Paradoxos da educação liberal de Mill: a crise de angústia e o despertar do sono intelectualista

Autores

  • Claudio A. Dalbosco Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450271338

Palavras-chave:

Autobiografia, Razão, Sentimentos, Crise de angústia, Formação

Resumo

Tomando a Autobiografia como texto referencial, o ensaio investiga alguns aspectos da história educativa de John Stuart Mill (1806-1873), considerando-a como paradigma de uma educação liberal que esbarra em seus próprios limites e, ao mesmo tempo, busca superá-los. Trata de sua história educativa em dois momentos, sendo o primeiro marcado pela influência da educação paterna. James Mill (1773-1836) queria fazer do filho o grande líder liberal de seu tempo e, para tanto, seguiu de perto os princípios da filosofia utilitarista de Jeremy Bentham (1748-1832). Tal propósito incorreu em vários paradoxos, porque a autonomia de pensamento e ação requeridas foram negadas pelo reducionismo educacional proposto, o qual, centrado na formação de apenas algumas capacidades intelectuais, deixou de lado a educação de certos sentimentos indispensáveis à formação da beleza ética da sociabilidade humana na perspectiva democrática. O segundo momento trata da incompletude da formação intelectual paterna, revelada pela crise de angústia experimentada por Mill. Tal crise mostrou ao jovem educando a necessidade de ampliar a ideia de educação, incluindo nela a formação de certos sentimentos cuja referência fora buscada, inicialmente, na dimensão poético-musical. Por fim, o ensaio conclui que é a inclusão do sentimento social na ideia de educação como formação das capacidades humanas que permite a Mill superar a apatia e a indiferença próprias ao individualismo racionalista (calculista) subjacente à educação paterna.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ASMUS, Walter. Herbart. Band II: Der Lehrer. Heidelberg: Quelle & Meyer, 1970.

BERLIN, Isaiah. Liberty: incorporating four essays on liberty. Edited by Henry Hard. Oxford: Oxford University Press, 1995.

CASSIRER, Ernst. Descartes: lehre – persönlichkeit – wirkung. Hamburg: Felix Meiner, 1995.

GIANOTTI, José Artur. John Stuart Mill: o psicologismo e a fundamentação da lógica. São Paulo: FFCL/USP, 1963.

GROS, Frédéric. Caminhar, uma filosofia. Tradução de Lília Ledon da Silva. São Paulo: Realizações, 2010.

HÖFFE, Otfried. Geschichte des Politischen. München: Verlag C. H. Beck, 2016.

KANT, Immanuel. Akademie-Ausgabe. Bd. 26I. Berlin: Deutschen Akademie der Wissenschaft, 1979.

KÜHN, Manfred. Kant. Eine Biographie. München: Verlag C. H. Beck, 2004.

MEIER, Henrich. Über das Glück des philosophischen Lebens: Reflexionen zu Rousseaus Rêveries. München: Verlag C. H. Beck, 2011.

MILL, John Stuart. Autobiografia. Introdução e tradução de Alexandre Braga Massella. São Paulo: Iluminuras, 2006.

MILL, John Stuart. Collected Works: autobiography and literary essays. v. 1. Edited by John M. Robson and Jack Stillinger. Toronto: Universty of Toronto Press, 1981.

MILL, John Stuart. O que é poesia? In: SOUZA, Roberto Acízelo de (org.). Poéticas românticas inglesas: Wordsworth; Hazlitt; Shelley; Stuart Mill. Tradução, apresentação e notas de Roberto Acízelo de Souza. São Paulo: Filocalia, 2017.

MILL, John Stuart. O utilitarismo. Tradução de Alexandre Braga Massella. São Paulo: Iluminuras, 2020.

MILL, John Stuart. Sistema de lógica dedutiva e indutiva e outros textos. Tradução de João Marcos Coelho e Pablo Rúben Mariconda. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Os pensadores).

PLATÃO. A República. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: UFPA, 2016.

RAWLS, John. Conferências sobre a história da filosofia política. Tradução de Fabio Said. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Confissões. Tradução de Rachel de Queiroz e José Benedicto Pinto. Bauru: Edipro, 2008.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Devaneios do caminhante solitário. Tradução de Jacira de Freitas e Claudio A. Reis. São Paulo: Unesp, 2022.

SÊNECA, Lúcio Aneu. Cartas a Lucílio. Tradução de José Segurado e Campos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2014.

TENORT, Heinz-Elmar. Geschichte der Erziehung. Einführung in die Grundzüge ihrer neuzeitlichen Entwicklung. Weinheim/München: Juventa Verlag, 2010.

Downloads

Publicado

2024-11-29

Como Citar

Paradoxos da educação liberal de Mill: a crise de angústia e o despertar do sono intelectualista. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e271338. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450271338