-arco-de-maguerez-e-abp?authuser=0 Acesso em: 4 nov. 2021.

» https://sites.google.com/view/eadprofdurvalfilho/metodologia-da-problematiza%C3%A7%C3%A3o-arco-de-maguerez-e-abp?authuser=0

GUIMARÃES FILHO, Durval Rabelo; SINÉSIO, Luis Eduardo Moraes. A constituição de saberes docentes na formação de professores: estratégia de aprendizagem no ensino médio técnico integrado. In: SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DO IFMS, 1., 2021., Campo Grande. Anais [...]: 09 a 12 de novembro de 2021. Campo Grande: IFMS, 2021. p. 60-77. Disponível em: Disponível em: http://sistemas.ifms.edu.br/sempog/public/html/anais/2021/ Acesso em: 14 nov. 2021.

» http://sistemas.ifms.edu.br/sempog/public/html/anais/2021/

HUBER Günter.; GÜRTLER Leo. Aquad 8: el programa para el análisis de datos cualitativos. 1. ed. Tübingen: [s. n.], 2021. Disponível em: Disponível em: https://www.aquad.de/C_AQUAD8.html Acesso em: 12 abr. 2022.

» https://www.aquad.de/C_AQUAD8.html

IJUIM, Jorge Kanehide. Jornal escolar e vivências humanas: roteiro de viagem. Campo Grande: UFMS, 2005.

LIRA, Bruno Carneiro. Práticas pedagógicas para o século XXI: A sociointeração digital e o humanismo. Petrópolis: Vozes , 2016.

LÜDKE, Menga, ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E.P.U., 2018.

MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação. Orientações aos professores na condução de atividades não presenciais para o período de prevenção ao enfrentamento da Covid-19. #Aprendo em Casa: Ensino Médio, Campo Grande, maio 2020a. Disponível em: Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1xVcKRRTO3uFwgBZKbgRWG50EIWhz1Y3V/view?usp=sharing Acesso em 15 jun. 2021.

» https://drive.google.com/file/d/1xVcKRRTO3uFwgBZKbgRWG50EIWhz1Y3V/view?usp=sharing

MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação. Orientações para a elaboração de atividade pedagógica complementar. #Aprendo em Casa: Atividade Pedagógica Complementar, Campo Grande, mar. 2020b. Disponível em: Disponível em: https://drive.google.com/file/d/13x8OYeLreQJmweCzLtkKNZzUbe1b_zgf/view?usp=sharin Acesso em 15 jun. 2021.

» https://drive.google.com/file/d/13x8OYeLreQJmweCzLtkKNZzUbe1b_zgf/view?usp=sharin

MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação. REE/MS terá atividades presenciais a partir do dia 02 de agosto. Campo Grande: SED, 2021. Disponível em: Disponível em: https://www.sed.ms.gov.br/ree-tera-atividades-presenciais-a-partir-do-dia-02-de-agosto/ Acesso em: 01 jul. 2021.

» https://www.sed.ms.gov.br/ree-tera-atividades-presenciais-a-partir-do-dia-02-de-agosto/

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004 Acesso em: 20 abr. 2022.

» http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004

NÓVOA, António. ALVIM. Yara Cristina. Os professores depois da pandemia. Educação & Sociedade, Campinas, v. 42, e249236, 2021. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.249236 Acesso em 13 jan. 2022.

» https://doi.org/10.1590/ES.249236

PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa-ação-crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 521-539, set./dez. 2005. Disponível em: Disponível em: www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a13v31n3.pdf Acesso em: 18 abr. 2022.

» www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a13v31n3.pdf

SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice; LOCKMANN, Kamila. A educação em tempos de Covid-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-24, 2020.

SILVA, Obdália Santana Ferraz; ANECLETO, Úrsula Cunha. Formação docente na cultura digital: por uma prática pedagógica ética e humanista. p. 113-132. In: RODRÍGUEZ JEREZ, Sergio Alejandro (ed.); ESPINOSA ZÁRATE, Zaida et al. Enseñar y educar en la civilización digital. Bogotá: Universidad Sergio Arboleda; Escuela de Filosofía y Humanidades; Decanatura de Innovación y Desarrollo Digital, 2019. p. 113-132. Disponível em: Disponível em: https://repository.usergioarboleda.edu.co/handle/11232/1471 Acesso em: 23 ago. 2021.

» https://repository.usergioarboleda.edu.co/handle/11232/1471

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes , 2005.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez; Campinas: Autores Associados, 1986.

VASCONCELLOS, Celso. Santos. Metodologia dialética em sala de aula. Revista de Educação AEC, Brasília, DF., v. 21, n. 83, p. 28-55, abr./jun. 1992. Disponível em: Disponível em: http://www.celsovasconcellos.com.br/Textos/MDSA-AEC.pdf Acesso em: 15 abr. 2021.

» http://www.celsovasconcellos.com.br/Textos/MDSA-AEC.pdf

VIEIRA, Taísa Diva Gomes Felippe; SANTOS, Mauro Leonardo Salvador Caldeira. Estratégias pedagógicas e uso de metodologias ativas na graduação em Enfermagem em tempos de pandemia do Coronavírus - Covid-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, p. e2759119749, 2020. Disponível em: Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9749 Acesso em: 23 jun. 2021.

» https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9749

Publicado

2024-07-26

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: Educação em contexto de crise sanitária causada pela Covid-19

Como Citar

Metodologias problematizadoras e concepções de aprendizagem: percepções docentes do impacto da pandemia da Covid-19. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e-269819. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450269819por