O ensino da solidão: os “métodos selvagens” do professor Foucault
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450281677porPalavras-chave:
Michel Foucault, Collège de France, Ofício docente, Problematização, métodoResumo
Esse ensaio pretende recuperar a compreensão foucaultiana acerca do ofício docente, bem como sua influência nas metodologias de trabalho adotadas por Michel Foucault em suas aulas. Para tanto, procederemos com a análise de algumas intervenções do pensador francês nos cursos ministrados por ele no Collège de France, mormente os momentos nos quais expressava seu desconforto com certos ritos institucionais que impediam um diálogo efetivo com seu público, afora comentários esparsos sobre o ofício docente em entrevistas concedidas nas décadas de 1970 e 1980, nas quais Foucault não apenas expunha o seu descontentamento com a concepção educacional francesa como apresentava um esboço daquilo que acreditava ser a função de um professor. Se, para Foucault, competia ao professor promover um tensionamento de nossos modos de pensar e agir, recuperar esses registros possibilitar-nos-ia apreender como essa compreensão modulou a sua própria performance docente. Uma performance marcada pela adoção de “métodos selvagens” de trabalho, ou seja, pequenos mudanças na estruturação de seus cursos voltadas para a produção de um tempo qualitativamente diferente, o tempo da problematização. Um tempo voltado contra o tempo presente e a favor de um porvir, um tempo cuja paga é única e exclusivamente a solidão e o silêncio.
Downloads
Referências
AQUINO, Júlio Groppa. Diálogos em Delay: especulações em torno de uma temporalidade outra do encontro pedagógico. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 2, p. 311-326, abr./jun. 2017.
DEFERT, Daniel. Dispositif de Guerre. ZANCARINI, Jean-Claude (org). Lectures de Michel Foucault: à propos de Il Fault Défendre la Societé. Paris: ENS, 2000.
ERIBON, Didier. Michel Foucault: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
FOUCAULT, Michel. A armadilha de Vincennes. In: FOUCAULT, Michel. Ditos & escritos VII: arte, epistemologia, filosofia e história da medicina. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011a. p. 184-191.
FOUCAULT, Michel. A coragem da verdade. São Paulo: Martins Fontes, 2011b.
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes , 2006b.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2006a.
FOUCAULT, Michel. Conversação com Michel Foucault. In: FOUCAULT, Michel. Ditos & escritos IV: estratégia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária , 2010b. p. 13-26.
FOUCAULT, Michel. Da arqueologia à dinástica. In: FOUCAULT, Michel. Ditos & escritos IV: estratégia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária , 2010a. p. 48-60.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes , 2005.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: o uso dos prazeres. São Paulo: Paz e Terra, 1984.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes , 2008b.
FOUCAULT, Michel. O filósofo mascarado. In: FOUCAULT, Michel. Ditos & escritos II: arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária , 2008a. p. 299-306.
FOUCAULT, Michel. Subjetividade e verdade. São Paulo: Martins Fontes , 2016.
FREITAS, Alexandre Simões de. As lições perigosas do professor Foucault. Bagoas, Natal, v. 11, n. 16, p. 50-78, 2017.
GROS, Frédéric. Da superioridade dos cursos. In: ARTIÈRES, Philippe et al. Michel Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária , 2014. p. 129-133.
HAMMARSTRÖM, Göran. Foucault in Uppsala. Journal of the Australasian Universities Moderna Language Association, Melborne, v. 83, p. 87-93, maio 1995.
NOGUERA-RAMIREZ, Carlos Ernesto. Foucault professor. Revista Educación y Pedagogía, Medellín, v. 21, n. 55, p. 131-149, 2009.
SENELLART, Michel. O cachalote e o lagostim. reflexão sobre a redação dos cursos no Collège de France. In: ARTIÈRES, Philippe et al. Michel Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária , 2014. p. 121-128.
SOULIÉ, Charles. La recomposition des facultés et disciplines dans l’université française des années soixante. In: SOULIÉ, Charles (org.). Un mythe à détruire? origines et destin du Centre Universitaire Expérimental de Vincennes. Paris: Presses Universitaires de Vincennes, 2012. p. 31-60.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.