Percepções de estudantes do ensino superior sobre um processo educativo mediado por contação de histórias

Autores

  • Mirelly da Silva Barros Universidade Federal de Pernambuco
  • Adélia Karla Falcão Soares Universidade Federal de Pernambuco
  • Jeanine Porto Brondani Universidade Federal do Maranhão
  • Cláudia Marina Tavares De Araújo Universidade Federal de Pernambuco
  • Joseph Dimas De Oliveira Universidade Regional do Cariri
  • Gabriela Cunha Schechtman Sette Universidade Federal de Pernambuco
  • Daniela Tavares Gontijo Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Wanderleya de Lavor Coriolano-Marinus Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450276324por

Palavras-chave:

Literatura infantil, Educação interprofissional, Ensino superior, Criança, Pré-Escolar

Resumo

O objetivo do estudo é analisar as percepções de estudantes do ensino superior sobre um processo educativo com foco na primeira infância, mediado pela contação de histórias em uma abordagem interprofissional. A metodologia adotada foi o estudo de caso único, do tipo avaliativo. Participaram estudantes de graduação de uma universidade pública no Nordeste do Brasil. Os dados foram coproduzidos a partir de um processo educativo, interprofissional, em formato híbrido, mediado por histórias infantis, chamado Naveghi. As atividades incluíram encontros on-line na plataforma Google Meet ® e atividades práticas presenciais em espaços comunitários de cuidado às crianças e famílias. Os instrumentos de coleta de dados foram: 1) carta de interesses individuais; 2) formulário inicial e final; 3) narrativas e produções ao longo dos encontros teóricos e práticos; 4) portfólio individual e 5) grupo focal avaliativo. A análise de dados foi realizada com categorização a partir do referencial de Vygotsky. Os estudantes destacaram elementos afetivos e conhecimentos sobre suas infâncias, ampliaram competências relacionadas ao cuidado com a criança e família, como a comunicação e escuta qualificada em ações conjuntas e interprofissionais com mediação da contação de histórias. A contação de histórias mostrou-se uma potencial ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem com estudantes do ensino superior, com integração de afetos e emoções. A abordagem favoreceu a colaboração interprofissional e a reflexão de conhecimentos teóricos e práticos para consolidação de práticas relacionadas ao cuidado com crianças e famílias, a partir de aspectos estéticos e emocionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALVES, Solange Maria; TEO, Carla Rosane Paz Arruda. O ativo das metodologias ativas: contribuições da teoria histórico-cultural para os processos de ensinar e aprender na educação superior. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, n. 229610, p. 1-19, 2020.

BARBOSA, Guilherme Rodrigues; SAMPAIO, Ricardo Aurélio Carvalho Sampaio; APPENZELLER, Simone. Disponibilidade para educação interprofissional em cursos orientados por métodos ativos de ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 45, n. 3, p. 1-9, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20200090

» https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20200090

BATISTA, Nildo Alves. Educação interprofissional em saúde: concepções e práticas. Caderno Fnepas, Rio de Janeiro, v. 2, p. 25-28, 2012. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5323345/mod_folder/content/0/Educa%C3%A7%C3%A3o%20Interprofissional%20em%20Sa%C3%BAde%20Concep%C3%A7%C3%B5es%20e%20Pr%C3%A1ticas.pdf . Acesso em: 25 fev. 2021.

» https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5323345/mod_folder/content/0/Educa%C3%A7%C3%A3o%20Interprofissional%20em%20Sa%C3%BAde%20Concep%C3%A7%C3%B5es%20e%20Pr%C3%A1ticas.pdf

CARON, Rosemary Caron et al. Health in all education: a transdisciplinary learning outcomes. American Journal of Preventive Medicine, v. 64, n. 5, p. 772-779, 2023. DOI: 10.1016/j.amepre.2022.12.001

» https://doi.org/10.1016/j.amepre.2022.12.001

CONTE, Elaine; CARDOSO, Cristiele Borges dos Santos. Pesquisa-formação com mini-histórias na educação infantil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, e257250, p. 1-23, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248257250por

» https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248257250por

DE MAZZI, Nathália Romeu et al. Interprofessional education at a Brazilian public university: A document analysis. Heliyon, v. 9, p. e13421, 2023. DOI: 10.1016/j.heliyon.2023.e13421

» https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2023.e13421

FERRAZ, Ana Paula do Carmo Marcheti; BELHOT, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção, São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-530X2010000200015

» https://doi.org/10.1590/S0104-530X2010000200015

GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre, Artmed; 2009.

HILÁRIO, Jeniffer Stephanie Marques et al. Desenvolvimento infantil e visita domiciliar na primeira infância: mapa conceitual. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 35, n. eAPE003652, p. 1-9, 2022. DOI: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AR03653

» https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AR03653

HONG, Seong Bock; SHAFFER, La Shorage. Inter-professional collaboration: early childhood educators and medical therapist working within a collaboration. Journal of Education and Training Studies, v. 3, n. 1, p. 135-145, 2015. Disponível em: http://jets.redfame.com . Acesso em: 25 fev. 2021.

» http://jets.redfame.com

LACERDA, Flávia Cristina Barbosa; SANTOS, Letícia Machado. Integralidade na formação do ensino superior: metodologias ativas de aprendizagem. Avaliação, Campinas, v. 23, n. 3, p. 611-627, nov. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000300003

» https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000300003

LEMOS, Ana Stela Couto; MAGIOLINO, Lavínia Lopes Salomão; SILVA, Daniele Nunes Henrique. Desenvolvimento e personalidade: o papel do meio na primeira infância. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, n. e116926, p. 1-22, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236116926vs01

» https://doi.org/10.1590/2175-6236116926vs01

MENDELSOHNA, Alan L. et al. RCT of a reading aloud intervention in Brazil: Do impacts differ depending on parent literacy? Early Childhood Research Quarterly, v. 53, n. 1, p. 601-611, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ecresq.2020.07.004

» https://doi.org/10.1016/j.ecresq.2020.07.004

O’BYRNE, William Ian et al. Digital storytelling in early childhood: student illustrations shaping social interactions. Frontiers in Psychology, v. 9, n. 1800, p. 1-14, 2018. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.01800

» https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.01800

RNPI. Rede Nacional Primeira Infância. Plano nacional primeira infância: 2010-2022 |2020-2030. 2. ed. Brasília, DF: RNPI/ANDI, 2020. Disponível em: http://primeirainfancia.org.br/wp-content/uploads/2020/10/PNPI.pdf . Acesso em: 25 fev. 2021.

» http://primeirainfancia.org.br/wp-content/uploads/2020/10/PNPI.pdf

SILVA, Marlon Ribeiro; GALLIAN, Dante Marcello Claramonte; SCHOR, Paulo. Literatura e humanização: uma experiência didática de educação humanística em saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 40, n. 1, p. 93-101, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e01542015

» https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e01542015

SILVA, Marlon Ribeiro; SCHOR, Paulo; GALLIAN, Dante Marcelo. Uma experiência estética e didática sobre ciência e tecnologia por meio da literatura. Physis, Rio de Janeiro, v. 31, n. 4, p. 1-19, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312021310415

» https://doi.org/10.1590/S0103-73312021310415

SILVA LEAL, Elaine Andrade et al. Formação docente para o ensino da educação interprofissional. Cogitare Enfermagem, Curitiba, v. 26, n. e73871, p. 1-6, 2021. DOI: https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.73871

» https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.73871

VYGOTSKY, Liev Semiónovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores, 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VYGOTSKY, Liev Semiónovitch. Psicologia da arte. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VYGOTSKY, Liev Semiónovitch. Psicologia pedagógica. 3. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Publicado

2024-11-29

Como Citar

Percepções de estudantes do ensino superior sobre um processo educativo mediado por contação de histórias. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e276324. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450276324por