Diálogos com Magda Soares: contribuições para o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551283701Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Ensino de português, Políticas educacionais, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade CertaResumo
Este artigo objetiva discutir acerca das principais tendências sobre alfabetização no contexto brasileiro identificadas em documentos curriculares brasileiros elaborados ou reformulados no período de 2000 a 2010, pontuando os posicionamentos de Magda Soares sobre elas. Também pretende compreender suas influências sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) – política federal de formação de professores em vigência no período de 2013 a 2017. Foi realizada análise documental de 32 Cadernos de Formação do PNAIC. As tendências relativas à alfabetização discutidas são: (1) alfabetização como código: método fônico; (2) alfabetização por imersão nas práticas de letramento; (3) alfabetização na perspectiva do letramento. Magda Soares foi uma das principais propositoras da abordagem da alfabetização na perspectiva do letramento. Defendeu que a alfabetização é um processo de várias facetas, posicionando-se a favor do ensino sistemático do Sistema de Escrita Alfabética, contemplando situações didáticas de reflexão metalinguística sobre o funcionamento desse sistema e de desenvolvimento da consciência fonológica, assim como de práticas de leitura e produção de textos desde o início da Educação Básica. A autora posicionou-se contrariamente às tendências empiristas do método fônico e às abordagens de alfabetização por imersão. Os dados evidenciaram que esses pressupostos estão subjacentes aos documentos do PNAIC. A principal conclusão do estudo é que os postulados da pesquisadora influenciaram diferentes autores que escreveram os Cadernos de Formação de professores, ao abordarem variadas temáticas: concepções de linguagem e ensino de Língua Portuguesa; conceitos de alfabetização e letramento; prática pedagógica: planejamento e metodologia; literatura; dimensão política da alfabetização.
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