Magda Soares e a alfabetização: por que não basta ler e produzir textos?

Autores

  • Artur Gomes de Morais Universidade Federal de Pernambuco
  • Alexsandro da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551284056por

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Magda Soares, Ensino da escrita alfabética

Resumo

Este artigo assume como objetivo discutir os posicionamentos de Magda Soares sobre o ensino explícito do sistema de escrita alfabética, examinando, por meio de uma pesquisa bibliográfica, trabalhos que ela publicou desde o milênio passado. Ao revisarem-se tais posicionamentos, percebe-se que, se desde os anos de 1980 ela já evidenciava os primeiros indícios de preocupação com o abandono do ensino explícito da escrita alfabética, foi depois da virada do século XX para o XXI que a autora se dedicou, de modo evidente, a combater o que denominou “desinvenção da alfabetização” e a defender a necessidade de um ensino planejado e sistemático da escrita alfabética, desde a educação infantil, tal como concretizado na proposta do “Alfaletrar”, desenvolvida no município de Lagoa Santa – Minas Gerais. Magda Soares, ao problematizar a dicotomia entre “ensino construtivista” e “ensino explícito”, assumiu que a escolha por uma ou outra modalidade depende da natureza dos objetos de conhecimento, sendo o primeiro mais adequado à compreensão do princípio alfabético e o segundo à aprendizagem das convencionais relações entre grafemas e fonemas. Conclui-se que, embora tenha sido pioneira na defesa da alfabetização em uma perspectiva de letramento, Magda Soares nunca “invisibilizou” o ensino e a aprendizagem da escrita alfabética como faceta também fundante da aprendizagem inicial da língua escrita.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRASIL. Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Alfabetização. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, n. 70-A, p. 15-17, 11 abr. 2019.

EHRI, Linnea Carlson. Aquisição da habilidade de leitura de palabras e sua influência na pronuncia e na aprendizagem do vocabulario. In: MALUF, Maria R.; CARDOSO-MARTINS, Cláudia Cardoso (org.). Alfabetização no século XXI: como se aprende a ler e a escrever. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 49-81.

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Los sistemas de escritura en el desarollo del niño. Ciudad de México: Siglo XXI, 1979.

GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste, 1984.

LAGOA SANTA. Secretaria Municipal de Educação. Projeto Alfaletrar: metas em progressão. Lagoa Santa: Secretaria Municipal de Educação, 2008.

LAGOA SANTA. Secretaria Municipal de Educação. Projeto Alfaletrar: metas em progressão. Lagoa Santa: Secretaria Municipal de Educação, 2022.

MACIEL, Francisca Izabel Pereira; ROCHA, Juliano Guerra. Magda Soares e sua produção intelectual no campo da alfabetização, leitura e escrita no Brasil (1959-1998). Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 26, p. 280-306, 2023. https://doi.org/10.5965/1984723824562023280

» https://doi.org/10.5965/1984723824562023280

MONTEIRO, Sara Mourão; SOARES, Magda. Processos cognitivos na leitura inicial: relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 449-466, 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022014005000006

» http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022014005000006

MORAIS, Artur Gomes de; SILVA, Alexsandro da. Alfabetização e letramento na educação infantil: o legado de Magda Soares. Revista Brasileira de Alfabetização, São Paulo, n. 20, p. 1-16, 7 set. 2023. https://doi.org/10.47249/rba2023768

» https://doi.org/10.47249/rba2023768

SOARES, Magda Becker. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

SOARES, Magda Becker. Alfabetização: em busca de um método? Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 12, p. 44-50, 1990.

SOARES, Magda Becker. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003a.

SOARES, Magda Becker. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Revista Pátio, Porto Alegre, n. 29, p. 19-22, 2004b.

SOARES, Magda Becker. Alfabetização e literatura. Revista Educação: Guia da Alfabetização, São Paulo, v. 2, p. 12-29, 2010.

SOARES, Magda Becker. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020a.

SOARES, Magda Becker. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (org.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 17-48.

SOARES, Magda Becker. A proposta de ensino e avaliação da alfabetização em Lagoa Santa, Minas Gerais: Entrevista com Magda Becker Soares. [Entrevista cedida a] Artur Gomes de Morais e Telma Ferraz Leal. Em Aberto, Brasília, DF, v. 33, p. 1-11, 2020b. https://doi.org/10.24109/emaberto.v33i108.4438

» https://doi.org/10.24109/emaberto.v33i108.4438

SOARES, Magda Becker. A reinvenção da alfabetização. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 9, n. 52, p. 15-21, jul./ago. 2003b.

SOARES, Magda Becker. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 52, p. 19-24, fev. 1985.

SOARES, Magda Becker. Leitura crítica: a etapa da educação infantil BNCC - 3ª versão. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/Parecer_2_Infantil_Magda_Becker_Soares.pdf Acesso em: 20 jul. 2023.

» http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/Parecer_2_Infantil_Magda_Becker_Soares.pdf

SOARES, Magda Becker. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, 2004a. https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000100002

» https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000100002

SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, Magda Becker. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 1986.

SOARES, Magda Becker. Magda Soares em entrevista para Cadernos de Educação (UFPel). [Entrevista cedida a] Ana Ruth Moresco Miranda. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 66, p. 1-20, 2022. https://doi.org/10.15210/educacao.v66i.2174

» https://doi.org/10.15210/educacao.v66i.2174

SOARES, Magda Becker. Metamemória-memórias: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez, 1991.

Publicado

2025-06-20

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA - Alfabetização e letramento: contribuições de Magda Soares

Como Citar

Magda Soares e a alfabetização: por que não basta ler e produzir textos?. (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e284056. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551284056por