Relações associativas visuais na criação do título e personagens de uma história inventada

Autores

  • Míriam Pessôa Universidade Federal de Alagoas
  • Eduardo Calil Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450264650por

Palavras-chave:

Memória, Criação, Escrita colaborativa, Produção textual

Resumo

O presente estudo tem por objetivo discutir as relações associativas – fonológicas e visuais – e sua conexão com a memória de trabalho no processo de criação do título e personagens de uma história inventada por uma díade de alunas recém-alfabetizadas (6 anos). Empregando uma abordagem linguístico-enunciativa, tomou-se como unidade de análise o diálogo estabelecido durante um processo de escrita em colaboração. O procedimento metodológico utilizado, capaz de registrar a elaboração textual em tempo e espaço real – respeitando ao máximo as particularidades do ambiente da sala de aula –, forneceu dados importantes para entender como diversos fatores (cognitivo, interativo, pragmático) podem cooperar para a geração de ideias de escritores novatos. A análise demonstra que a díade recupera conteúdo mnemônico, a ser incorporado ao manuscrito escolar em forma de ideias, através de diferentes tipos de relações associativas, inclusive visuais, superando as categorias descritas nos aportes linguísticos – que se limitam aos aspectos fonológicos das associações. As relações associativas visuais, identificadas durante a análise, apontam que, assim como o diálogo, os objetos próprios do ambiente escolar – cartazes, livros, brinquedos e assim por diante –, também podem influenciar o processo de criação dos alunos, originando ideias a serem linearizadas no manuscrito a ser entregue à professora.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Míriam Pessôa, Universidade Federal de Alagoas

     doutora em linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Brasil. É bolsista CAPES (processo 88882.460731/2019-01).

  • Eduardo Calil , Universidade Federal de Alagoas

     doutor em linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, Brasil (1995). É professor titular da Universidade Federal de Alagoas. É fundador/coordenador do Laboratório do Manuscrito Escolar (LAME); Pesquisador

Referências

ALAMARGOT, Denis; CHANQUOY, Lucile. Through the models of writing. Dordrecht; Boston; London: Kluwer, 2001.

ALAMARGOT, Denis; CHANQUOY, Lucile; LAMBERT, Eric. La production écrite el ses relations avec la mémoire. Approche Neuropsychologique des Apprentissages chez l’Enfant, Paris, n. 17, p. 41-46, 2005.

ANDERSON, John. A spreading activation theory of memory. Journal of Verbal Learning and Verbal Behavior, Netherlands, p. 261-295, 1983.

BADDELEY, Alan. The episodic buffer: a new component of working memory? Trends in Cognitive Sciences, Cambridge, v. 4, n. 11, p. 417-23, 2000. Disponível em: https://www.cell.com/trends/cognitive-sciences/fulltext/S1364-6613(00)01538-2 . Acesso em: 12 abr. 2024.

» https://www.cell.com/trends/cognitive-sciences/fulltext/S1364-6613(00)01538-2

BADDELEY, Alan. Working memory, thought, and action. Oxford: Oxford University Press, 2007.

BERNINGER, Virginia; SWANSON, Harris Lee. Modifying Hayes and Flower’s model of skilled writing to explain beginning and developing writing. In: BUTTERFIELD, Earl; CARLSON, Jean (ed.). Children’s writing: Toward a process theory of the development of skilled writing. London: JAI, 1994. p. 57-81.

CALIL, Eduardo. A rainha comilona: dialogismo e memória na escritura escolar. Bakhitiniana, São Paulo, p. 24-45, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8749/7543 . Acesso em: 5 abr. 2024.

» https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8749/7543

CALIL, Eduardo. Autoria: a criança e a escrita de histórias inventadas. Londrina: UEL, 2009.

CALIL, Eduardo. Do amarelo ao quem tem fé: séries associativas na escritura de um poema em sala de aula. In: DEL RÉ, Alessandra; ROMERO, Márcia (org.). Na língua do outro: estudos interdisciplinares em aquisição de linguagens. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012a. p. 257-276.

CALIL, Eduardo. Escritura, memória e associação: processos de criação de poemas por alunos recém alfabetizados. Revista da Anpoll, p. 371-402, 2014. Disponível em: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/681/747 . Acesso em: 5 abr. 2024.

» https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/681/747

CALIL, Eduardo. Gênese textual de um título: estudo sobre redes associativas e ativação de memórias em alunos recém alfabetizados. Bakhitiniana, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 184-210, 2020b. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/46306/33531 . Acesso em: 5 abr. 2024.

» https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/46306/33531

CALIL, Eduardo. Os sentidos das palavras e como eles se relacionam com o texto em curso: estudo sobre comentários semânticos feitos por uma díade de alunas de 7 anos de idade. Alfa, São Paulo, v. 60, n. 3, p. 531-555, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-1612-4

» https://doi.org/10.1590/1981-5794-1612-4

CALIL, Eduardo. Rasuras orais em madrasta e as duas irmãs: processo de escritura de uma díade recém-alfabetizada. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 3 p. 589-602, 2012b. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022012005000010

» https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000010

CALIL, Eduardo. Sistema Ramos: método para a captura multimodal de processos de escritura a dois no tempo e espaço real da sala de aula. Alfa, São Paulo, v. 64, 2020a. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/11705/9866 . Acesso em: 5 abr. 2024.

» https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/11705/9866

CALIL, Eduardo; AMORIM, Kall Anne. ‘Nós vamos ter que dar dez beijos em cada um’: a gênese de discurso direto em um processo de escritura a dois. Revista Domínios da Linguagem, Cidade, v. 11, n. 4, p. 1175-1193, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/38209 . Acesso em: 5 abr. 2024.

» https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/38209

CALIL, Eduardo; AMORIM, Kall Anne; LIRA, Lidiane. A criação de títulos para contos de origem inventados por escreventes novatos. In: CALIL, Eduardo; BORÉ, Catherine (org.). Criação textual na sala de aula. Maceió: UFAL, 2015. p. 15-42.

CALIL, Eduardo; MYHILL, Debra. Dialogue, erasure and spontaneous comments during textual composition: what students’ metalinguistic talk reveals about newly-literate writers’ understanding of revision. Linguistics and Education, London, v. 60, p. 1-15. 2020c. https://doi.org/10.1016/j.linged.2020.100875

» https://doi.org/10.1016/j.linged.2020.100875

CALIL, Eduardo; PEREIRA, Luísa Álvares. Reconhecimento antecipado de problemas ortográficos em escreventes novatos: quando e como acontecem. Alfa, São Paulo, v. 62, n. 1, p. 91-123. 2018 https://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-1804-5

» https://doi.org/10.1590/1981-5794-1804-5

FLYNN, Naomi; STAINTHORP, Rhona. The learning and teaching of reading and writing. West Sussex: Whurr Publishers, 2006.

HARLEY, Trevor. The psychology of language. East Sussex: Psychology Press, 2001.

HAYES, John. A new framerwork for understanding cognition and effect in writing. In: LEVY, Michael; RANSDELl, Sarah. The science of writing: theories, methods, individual differences, and applications. Mahwah: Lawrence Erlbaum, 1996. p. 1-27.

HAYES, John; FLOWER, Linda. Identifying the organization of the writing processes. In: GREGG, Lee W.; STEINBERG, Erwin R. (org.). Cognitive processes in writing. Hillsdale: Lawrence Erlbaum, 1980. p. 3-30.

KELLOGG, Ronald. Effects of topic knowledge on the allocation of processing time and cognitive effort to writing processes. Memory & Cognition, New York, n. 15, p. 256-266, 1987. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.3758/BF03197724 . Acesso em: 12 abr. 2024.

» https://link.springer.com/article/10.3758/BF03197724

KELLOGG, Ronald. Long-term working memory in text production. Memory & Cognition, New York, n. 29, 2001. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.3758/bf03195739 . Acesso em: 12 abr. 2024.

» https://link.springer.com/article/10.3758/bf03195739

McCUTCHEN, Deborah. A capacity theory of writing: working memory in composition. Educational Psychology Review, New York, v. 8, n. 3, p. 299-325, 1996.

OLIVE, Tierry. Writing and working memory: a summary of theories and of findings. In: GRIGORENKO, Elena; MAMBRINO, Elisa; PREISS, David. Writing: a mosaic of new perspectives. London: Psychology Press, 2012. p. 125-140.

PESSÔA, Míriam. Criação de títulos e personagens em histórias inventadas: estudo sobre as relações associativas e suas conexões com a memória semântica e a geração de ideias. 2021. 166 f. Tese (Doutorado em Linguística e Literatura) – Universidade Federal de Alagoas, Faculdade de Letras, Maceió, 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8426 . Acesso em: 12 abr. 2024.

» http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8426

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 2012.

SUENAGA, Akatane. Saussure, un système de paradoxes: langue, parole, arbitraire et inconscient. Limoges: Lambert-Lucas, 2005.

THIBAULT, Paul J. Memória, coordenações associativas e sintagmas e microgênese linguística: implicações e prospectos para a teoria da linguagem de Saussure. Matraga, Rio de Janeiro, v. 21. n. 34, p. 228-279, 2013. Tradução de Tania M G Shepherd. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17516 . Acesso em: 12 abr. 2024

» https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17516

VAN DEN BERGH, Huub; RIJLAARSDAN, Gert. The dynamics of idea generation during writing: an online study. In: TORRANCE, Mark; VAN WOES, Luuk; GALBRAITH, David. Writing and cognition: research and applications. Netherlands: Elsevier, 2007. p. 125-150.

Publicado

2024-09-02

Como Citar

Relações associativas visuais na criação do título e personagens de uma história inventada. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e264650. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450264650por