Perceções de pessoal técnico-administrativo de instituições de ensino superior portuguesas sobre acessibilidade e inclusão

Autores

  • Eugenia Esperanza Núñez Nogueroles Universidad de Extremadura
  • Ana Sofia Freire Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282784en

Palavras-chave:

Pessoal técnico-administrativo, Ensino superior, Inclusão, Acessibilidade, Deficiência

Resumo

O tema deste artigo são as perceções do pessoal técnico-administrativo sobre questões de acessibilidades e inclusão no ensino superior em Portugal. Em particular, o objetivo do estudo foi explorar o posicionamento e o conhecimento do pessoal técnico-administrativo sobre inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior, bem como a sua vontade de adquirir novos conhecimentos para responder às necessidades específicas destes estudantes, e ainda explorar a sua perceção sobre valores e atitudes partilhados por diferentes membros na sua instituição, ações desenvolvidas para promover a participação dos estudantes com deficiência e acessibilidades nas instituições de ensino superior. O estudo envolveu 229 participantes, que trabalhavam em diferentes serviços de várias universidades portuguesas; eram predominantemente do sexo feminino (80%), tinham, em média, 46,7 anos (DP = 9,88) e encontravam-se a trabalhar na instituição, em média, há 14,9 anos (DP = 11,12). Um questionário online foi construído intencionalmente para o estudo. Os participantes revelaram um posicionamento positivo em relação à inclusão, e uma perceção globalmente positiva sobre os valores e atitudes partilhados por outros membros da sua instituição. No entanto, também demostraram um baixo conhecimento sobre algumas práticas que facilitariam a comunicação com estudantes com deficiência e sobre acordos internacionais nessa área. Apesar disso, revelaram-se dispostos a participar em formações sobre esses tópicos. Globalmente, também revelaram uma perceção positiva das suas instituições, tendo em conta questões de acessibilidade e identificaram uma série de ações desenvolvidas pela instituição para abordar a inclusão e criar oportunidades iguais de sucesso para todos os seus estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AGUARDENTEIRO PIRES, Lilia; SECO, Graça; MARTINS, Gracinda. Apoio a estudantes com necessidades especiais no ensino superior: a experiência de 10 anos do GTAEDES. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL PARA A INCLUSÃO 2015 (INCLUDIT), 3.,2015; FREIRE, Carla Sofia; MANGAS, Catarina; SOUSA, Célia (org.). Leiria. Livro de atas da [...]. Leiria: [s. n.], 2015. p. 58-68. Disponível em: https://rc.cplp.org/Record/rcaap_b2414c5bd0db9ef8b99ef7b22ed29fae/Description#tabnav Acesso em: 20 maio 2025.

» https://rc.cplp.org/Record/rcaap_b2414c5bd0db9ef8b99ef7b22ed29fae/Description#tabnav

ÁLVAREZ-REBOLLEDO, Alondra Marina; SANTOS CARRETO, María Guadalupe; BARRIOS GONZÁLEZ, Érika Egelontina. Propiedades psicométricas del cuestionario "Percepción de la inclusión educativa en nivel superior". Sinéctica: Revista Electrónica de Educación, Tlaquepaque, v. 53, p. 1-21, 2019. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/pdf/sine/n53/2007-7033-sine-53-00009.pdf Acesso em: 20 maio 2025.

» https://www.scielo.org.mx/pdf/sine/n53/2007-7033-sine-53-00009.pdf

BOOTH, Tony; AINSCOW, Mel. Índex para a inclusão: desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. Bristol: Centre for Studies on Inclusive Education (CSIE), 2002.

BOOTH, Tony; AINSCOW, Mel. The index for inclusion: a guide to school development led by inclusive values. 4. ed. Bristol: Centre for Studies on Inclusive Education (CSIE), 2016.

BORGES, Maria Leonor; MARTINS, Maria Helena; LUCIO-VILLEGAS, Emilio; GONÇALVES, Teresa. Desafios institucionais à inclusão de estudantes com necessidades educativas especiais no ensino superior. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 30, n. 2, p. 7-31, 2017. https://doi.org/10.21814/rpe.10766

» https://doi.org/10.21814/rpe.10766

BRODERICK, Andrea. Of rights and obligations: The birth of accessibility. The International Journal of Human Rights, London, v. 24, n. 4, p. 393-413, 2020. https://doi.org/10.1080/13642987.2019.1634556

» https://doi.org/10.1080/13642987.2019.1634556

CARBALLO, Rafael; MORGADO, Beatriz; CORTÉS-VEGA, María Dolores. Transforming faculty conceptions of disabilities and inclusive education through a training programme. International Journal of Inclusive Education, Abingdon, v. 25, n. 7, p. 843-859, 2019. https://doi.org/10.1080/13603116.2019.1579874

» https://doi.org/10.1080/13603116.2019.1579874

CLAEYS-KULIK, Anna-Lena; JØRGENSEN, Thomas Ekman; STÖBER, Henriette. Diversity, Equity and inclusion in european higher education institutions: results from the INVITED project. Brussels; Geneva: European University Association, 2019. Disponível em: https://www.eua.eu/publications/reports/diversity-equity-and-inclusion-in-european-higher-education-institutions-results-from-the-invited-project.html Acesso em: 20 maio 2025.

» https://www.eua.eu/publications/reports/diversity-equity-and-inclusion-in-european-higher-education-institutions-results-from-the-invited-project.html

COOK, Lysandra; RUMRILL, Phillip; TANKERSLEY, Melody. Priorities and understanding of faculty members regarding college students with disabilities. International Journal of Teaching and Learning in Higher Education, v. 21, n. 1, p. 84-96, 2009. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ896246.pdf Acesso em: 20 maio 2025.

» https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ896246.pdf

EUROPEAN COMMISSION. Communication from the Commission to the European Parliament, the Council, the European Economic and Social Committee and the Committee of the Regions. Union of equality: strategy for the rights of persons with disabilities 2021-2030. Brussels: European Commission, 2021. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/PDF/?uri=CELEX:52021DC0101 Acesso em: 20 maio 2025.

» https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/PDF/?uri=CELEX:52021DC0101

FERNÁNDEZ-BATANERO, José María; MONTENEGRO-RUEDA, Marta; FERNÁNDEZ-CERERO, José. Access and participation of students with disabilities: the challenge for higher education. International Journal of Environmental Research and Public Health, Basel, v. 19, p. 11918, 2022. https://doi.org/10.3390/ijerph191911918

» https://doi.org/10.3390/ijerph191911918

FOSSEY, Ellie; CHAFFEY, Lisa; VENVILLE, Annie; ENNALS, Priscilla; DOUGLAS, Jacinta; BIGBY, Christine. Navigating the complexity of disabilities support in tertiary education: perspectives of students and disabilities service staff. International Journal of Inclusive Education, Abingdon, v. 21, n. 8, p. 822-832, 2017. https://doi.org/10.1080/13603116.2017.1278798

» https://doi.org/10.1080/13603116.2017.1278798

FREIRE, Sofia; NÚÑEZ-NOGUEROLES, Eugenia-Esperanza. Desafios e oportunidades no ensino superior: inclusão, diversidade e equidade. In: FREIRE, Sofia; NÚÑEZ-NOGUEROLES, Eugenia-Esperanza (coord.). Inclusão no ensino superior: experiências, políticas, culturas e práticas. Lisboa: Instituto de Educac¸a~o, Universidade de Lisboa, 2024a. p. 11-28. (Educação XXI). Disponível em: https://repositorio.ulisboa.pt/bitstream/10400.5/96127/1/EXXI_SFreireENogueroles_InclusaoNoEnsinoSuperior_EBOOK.pdf Acesso em: 20 maio 2025.

» https://repositorio.ulisboa.pt/bitstream/10400.5/96127/1/EXXI_SFreireENogueroles_InclusaoNoEnsinoSuperior_EBOOK.pdf

FREIRE, Sofia; NÚÑEZ-NOGUEROLES, Eugenia-Esperanza (coord.) Inclusão no ensino superior: experiências, políticas, culturas e práticas. Lisboa: Instituto de Educac¸a~o, Universidade de Lisboa, 2024b. (Educação XXI). Disponível em: https://repositorio.ulisboa.pt/bitstream/10400.5/96127/1/EXXI_SFreireENogueroles_InclusaoNoEnsinoSuperior_EBOOK.pdf Acesso em: 20 maio 2025.

» https://repositorio.ulisboa.pt/bitstream/10400.5/96127/1/EXXI_SFreireENogueroles_InclusaoNoEnsinoSuperior_EBOOK.pdf

GONZÁLEZ-BADÍA FRAGA, Juan; CAZORLA MARTÍN, Beatriz; GUTIÉRREZ HIDALGO, Nieves. Las personas con discapacidad en el Sistema Universitario Andaluz: informe de situación. Sevilla: Consejería de Igualdad, Políticas Sociales y Conciliación, Junta de Andalucía, 2022. Disponível em: https://www.juntadeandalucia.es/sites/default/files/2022-05/Informe%20Discapacidad%20Universidad_Web.pdf Acesso em: 20 maio 2025.

» https://www.juntadeandalucia.es/sites/default/files/2022-05/Informe%20Discapacidad%20Universidad_Web.pdf

HOCKINGS, Christine. Inclusive Learning and teaching in higher education: A synthesis of research. EvidenceNet, New York, 2010. Disponível em: https://s3.eu-west-2.amazonaws.com/assets.creode.advancehe-document-manager/documents/hea/private/inclusive_teaching_and_learning_in_he_synthesis_200410_0_1568037026.pdf Acesso em: 20 maio 2025.

» https://s3.eu-west-2.amazonaws.com/assets.creode.advancehe-document-manager/documents/hea/private/inclusive_teaching_and_learning_in_he_synthesis_200410_0_1568037026.pdf

HOWE, Abigail. Best practice in disabilities provision in higher education libraries in England specializing in art, media, and design. New Review of Academic Librarianship, Philadelphia, v. 17, n. 2, p. 155-184, 2011. https://doi.org/10.1080/13614533.2011.610213

» https://doi.org/10.1080/13614533.2011.610213

KIMBALL, Ezekiel; WELLS, Ryan; OSTIGUY, Benjamin; MANLY, Catherine; LAUTERBACH, Alexandra. Students with disabilities in higher education: A review of the literature and an agenda for future research. In: PAULSEN, Michael (ed.). Higher education: handbook of theory and research. v. 31. Cham: Springer, 2016. p. 91-156. https://doi.org/10.1007/978-3-319-26829-3_3

» https://doi.org/10.1007/978-3-319-26829-3_3

KOKHAN, Sergey; ROMANOVA, Elena; SKALIY, Alexander; KOWALSKI, Vitold; TANEVA, Svetlana; NADEINA, Luiza. Adaptation problems of teachers and students with disabilities in the university pedagogical process in Russia. Palaestra, Champaign, v. 35, n. 2, p. 15-23, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/352401111_Adaptation_Problems_of_Teachers_and_Students_With_Disabilities_in_the_University_Pedagogical_Process_in_Russia Acesso em: 20 maio 2025.

» https://www.researchgate.net/publication/352401111_Adaptation_Problems_of_Teachers_and_Students_With_Disabilities_in_the_University_Pedagogical_Process_in_Russia

LAWRIE, Gwen; MARQUIS, Elizabeth; FULLER, Eddie; NEWMAN, Tara; QIU, Mei; NOMIKOUDIS, Milton; ROELOFS, Fritis; van DAM, Lianne. Moving towards inclusive learning and teaching: A synthesis of recent literature. Teaching and Learning Inquiry, Calgary, v. 5, n. 1, p. 1-13, 2017. https://doi.org/10.20343/teachlearninqu.5.1.3

» https://doi.org/10.20343/teachlearninqu.5.1.3

LÓPEZ-GAVIRA, Rosario; MORIÑA, Anabel; MORGADO, Beatriz. Challenges to inclusive education at the university: the perspective of students and disabilities support service staff. Innovation: The European Journal of Social Science Research, Vienna, v. 34, n.3, p. 1-13, 2019. https://doi.org/10.1080/13511610.2019.1578198

» https://doi.org/10.1080/13511610.2019.1578198

MÁRQUEZ, Carmen; SANDOVAL, Marta; SÁNCHEZ, Sergio; SIMÓN, Cecilia; MORIÑA, Anabel; MORGADO, Beatriz; MORENO-MEDINA, Irene; GARCÍA, José Antonio; DÍAZ-GANDASEGUI, Vicente; ELIZALDE SAN MIGUEL, Begoña. Evaluación de la inclusión en educación superior mediante indicadores. Reice: Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, Madrid, v. 19, n. 3, p. 33-51, 2021. https://doi.org/10.15366/reice2021.19.3.003

» https://doi.org/10.15366/reice2021.19.3.003

MARTINS, Maria Helena; BORGES, Maria Leonor; GONÇALVES, Teresa. Attitudes towards inclusion in Higher Education in a Portuguese university. International Journal of Inclusive Education, Abingdon, v. 22, n. 5, p. 527-542, 2018. https://doi.org/10.1080/13603116.2017.1377299

» https://doi.org/10.1080/13603116.2017.1377299

MARTINS, Maria Helena Venâncio; MELO, Francisco Vieira de; MARTINS, Cátia. Serviços para estudantes com deficiência nas universidades: dificuldades e desafios. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 37, p. e27022, 2021. https://doi.org/10.1590/0102-469827022

» https://doi.org/10.1590/0102-469827022

MOLINER GARCÍA, Odet; YAZZO ZAMBRANO, Maria Angelica; NICLOT, Daniel; PHILIPPOT, Thierry. Universidad inclusiva: percepciones de los responsables de los servicios de apoyo a las personas con discapacidad. Revista Electrónica de Investigación Educativa, Mexicali, v. 21, n. e20, p. 1-10, 2019. https://doi.org/10.24320/redie.2019.21.e20.1972

» https://doi.org/10.24320/redie.2019.21.e20.1972

MORGADO CAMACHO, Beatriz; LOPEZ-GAVIRA, Rosario; MORIÑA DÍEZ, Anabel. The ideal university classroom: stories by students with disabilities. International Journal of Educational Research, v. 85, p. 148-156, 2017. https://doi.org/10.1016/j.ijer.2017.07.013

» https://doi.org/10.1016/j.ijer.2017.07.013

MORIÑA, Anabel; MORGADO, Beatriz. University surroundings and infrastructures that are accessible and inclusive for all: listening to students with disabilities. Journal of Further and Higher Education, London, v. 42, n. 1, p. 13-23, 2018. https://doi.org/10.1080/0309877X.2016.1188900

» https://doi.org/10.1080/0309877X.2016.1188900

MURRAY, Christopher; LOMBARDI, Allison; SEELY, John; GERDES, Hillary. Effects of an intensive disabilities-focused training experience on university faculty self-efficacy. Journal of Postsecondary Education and Disabilities, Huntersville, v. 27, n. 2, p. 179-193, 2014.

NAVARRO-MATEU, Diego; FRANCO-OCHOA, Jacqueline; VALERO-MORENO, Selene; PRADO-GASCÓ, Vicente. Attitudes, sentiments, and concerns about inclusive education of teachers and teaching students in Spain. Frontiers in Psychology, Lausanne, v. 11, n. 521, 2020. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.00521

» https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.00521

NÚÑEZ-NOGUEROLES, Eugenia-Esperanza; FREIRE, Sofia. Inclusão no ensino superior: experiências e perspetivas de diversos intervenientes no processo educativo. In: FREIRE, Sofia; NÚÑEZ-NOGUEROLES, Eugenia-Esperanza (coord.). Inclusão no ensino superior: experiências, políticas, culturas e práticas. Lisboa: Instituto de Educac¸a~o, Universidade de Lisboa, 2024. p. 118-131. (Educação XXI). Disponível em: https://repositorio.ulisboa.pt/bitstream/10400.5/96127/1/EXXI_SFreireENogueroles_InclusaoNoEnsinoSuperior_EBOOK.pdf Acesso em: 20 maio 2025.

» https://repositorio.ulisboa.pt/bitstream/10400.5/96127/1/EXXI_SFreireENogueroles_InclusaoNoEnsinoSuperior_EBOOK.pdf

OROZCO, Inmaculada; MORIÑA, Anabel. Exploring the beliefs of Spanish teachers who promote the development of inclusive pedagogy. International Journal of Inclusive Education, Abingdon, p. 1-16, 2020. https://doi.org/10.1080/13603116.2020.1866686

» https://doi.org/10.1080/13603116.2020.1866686

PINTO, Paula Campos; BENTO, Sofia; PINTO, Teresa Janela; NECA, Patrícia. Pessoas com deficiência em Portugal: indicadores de direitos humanos 2023. Lisboa: Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH): Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP): Universidade de Lisboa, 2023. Disponível em: http://oddh.iscsp.ulisboa.pt/index.php/pt/2013-04-24-18-50-23/publicacoes-dos-investigadores-oddh/item/610-relatorio-oddh-2023 Acesso em: 20 maio 2025.

» http://oddh.iscsp.ulisboa.pt/index.php/pt/2013-04-24-18-50-23/publicacoes-dos-investigadores-oddh/item/610-relatorio-oddh-2023

PINTO NETO, Lígia Maria Fortes. O papel social da biblioteca universitária na inclusão do indivíduo portador de deficiência visual. Cadernos BAD, Braga, v. 1, p. 19-31, 2014. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1046

» https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1046

POLO SÁNCHEZ, María Tamara; FERNÁNDEZ-JIMÉNEZ, Carolina; FERNÁNDEZ CABEZAS, María. The attitudes of different partners involved in Higher Education towards students with disabilities. International Journal of Disabilities, Development and Education, St Lucia, v. 65, n. 4, p. 442-458, 2018. https://doi.org/10.1080/1034912X.2017.1406066

» https://doi.org/10.1080/1034912X.2017.1406066

POLO SÁNCHEZ, María Tamara; LÓPEZ JUSTICIA, María Dolores. Barreras de acceso al medio físico de los estudiantes con discapacidad motora de la Universidad de Granada. Revista Electrónica de Investigación Psicoeducativa, Almería, v. 7, n. 3, p. 121-132, 2005. https://doi.org/10.25115/ejrep.v3i7.1175

» https://doi.org/10.25115/ejrep.v3i7.1175

PORTUGAL. Resolução do Conselho de Ministros n.º 119/2021. Estratégia nacional para a Inclusão das pessoas com deficiência 2021 -2025. Diário da República, Lisboa, 1. série, n. 169, 2021. Disponível em: https://files.diariodarepublica.pt/1s/2021/08/16900/0000300071.pdf Acesso em: 20 maio 2025.

» https://files.diariodarepublica.pt/1s/2021/08/16900/0000300071.pdf

SNIATECKI, Jessica; PERRY, Holly; SNELL, Linda. Faculty attitudes and knowledge regarding college students with disabilities. Journal of Postsecondary Education and Disabilities, Huntersville, v. 28, n. 3, p. 259-275, 2015. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1083837.pdf Acesso em: 20 maio 2025.

» https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1083837.pdf

SOLÍS-GRANT, María José. Valores, atitudes e crenças promotoras de inclusão. In: FREIRE, Sofia; NÚÑEZ-NOGUEROLES, Eugenia-Esperanza (coord.). Inclusão no ensino superior: experiências, políticas, culturas e práticas. Lisboa: Instituto de Educac¸a~o: Universidade de Lisboa, 2024. p. 76-88. (Educação XXI). Disponível em: https://repositorio.ulisboa.pt/bitstream/10400.5/96127/1/EXXI_SFreireENogueroles_InclusaoNoEnsinoSuperior_EBOOK.pdf Acesso em: 20 maio 2025.

» https://repositorio.ulisboa.pt/bitstream/10400.5/96127/1/EXXI_SFreireENogueroles_InclusaoNoEnsinoSuperior_EBOOK.pdf

SOLÍS-GRANT, María José; BRETTI-LÓPEZ, María José; ESPINOZA-PARÇET, Camila; PÉREZ-VILLALOBOS, Cristhian; RODRÍGUEZ-NÚÑEZ, Iván; PINCHEIRA-MARTÍNEZ, Cristian; SEPÚLVEDA-CARRASCO, Cristóbal. Inclusion in the university: who assumes responsibility? A qualitative study. PLoS ONE, San Francisco, v. 18, n. 1, p. e0280161, 2023. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0280161 Acesso em: 20 maio 2025.

» https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0280161

SOLÍS-GRANT, María José; ESPINOZA-PARÇET, Camila; SEPÚLVEDA-CARRASCO, Cristóbal; PÉREZ-VILLALOBOS, Cristhian; RODRÍGUEZ-NÚÑEZ, Iván; PINCHEIRA-MARTÍNEZ, Cristian; GÓMEZ-VARELA, Juan Pablo; ARÁNGUIZ-IBARRA, Daniela. Inclusion at universities: psychometric properties of an inclusive management scale as perceived by students. PLoS ONE, San Francisco, v. 17, n. 1, p. e0262011, 2022. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0262011

» https://doi.org/10.1371/journal.pone.0262011

UNITED NATIONS. Convention on the Rights of Persons with Disabilities. [ S. l .]: United Nations, 2016. Disponível em: https://www.ohchr.org/en/instruments-mechanisms/instruments/convention-rights-persons-disabilities Acesso em: 20 maio 2025.

» https://www.ohchr.org/en/instruments-mechanisms/instruments/convention-rights-persons-disabilities

UNITED NATIONS. General comment No. 2 (2014) on accessibility. [ S. l .]: United Nations, 2014. Disponível em: https://digitallibrary.un.org/record/812025 Acesso em: 20 maio 2025.

» https://digitallibrary.un.org/record/812025

VIÑAS SÁNCHEZ, Sonia; GAGO CASTRO, Marta; SÁNCHEZ PÉREZ, Carlos (coord.). VI Estudio sobre la Inclusión de Personas con Discapacidad en el Sistema Universitario Español. Fundación Universia, 2023. Disponível em: https://biblioteca.fundaciononce.es/publicaciones/otras-editoriales/vi-estudio-sobre-la-inclusion-de-personas-con-discapacidad-en-el Acesso em: 20 maio 2025.

» https://biblioteca.fundaciononce.es/publicaciones/otras-editoriales/vi-estudio-sobre-la-inclusion-de-personas-con-discapacidad-en-el

ZILIOTTO, Denise Macedo. A aprendizagem de alunos com NEE no ensino superior em Portugal: a contribução dos estatutos institucionais. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 11, n. 33, p. 386-406, 2020. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4161

» https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4161

ZOREC, Klavdija; DESMOND, Deirdre; BOLAND, Trevor; McNICHOLL, Aoife; O'CONNOR, Anne; STAFFORD, Gillian; GALLAGHER, Pamela. A whole-campus approach to technology and inclusion of students with disabilities in higher education in Ireland. Disabilities & Society, 2022. https://doi.org/10.1080/09687599.2022.2114885

» https://doi.org/10.1080/09687599.2022.2114885

Publicado

2025-07-11

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA - Práticas educacionais inclusivas no Ensino Superior: dilemas atuais

Como Citar

Perceções de pessoal técnico-administrativo de instituições de ensino superior portuguesas sobre acessibilidade e inclusão. (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e282784. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282784en