Intervenção psicopedagógica com criança com desenvolvimento atípico: brincar simbólico, letramento e introdução ao sistema alfabético
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551283920porPalavras-chave:
Desenvolvimento atípico, Brincar simbólico, Letramento, Alfabetização, Intervenção psicopedagógicaResumo
Este artigo trata de uma pesquisa que tem por objetivo discutir o processo de introdução ao sistema alfabético da língua portuguesa escrita com uma criança com desenvolvimento atípico – forma grave da Síndrome da Duplicação da Banda q11.2 do Cromossomo 22 (SDup22q11.2), a partir do brincar simbólico e letramento, ao longo do acompanhamento psicopedagógico. O estudo é embasado nas premissas da Teoria Histórico-Cultural (THC) do desenvolvimento psíquico humano, cujo fundador e principal representante é Lev S. Vigotski; ademais, fundamenta-se também nas premissas de Magda Soares sobre letramento e alfabetização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo Estudo de Caso. Participou da pesquisa uma menina de 7 anos com a forma grave da Síndrome, cursando o segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública regular. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os pais, com a professora e com a monitora da pesquisanda, bem como uma sondagem de desenvolvimento com a participante no início e final do processo de pesquisa. Durante o processo de pesquisa, foram conduzidas atividades interventivas nos construtos brincar, letramento e alfabetização, inspiradas no livro Alfaletrar, de Magda Soares. Na análise dos dados, constatou-se que a aprendizagem e o desenvolvimento ocorreram na medida da oferta dos estímulos adaptados ao nível de desenvolvimento da participante, que passou da fase do brincar manipulatório para o brincar simbólico com letramento emergente e escrevendo a primeira letra do seu nome. Conclui-se que a aprendizagem ocorre quando as atividades interventivas são intencionais e vão ao encontro do desenvolvimento individual do sujeito.
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