Educação, bem-estar e sentido da vida: o caso de uma universidade sênior de Portugal

Autores

  • Albertina L. Oliveira Universidade de Coimbra
  • Joana Ferreira Freitas Universidade de Coimbra
  • Carlos Sousa Reis Universidade de Coimbra,
  • Sílvia Gameiro Associação Apojovi/Aposenior; Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450278304por

Resumo

A investigação no domínio da educação de adultos tem apontado para o efeito positivo da educação formal com relação ao bem-estar em sentido amplo, no entanto, quanto ao impacto da educação não formal os estudos são ainda escassos, particularmente com populações de idade avançada. Em face de uma população mundial cada vez mais idosa, este estudo, de tipo correlacional ex-post facto, busca investigar de que forma a participação na educação não formal, através de universidades seniores (US) ou da terceira idade, tem potencial transformador no bem-estar subjetivo (BES), autoestima, autoeficácia em saúde e no sentido da vida das pessoas que frequentam este tipo de estabelecimentos educacionais em Portugal. Participaram no estudo 60 seniores, repartidos de igual forma entre usuários de uma US e seniores que não frequentavam uma US ou outro estabelecimento similar. Os dados foram recolhidos mediante o emprego de questionários adequados às variáveis em estudo e de reconhecimento internacional. Os resultados revelam efeitos substanciais no grupo com frequência da US na satisfação com a vida e afetividade negativa, na autoeficácia em saúde e na procura de sentido na vida, em relação ao grupo de controle. Quanto à afetividade positiva, enquanto componente afetiva do BES, bem como a autoestima e a presença de sentido na vida, não foram encontradas diferenças significativas, revelando-se os tamanhos do efeito pequenos. Conclui-se pelo contributo positivo das US sobretudo na dimensão cognitiva do BES, na saúde e em uma das dimensões do sentido da vida, podendo ser consideradas contextos de envelhecimento ativo e saudável e de desenvolvimento pessoal, e salienta-se a necessidade de continuidade das investigações, no sentido de superação das limitações encontradas.

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Biografia do Autor

  • Albertina L. Oliveira, Universidade de Coimbra

    Albertina L. Oliveira é professora auxiliar da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Possui doutorado em Ciências da Educação e é investigadora integrada no Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra.

  • Joana Ferreira Freitas, Universidade de Coimbra

    Joana Ferreira Freitas é mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Atua como técnica superior de educação na Associação Apojovi/Aposenior e associada da Associação Apojovi/Aposenior.

  • Carlos Sousa Reis, Universidade de Coimbra,

    Carlos Sousa Reis é professor auxiliar da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Realizou doutorado em Ciências da Educação e é investigador integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra.

  • Sílvia Gameiro, Associação Apojovi/Aposenior; Coimbra

    Sílvia Gameiro é mestre em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É presidente da Associação Apojovi/Aposenior.

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Publicado

2024-08-12

Como Citar

Educação, bem-estar e sentido da vida: o caso de uma universidade sênior de Portugal. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e278304. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450278304por