Associação entre práticas educativas do professor e comportamentos de crianças pré-escolares e escolares

Autores

  • Alessandra T. Bolsoni-Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Fernanda A. Pizeta Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
  • Sonia Regina Loureiro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282904por

Palavras-chave:

Interação professor-aluno, Habilidades sociais, Problemas de comportamento

Resumo

Problemas de comportamento e habilidades sociais são variáveis inversamente relacionadas e podem ser influenciadas pelas práticas educativas dos professores. Verifica-se carência de estudos que avaliem tais variáveis simultaneamente, diferenciando tipos de problemas de comportamento: internalizantes, externalizantes e com comorbidade de internalizantes e externalizantes. Objetivou-se verificar as associações entre as práticas educativas dos professores (positivas e negativas) e comportamentos (habilidades sociais e problemas de comportamento) de crianças pré-escolares e escolares, distribuídas em grupos de crianças com problemas internalizantes (G-Inter), externalizantes (G-Exter) e com problemas internalizantes e externalizantes combinados (G-Inter+Exter), comparados a grupos não clínicos pareados para tais problemas. Buscou-se, ainda, identificar, por meio de análises uni e multivariadas, como as variáveis de interesse se associaram aos problemas comportamentais das crianças. Adotou-se um delineamento transversal, correlacional. Foram participantes professores de 262 crianças distribuídas em grupos diferenciados por tipos de problemas de comportamento e seus pares sem problemas, tendo por critério o Teacher’s Report Form (TRF). Os professores responderam sobre práticas educativas e comportamentos infantis. Os dados foram tratados por análises de correlações e associações uni e multivariadas (p<0,05). Verificou-se a associação entre práticas positivas, variáveis contextuais e habilidades sociais infantis, bem como associações positivas de práticas negativas e problemas de comportamento. Para os três grupos estudados, as habilidades sociais foram associadas negativamente a problemas de comportamento e, para os grupos G-Exter e G-Inter+Exter, as práticas educativas também o foram. Tais dados colaboram na identificação de fatores de risco e de proteção para problemas específicos, instrumentando intervenções voltadas para crianças e professores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ACHENBACH, Thomas. M.; RESCORLA, Leslie. A. Manual for the ASEBA School-Age Forms & Profiles. Burlington: University of Vermont, Research Center for Children, Youth, & Families, 2001.

AMEEN, Ahmed; ALARAPE, Moshood; ADEWOLE, Kayode. Students' academic performance and dropout prediction. Malaysian Journal of Computing, Shah Alam, v. 4, n. 2, p. 278-303, 2019. Disponível em: http://myjms.moe.gov.my/index.php/mjoc/article/view/6701 Acesso em: 20 maio 2025.

» http://myjms.moe.gov.my/index.php/mjoc/article/view/6701

ARAÚJO, Greicy Boness de; SPERB, Tania Mara. Crianças e a construção de limites: narrativas de mães e professoras. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 14, n. 1, p. 185-194, 2009. https://doi.org/10.1590/S1413-73722009000100022

» https://doi.org/10.1590/S1413-73722009000100022

BENBENISHTY, Rami; ASTOR, Ron Avi; ROZINER, Ilan; WRABEL, Stephani. Testing the causal links between school climate, school violence, and school academic performance: a cross-lagged panel autoregressive model. Educational Researcher, Washington, v. 45, n. 3, p. 197-206, 2016. https://doi.org/10.3102/0013189X16644603

» https://doi.org/10.3102/0013189X16644603

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini; LOUREIRO, Sonia Regina. Evidence of validity for Socially Skillful Responses Questionnaires - SSRQ-Teachers and SSRQ-Parents. Psico-USF, [ s.l .], v. 25, n. 1, p. 155-170, 2020. https://doi.org/10.1590/1413-82712020250113

» https://doi.org/10.1590/1413-82712020250113

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini; MARTURANO, Edna Maria; LOUREIRO, Sonia Regina. Roteiro de entrevista de habilidades sociais educativas para professores: manual técnico - RE-HSE-Pr. São Paulo: Hogrefe/CETEPP, 2018.

BORDIN, Isabel A.; ROCHA, Marina M.; PAULA, Cristiane S.; TEIXEIRA, Maria Cristina T. V.; ACHENBACH, Thomas M.; RESCORLA, Leslie A.; SILVARES, Edwiges F. M. Child Behavior Checklist (CBCL), Youth Self-Report (YSR) and Teacher's Report Form (TRF): an overview of the development of the original and Brazilian versions. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 29, n. 1, p. 13-28, 2013. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2013000100004

» https://doi.org/10.1590/S0102-311X2013000100004

COELHO, Clara Cela de Arruda; DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Engajamento escolar: efeito do suporte dos pais, professores e pares na adolescência. Psicologia Escolar e Educacional, Rio de Janeiro, v. 22, n. 3, p. 621-629, 2018. https://doi.org/10.1590/2175-35392018038539

» https://doi.org/10.1590/2175-35392018038539

COSTA, Bianca Cristine Gomide; FLEITH, Denise de Souza. Prediction of academic achievement by cognitive and socio-emotional variables: a systematic review of literature. Trends in Psychology, Ribeirão Preto, v. 27, n. 4, p. 977-991, 2019. https://doi.org/10.9788/tp2019.4-11

» https://doi.org/10.9788/tp2019.4-11

ELIAS, Luciana Carla dos Santos; AMARAL, Márcia Viana. Habilidades sociais, comportamentos e desempenho acadêmico em escolares antes e após intervenção. Bragança Paulista. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 21, n. 1, 49-61, 2016. https://dx.doi.org/10.1590/1413-82712016210105

» https://dx.doi.org/10.1590/1413-82712016210105

FERNANDES, Luana de Mendonça; LEME, Vanessa Barbosa Romera; ELIAS, Luciana Carla dos Santos; SOARES, Adriana Benevides. Preditores do desempenho escolar ao final do ensino fundamental: histórico de reprovação, habilidades sociais e apoio social. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 26, n. 1, p. 215-228, 2018. https://dx.doi.org/10.9788/TP2018.1-09Pt

» https://dx.doi.org/10.9788/TP2018.1-09Pt

FESTAS, Maria Isabel; PRATA, Maria José; OLIVEIRA, Albertina Lima de; VEIGA, Feliciano. Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escrita. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, e183430, 2018. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844183430

» https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844183430

FUENTES-BALDERRAMA, Jaime; DEL CASTILLO, Cinthia Cruz; GARCÍA, Angélica Ojeda; LOVING, Rolando Díaz; PLAZA, Bernardo Turnbull; CARDONA, José Rúben Parra. The effects of parenting styles on internalizing and externalizing behaviors: a Mexican preadolescents study. International Journal of Psychological Research, Medellín, v. 13, n. 1, p. 9-18, 2020. https://doi.org/10.21500/20112084.4478

» https://doi.org/10.21500/20112084.4478

GALÁN, Chardée A.; WANG, Frances L.; SHAW, Daniel S.; FORBES, Erika E. Early childhood trajectories of conduct problems and hyperactivity/attention problems: predicting adolescent and adult antisocial behavior and internalizing problems. Journal of Clinical Child & Adolescent Psychology, Washington, DC, v. 49, n. 2, p. 200-214, 2020. https://doi.org/10.1080/15374416.2018.1534206

» https://doi.org/10.1080/15374416.2018.1534206

GALLO, Angela; OLIVIER, Elizabeth; ARCHAMBAULT, Isabelle; Alexandre J. S.; MORIN, A. J. S. Student-teacher relationship and classroom goal structure profiles: promoting achievement and preventing externalizing and internalizing behaviors. Learning and Instruction, Amsterdam, v. 82, 101684, 2022. https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2022.101684

» https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2022.101684

GARCIA, Victoria Eugenia Cabrera; GÓMEZ, Viviana Lucía Aya; GÓMEZ, Diana Sthefanía Muñoz; MARÍN, Ivón Paola Guevara; RODAS, Andrés Mauricio Cano. Madres, padres y profesores como educadores de la resiliencia en niños colombianos. Psicologia Escolar e Educacional, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 569-579, 2016. https://doi.org/10.1590/2175-3539201502031049

» https://doi.org/10.1590/2175-3539201502031049

GASPAROTTO, Guilherme da Silva; SZEREMETA, Thaynara do Prado; VAGETTI, Gislaine Cristina; STOLTZ, Tania; OLIVEIRA, Valdomiro de. O autoconceito de estudantes de ensino médio e sua relação com desempenho acadêmico: uma revisão sistemática. Revista Portuguesa de Educação, Minho, v. 31, n. 1, p. 21-37, 2018. https://dx.doi.org/10.21814/rpe.13013

» https://dx.doi.org/10.21814/rpe.13013

GOODWIN, Aijah K. B.; LONG, Anna C. J. Parents' perceptions of culturally responsive teacher practices and elementary children's mental health and well-being. Journal of Child and Family Studies, New York, v. 32, p. 781-795, 2023. https://doi.org/10.1007/s10826-022-02454-3

» https://doi.org/10.1007/s10826-022-02454-3

HERNÁNDEZ, Maciel M.; EISENBERG, Nancy; VALIENTE, Carlos, SPINRAD, Ttracy L.; BERGER, Rebecca H.; VANSCHYNDEL, Sarah K.; THOMPSON, Marilyn S.; SOUTHWORTH, Jody; SILVA, Kassondra M. Balance in positive emotional expressivity across school contexts relates to kindergartners’ adjustment. Early Education and Development, London, v. 9, n. 1, p. 1-13, 2018. https://doi.org/10.1080/10409289.2017.1364946

» https://doi.org/10.1080/10409289.2017.1364946

HUSBY, Silje Merethe; SKALICKÁ, Vera; LI, Zhi, BELSKY, Jay; WICHSTRØM, Lars. Reciprocal relations between conflicted student-teacher relationship and children's behavior problems: within-person analyses from Norway and the USA. Research on Child and Adolescent Psychopathology, New York, v. 51, p. 331-342, 2023. https://doi.org/10.1007/s10802-022-00968-4

» https://doi.org/10.1007/s10802-022-00968-4

JIA, Rui Mary; MIKAMI, Amori Yee; NORMAND, Sébastien. Social resilience in children with ADHD: parent and teacher factors. Journal of Child and Family Studies, New York, v. 30, 839-854, 2021. https://doi.org/10.1007/s10826-021-01907-5

» https://doi.org/10.1007/s10826-021-01907-5

MAROCO, João. Análise de equações estruturais: fundamentos teóricos, software & aplicações. 2. ed. Pero Pinheiro: Report Number, 2014.

MITCHISON, Gudlaug Marion; LIBER, Juliette Margo; HANNESDOTTIR, Dagmar Kr; NJARDVIK, Urdur. Emotion dysregulation, ODD and conduct problems in a sample of five and six-year-old children. Child Psychiatry & Human Development, New York, v. 51, p. 71-79, 2020. https://doi.org/10.1007/s10578-019-00911-7

» https://doi.org/10.1007/s10578-019-00911-7

ROSKAM, Isabelle. The clinical significance of informant agreement in externalizing behavior from age 3 to 14. Child Psychiatry & Human Development, New York, v. 49, p. 563-571, 2018. https://doi.org/10.1007/s10578-017-0775-3

» https://doi.org/10.1007/s10578-017-0775-3

SANTIAGO, Rachel T.; GARBACZ, S. Andrew; BEATTIE, Tiffany; MOORE, Christabelle L. Parent-teacher relationships in elementary school: an examination of parent-teacher trust. Atlanta. Psychology in the Schools, Atlanta, v. 53, n. 10, p. 1003-1017, 2016. https://doi.org/10.1002/pits.21971

» https://doi.org/10.1002/pits.21971

SMITH, Tyler E.; SHERIDAN, Susan M. The effects of teacher training on teachers' family-engagement practices, attitudes, and knowledge: a meta-analysis. Journal of Educational and Psychological Consultation, London, v. 29, n. 2, p. 128-157, 2019. https://doi.org/10.1080/10474412.2018.1460725

» https://doi.org/10.1080/10474412.2018.1460725

SQUASSONI, Carolina Elisabeth; MATSUKURA, Thelma Simões; PANÚNCIO-PINTO, Maria Paula. Versão brasileira do Social Support Appraisals: estudos de confiabilidade e validade. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 1-11, 2016. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i1p1-11 https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i1p1-11

» https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i1p1-11» https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i1p1-11

ZHANG, Wenxin; ZHANG, Liang; CHEN, Liang; JI, Linqin; DEATER-DECKARD, Kirby. Developmental changes in longitudinal associations between academic achievement and psychopathological symptoms from late childhood to middle adolescence. Journal of Child Psychology and Psychiatry, New Jersey, v. 60, n. 2, p. 178-188, 2019.

Publicado

2025-07-11

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Associação entre práticas educativas do professor e comportamentos de crianças pré-escolares e escolares. (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e282904. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282904por