O ensino da solidão: os “métodos selvagens” do professor Foucault

Autores

  • Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450281677por

Palavras-chave:

Michel Foucault, Collège de France, Ofício docente, Problematização, método

Resumo

Esse ensaio pretende recuperar a compreensão foucaultiana acerca do ofício docente, bem como sua influência nas metodologias de trabalho adotadas por Michel Foucault em suas aulas. Para tanto, procederemos com a análise de algumas intervenções do pensador francês nos cursos ministrados por ele no Collège de France, mormente os momentos nos quais expressava seu desconforto com certos ritos institucionais que impediam um diálogo efetivo com seu público, afora comentários esparsos sobre o ofício docente em entrevistas concedidas nas décadas de 1970 e 1980, nas quais Foucault não apenas expunha o seu descontentamento com a concepção educacional francesa como apresentava um esboço daquilo que acreditava ser a função de um professor. Se, para Foucault, competia ao professor promover um tensionamento de nossos modos de pensar e agir, recuperar esses registros possibilitar-nos-ia apreender como essa compreensão modulou a sua própria performance docente. Uma performance marcada pela adoção de “métodos selvagens” de trabalho, ou seja, pequenos mudanças na estruturação de seus cursos voltadas para a produção de um tempo qualitativamente diferente, o tempo da problematização. Um tempo voltado contra o tempo presente e a favor de um porvir, um tempo cuja paga é única e exclusivamente a solidão e o silêncio.

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Biografia do Autor

  • Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci, Universidade Estadual de Campinas

    Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), vinculado ao departamento de Filosofia e História da Educação, doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e integrante dos grupos CNPq: PHALA - Grupo de Pesquisa Educação, Linguagem e Práticas Socioculturais e OLHO - Laboratório de Estudos Audiovisuais, da Universidade Estadual de Campinas

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

O ensino da solidão: os “métodos selvagens” do professor Foucault. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e281677. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450281677por