Investigação sobre a manifestação de conhecimentos profissionais docentes na promoção da Educação Científica Fundamentada em Modelagem

Autores

  • Leandro Oliveira Unicamp
  • Rosária Justi Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551281935

Palavras-chave:

Educadores de professores de ciências, Conhecimentos profissionais docentes, Educação Científica Fundamentada em Modelagem, Modelo Consensual Refinado

Resumo

Parece consenso entre pesquisadores e professores de Ciências a necessidade de discutir, em contextos de formação inicial e continuada de professores, abordagens mais contemporâneas de ensino, especialmente as que envolvem práticas e processos científico-epistêmicos. Apesar de o campo de Formação de Professores ter avançado neste sentido, aspectos da prática de ensino de educadores de professores de Ciências ainda são pouco investigados. Este estudo tem como objetivos identificar e caracterizar conhecimentos profissionais docentes mobilizados por uma educadora de professores ao ensinar licenciandos em Química a perspectiva de ensino pautada na Educação Científica Fundamentada em Modelagem. Para isso, acompanhamos todos os encontros de um minicurso sobre o tema conduzido por ela, registramos dados obtidos a partir de videogravação, entrevistas, notas de campo e artefatos que ela produziu e analisamos o ensino promovido. Para a análise, selecionamos dados em três situações distintas de sua prática: planejamento de ensino, condução de atividades de modelagem e reflexão sobre o uso de tal perspectiva de ensino de Ciências. Alguns dos principais resultados revelam uma manifestação dinâmica e variada dos conhecimentos sobre modelos e modelagem da professora que caracterizaram estratégias de ensino interessantes e coerentes com o contexto instrucional. Isso possibilitou discutirmos tanto a relação entre a manifestação desses conhecimentos e como ela ensinou aos licenciandos aspectos da Educação Científica Fundamentada em Modelagem quanto aspectos estratégicos da prática docente relevantes em contextos de formação de professores de Ciências.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leandro Oliveira, Unicamp

    Leandro Oliveira é doutor e mestre em Educação e Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professor do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas e dos Programas de Pós-Graduação IQ/UNICAMP e Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática.

  • Rosária Justi, Universidade Federal de Minas Gerais

    Rosária Justié doutora em Educação pela Universidade de Reading, Reino Unido e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É professora titular aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais e líder do Grupo “Reagir: Modelagem e Educação em Ciências”.

Referências

ALONZO, Alicia; BERRY, Amanda; NILSSON, Pernilla. Unpacking the complexity of science teachers' PCK in action: enacted and personal PCK. In: HUME, Anne; COOPER, Rebecca; BOROWSKI, Andreas (ed.). Repositioning pedagogical content knowledge in teachers' knowledge for teaching science. Singapore: Springer, 2019. p. 271-286.

BARDIN, Laurence. Analyse de contenu. Paris: Presses Universitaires de France, 1977.

BERLAND, Leema et al. Epistemologies in practice: making scientific practices meaningful for students. Journal of Research in Science Teaching, Toronto, v. 53, n. 7, p. 1082-1112, Sep. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica. Brasília, DF: MEC, 2018.

CARLSON, Janet; DAEHLER, Kirsten. The refined consensus model of pedagogical content knowledge in science education. In: HUME, Anne; COOPER, Rebecca; BOROWSKI, Andreas (ed.). Repositioning pedagogical content knowledge in teachers' knowledge for teaching science. Singapore: Springer, 2019. p. 77-92.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa; SASSERON, Lúcia Helena. Ensino e aprendizagem de Física no ensino médio e a formação de professores. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 43-55. set./dez. 2018.

CHAN, Kennedy Kam Ho; HUME, Anne. Towards a consensus model: Literature review of how science teachers' pedagogical content knowledge is investigated in empirical studies. In: HUME Anne; COOPER, Rebecca; BOROWSKI, Andreas (ed.). Repositioning pedagogical content knowledge in teachers' knowledge for teaching science. Singapore: Springer, 2019. p. 3-76.

CNE. Conselho Nacional de Educação. Resoluc¸a~o CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores para a educação básica e institui a base nacional comum para a formação inicial de professores da educação básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, v. 157, n. 246, p. 142, 20 dez. 2019.

DANA, Thomas; CAMPBELL, Lois; LUNETTA, Vincent. Theoretical basis for reform of science teacher education. The Elementary School Journal, Chicago, v. 97, n. 4, p. 419-432, Mar. 1997.

GESS-NEWSOME, Julie. A model of teacher professional knowledge and skill including PCK. In: BERRY, Amanda; FRIEDRICHSEN, Patricia; LOUGHRAN, John (ed.). Re-examining pedagogical content knowledge in science education. New York: Routledge, 2015. p. 28-42.

GILBERT, John; BOULTER, Carolyn. Stretching models too far. In: ANNUAL MEETING OF THE AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION: PARTNERSHIPS FOR A NEW AMERICA IN A GLOBAL COMMUNITY, 1995, San Francisco. Proceedings […]. San Francisco: AERA, 1995. p. 100-112.

GILBERT, John; JUSTI, Rosária. Modelling-based teaching in science education. Cham: Springer, 2016.

GOODWIN, Anne Lin; KOSNIK, Clare. Quality teacher educators = quality teachers? Conceptualizing essential domains of knowledge for those who teach teachers. Teacher Development, Abingdon, v. 17, n. 3, p. 334-346, Aug. 2013.

GROSSMAN, Pamela. The making of a teacher: teacher knowledge & teacher education. New York; London: Teachers College Press, 1990.

IBRAIM, Stefannie; JUSTI, Rosária. Discussing paths trodden by PCK: an invitation to reflection. Research in Science Education, Melbourne, v. 51, n. 2 (supplement), p. 699-724, Oct. 2021.

JUSTI, Rosária; GILBERT, John. Modelling, teachers' views on the nature of modelling, implications for the education of modellers. International Journal of Science Education, Abingdon, v. 24, n. 4, p. 369-387, 2002.

KELLY, Gregory. Inquiry, activity, and epistemic practice. In: DUSCHL, Richard; GRANDY, Richard. (ed.). Teaching scientific inquiry: recommendations for research and implementation. Rotterdam: Sense, 2008. p. 99-117.

KRAINER, Konrad; EVEN, Ruhama; ROGERS, Meredith Park; BERRY, Amanda. Research on learners and teachers of mathematics and science: forerunners to a focus on teacher educator professional growth. International Journal of Science and Mathematics Education, Melbourne, v. 19, n. 1 (supplement), p. 1-19, May 2021.

LEHRER, Richard; SCHAUBLE, Leona. Cultivating model-based reasoning in science education. In: SAWYER, Robert Keith (ed.). The Cambridge handbook of the learning sciences. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. p. 371-387.

MAGNUSSON, Shirley; KRAJCIK, Joseph; BORKO, Hilda. Nature, sources and development of pedagogical content knowledge for science teaching. In: GESS-NEWSOME, Julie; LEDERMAN, Norman (ed.). Examining pedagogical content knowledge: the construct and its implications for science education. Dordrecht: Kluwer, 1999. p. 95-132.

MCGINN, Michelle; ROTH, Wolff Michael. Preparing students for competent scientific practice: implications of recent research in science and technology studies. Educational Researcher, Atlanta, v. 28, n. 3, p. 14-24. Apr. 1999.

NIELSEN, Sanne Schnell; NIELSEN, Jan Alexis. A competence-oriented approach to models and modelling in lower secondary science sducation: practices and rationales among Danish teachers. Research in Science Education, Queensland, v. 51, n. 2 (supplement), p. 565-593, Oct. 2021.

OH, Phil Seok.; OH, Sung Jin. What teachers of science need to know about models: An overview. International Journal of Science Education, Abingdon, v. 33, n. 8, p. 1109-1130, Aug. 2011.

OSBORNE, Jonathan. Teaching scientific practices: Meeting the challenge of change. Journal of Science Teacher Education, Abingdon, v. 25, n. 2, p. 177-196, Mar. 2014.

RODRIGUES, Larissa Zancan; PEREIRA, Beatriz; MOHR, Adriana. O documento "Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica" (BNCFP): dez razões para temer e contestar a BNCFP. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 20, p. 1-39, jan. 2020. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec2020u139. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/16205/15250 Acesso em: 13 dez. 2020.

» https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u139» https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/16205/15250

SASSERON, Lúcia Helena; DUSCHL, Richard A. Ensino de ciências e as práticas epistêmicas: O papel do professor e o engajamento dos estudantes. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 52-67, ago. 2016. DOI 10.22600/1518-8795.ienci2016v21n2p52. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/19/189 Acesso em 13 dez. 2020.

» https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n2p52» https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/19/189

SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, n. 1, p. 1-23, Apr. 1987.

SHULMAN, Lee. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Atlanta, v. 15, n. 2, p. 4-14, Feb. 1986.

SIQUEIRA, Rafael Moreira; PINHEIRO, Laiza Ribeiro. História e filosofia da ciência e sua (não) presença na base nacional comum para a formação de professores (BNC-Formação). Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 39, n. 2, p. 518-550, ago. 2022. DOI 10.5007/2175-7941.2022.e85851. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/85851/51336 Acesso em: 11 nov. 2022.

» https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e85851» https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/85851/51336

STROUPE, David; HAMMERNESS, Karen; MCDONALD, Scott. Preparing science teachers through practice-based teacher education. Cambridge: Harvard Education Press, 2020.

TAY, Su Lynn; YEO, Jennifer. Analysis of a physics teacher's pedagogical 'micro-actions' that support 17-year-olds' learning of free body diagrams via a modelling approach. International Journal of Science Education, Abingdon, v. 40, n. 2, p. 109-138, Feb. 2018. DOI 10.1080/09500693.2017.1401752. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09500693.2017.1401752 Acesso em: 13 dez. 2020.

» https://doi.org/10.1080/09500693.2017.1401752» https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09500693.2017.1401752

VAN DRIEL, Jan; VERLOOP, Nico. Experienced teachers' knowledge of teaching and learning of models and modelling in science education. International Journal of Science Education, Abingdon, v. 24, n. 12, p. 1255-1272, Dec. 2002.

VEAL, William. Content specific vignettes as tools for research and teaching. Electronic Journal of Science Education, Waynesville, v. 6, n. 4, p. 1-37. Jan. 2002.

Downloads

Publicado

2025-04-25

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Investigação sobre a manifestação de conhecimentos profissionais docentes na promoção da Educação Científica Fundamentada em Modelagem. (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e281935. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551281935