Paradoxos da educação liberal de Mill: a crise de angústia e o despertar do sono intelectualista
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450271338Palavras-chave:
Autobiografia, Razão, Sentimentos, Crise de angústia, FormaçãoResumo
Tomando a Autobiografia como texto referencial, o ensaio investiga alguns aspectos da história educativa de John Stuart Mill (1806-1873), considerando-a como paradigma de uma educação liberal que esbarra em seus próprios limites e, ao mesmo tempo, busca superá-los. Trata de sua história educativa em dois momentos, sendo o primeiro marcado pela influência da educação paterna. James Mill (1773-1836) queria fazer do filho o grande líder liberal de seu tempo e, para tanto, seguiu de perto os princípios da filosofia utilitarista de Jeremy Bentham (1748-1832). Tal propósito incorreu em vários paradoxos, porque a autonomia de pensamento e ação requeridas foram negadas pelo reducionismo educacional proposto, o qual, centrado na formação de apenas algumas capacidades intelectuais, deixou de lado a educação de certos sentimentos indispensáveis à formação da beleza ética da sociabilidade humana na perspectiva democrática. O segundo momento trata da incompletude da formação intelectual paterna, revelada pela crise de angústia experimentada por Mill. Tal crise mostrou ao jovem educando a necessidade de ampliar a ideia de educação, incluindo nela a formação de certos sentimentos cuja referência fora buscada, inicialmente, na dimensão poético-musical. Por fim, o ensaio conclui que é a inclusão do sentimento social na ideia de educação como formação das capacidades humanas que permite a Mill superar a apatia e a indiferença próprias ao individualismo racionalista (calculista) subjacente à educação paterna.
Downloads
Referências
ASMUS, Walter. Herbart. Band II: Der Lehrer. Heidelberg: Quelle & Meyer, 1970.
BERLIN, Isaiah. Liberty: incorporating four essays on liberty. Edited by Henry Hard. Oxford: Oxford University Press, 1995.
CASSIRER, Ernst. Descartes: lehre – persönlichkeit – wirkung. Hamburg: Felix Meiner, 1995.
GIANOTTI, José Artur. John Stuart Mill: o psicologismo e a fundamentação da lógica. São Paulo: FFCL/USP, 1963.
GROS, Frédéric. Caminhar, uma filosofia. Tradução de Lília Ledon da Silva. São Paulo: Realizações, 2010.
HÖFFE, Otfried. Geschichte des Politischen. München: Verlag C. H. Beck, 2016.
KANT, Immanuel. Akademie-Ausgabe. Bd. 26I. Berlin: Deutschen Akademie der Wissenschaft, 1979.
KÜHN, Manfred. Kant. Eine Biographie. München: Verlag C. H. Beck, 2004.
MEIER, Henrich. Über das Glück des philosophischen Lebens: Reflexionen zu Rousseaus Rêveries. München: Verlag C. H. Beck, 2011.
MILL, John Stuart. Autobiografia. Introdução e tradução de Alexandre Braga Massella. São Paulo: Iluminuras, 2006.
MILL, John Stuart. Collected Works: autobiography and literary essays. v. 1. Edited by John M. Robson and Jack Stillinger. Toronto: Universty of Toronto Press, 1981.
MILL, John Stuart. O que é poesia? In: SOUZA, Roberto Acízelo de (org.). Poéticas românticas inglesas: Wordsworth; Hazlitt; Shelley; Stuart Mill. Tradução, apresentação e notas de Roberto Acízelo de Souza. São Paulo: Filocalia, 2017.
MILL, John Stuart. O utilitarismo. Tradução de Alexandre Braga Massella. São Paulo: Iluminuras, 2020.
MILL, John Stuart. Sistema de lógica dedutiva e indutiva e outros textos. Tradução de João Marcos Coelho e Pablo Rúben Mariconda. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Os pensadores).
PLATÃO. A República. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: UFPA, 2016.
RAWLS, John. Conferências sobre a história da filosofia política. Tradução de Fabio Said. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Confissões. Tradução de Rachel de Queiroz e José Benedicto Pinto. Bauru: Edipro, 2008.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Devaneios do caminhante solitário. Tradução de Jacira de Freitas e Claudio A. Reis. São Paulo: Unesp, 2022.
SÊNECA, Lúcio Aneu. Cartas a Lucílio. Tradução de José Segurado e Campos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2014.
TENORT, Heinz-Elmar. Geschichte der Erziehung. Einführung in die Grundzüge ihrer neuzeitlichen Entwicklung. Weinheim/München: Juventa Verlag, 2010.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.