Análise da trajetória do Programa Universidade para Todos (ProUni) nos governos Temer e Bolsonaro (2016-2022)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551286690porPalavras-chave:
Educação superior, Política educacional, Programa Universidade para TodosResumo
O texto apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo geral foi o de analisar a trajetória do Programa Universidade para Todos (ProUni) nos governos de Michel Temer (2016-2018) e de Jair Bolsonaro (2019-2022). O ProUni, criado em 2004, objetiva a concessão de bolsas de estudos a estudantes de instituições privadas, e opera por meio de renúncias fiscais. A análise foi embasada no referencial teórico do policy cycle approach de Stephen Ball e colaboradores. Foram empregados procedimentos metodológicos qualitativos, mediante análise documental e de conteúdo de atos normativos, manifestações dos atores/agentes relacionados, além do exame de dados estatísticos. Dos resultados, discute-se que, apesar da valorização e manutenção da política em ambos os governos, a principal alteração se deu durante o governo Bolsonaro, em 2021, com a ampliação do público-alvo (beneficiários). Entre os atores influentes e seus interesses, sustenta-se que houve convergência entre as pautas do governo e do setor privado, e a ausência de diálogo e incorporação dos pleitos de entidades dos movimentos sociais, que ainda que não consensuais, defenderam maior assistência estudantil e regulação no setor privado. Ainda, verificou-se a presença de novos atores, como movimentos e associações de rede intersetoriais, com vistas a influenciar o debate público sobre o ProUni.
Downloads
Referências
ABMES. Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Educação superior brasileira e inclusão social: contribuições do setor particular para o desenvolvimento do país. [S. l.]: Abmes, 2019. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/publicacoes/educacao_superior_contribuicoes.pdf Acesso em: 1 maio 2024.
» https://abmes.org.br/arquivos/publicacoes/educacao_superior_contribuicoes.pdf
AGUIAR, Vilma. Um balanço das políticas do governo Lula para a educação superior: continuidade e ruptura. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 24, n. 57, p. 113-126, mar. 2016.
ALMEIDA, Wilson Mesquita de. Ampliação do acesso ao ensino superior privado lucrativo brasileiro: um estudo sociológico com bolsistas do Prouni na cidade de São Paulo. 2012. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
AMARAL, Daniela Patti do; OLIVEIRA, Fátima Bayma. O Prouni e a conclusão do ensino superior: novas trajetórias pessoais e profissionais dos egressos. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação., Rio de Janeiro, v. 19, n. 73, p. 861-890, out./dez. 2011.
ANDES-SN. Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Relatório final do 40º Congresso. [S. l.]: Andes-SN, 2022. Disponível em: https://www.andes.org.br/sites/relatorios Acesso em: 1 jul. 2023.
» https://www.andes.org.br/sites/relatorios
ANUP. Associação Nacional das Universidades Particulares. Impactos da reforma tributária sobre saúde e educação. [S. l.]: ANUP, 2020. Disponível em: https://anup.org.br/site/wp-content/uploads/2020/09/Aliança-Position-Paper-reforma-tributária.pdf Acesso em: 1 maio 2024.
» https://anup.org.br/site/wp-content/uploads/2020/09/Aliança-Position-Paper-reforma-tributária.pdf
BALL, Stephen John. Educational reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.
BALL, Stephen John. Serial entrepreneurs, angel investors, and capex light edu-business Start-Ups in India. In: AMARAL, Marcelo Parreira do; STEINER-KHAMSI, Gita; THOMPSON, Christiane. Researching the global education industry. Cham: Palgrave Macmillan, 2019. p. 23-46.
BALL, Stephen John. The educational debate. Bristol: The Policy Press, 2008.
BALL, Stephen John. What is policy? Texts, trajectories and toolboxes. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, London, v. 13, n. 2, p. 10-17, 2006.
BARCELOS, Márcio; RODRIGUES, Marcio Silva. Concepções de política pública e práticas discursivas: uma análise sobre as políticas para a educação superior nos Governos Lula (2003-2010). Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Arizona, n. 123, p. 1-22, dez. 2017.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARREYRO, Gladys Beatriz. Todos ganham? Os participantes na elaboração das políticas para a educação superior no primeiro governo Lula. Ciência em Movimento, Porto Alegre, v. 11, v. 2, n. 22, 2009.
BERTOLIN, Julio Cesar Godoy. Os quase-mercados na educação superior: dos improváveis mercados perfeitamente competitivos à imprescindível regulação do Estado. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 237-248, maio/ago. 2011.
BOWE, Richard; BALL, Stephen John; GOLD, Anne. Reforming education & changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.
BRASIL. CN-Covid19 – 17/09/2020 às 10h – 31ª, Reunião Remota. Brasília, DF: Senado Federal, 2020b. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/comissoes/reuniao?30&reuniao=9817 Acesso em: 1 maio 2024.
» https://legis.senado.leg.br/comissoes/reuniao?30&reuniao=9817
BRASIL. EM nº 00060/2021 MEC. Brasília, DF: Casa Civil, 2021a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2021/Exm/Exm-MP-1075-21.pdf Acesso em: 1 maio 2024.
» https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2021/Exm/Exm-MP-1075-21.pdf
BRASIL. Lei nº 13.450, de 25 de maio de 2022. Altera as Leis nºs 11.096, de 13 de janeiro de 2005, [...] para aperfeiçoar a sistemática de operação do Programa Universidade para Todos (Prouni). Brasília, DF: Presidência da República, 2022b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil03/ato2019-2022/2022/lei/L14350.htm Acesso em: 1 maio 2024.
» http://www.planalto.gov.br/ccivil03/ato2019-2022/2022/lei/L14350.htm
BRASIL. Política para a educação e diretrizes do MEC. Brasília, DF: Senado Federal, 2019b. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento/download/e6662747-dbf7-4291-9ae9-56be5a4c33c2 Acesso em: 1 maio 2024.
» https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento/download/e6662747-dbf7-4291-9ae9-56be5a4c33c2
BRASIL. ProUni: desafios sobre o futuro e as propostas de reformas tributárias. Brasília, DF: Senado Federal, 2021b. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/150179 Acesso em: 1 maio 2024.
» https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/150179
BRASIL. Congresso Nacional. Comissão de Educação – Reunião de 27 de março de 2019. Brasília, DF: Congresso Nacional, 2019a. Disponível em: https://escriba.camara.leg.br/escriba-servicosweb/html/54767 Acesso em: 1 maio 2024.
» https://escriba.camara.leg.br/escriba-servicosweb/html/54767
BRASIL. Governo Federal. Lei de Acesso à Informação – busca de pedidos e respostas – resposta ao protocolo n. 23546071967202147. Brasília, DF: Senado Federal, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/acessoainformacao/pt-br/assuntos/busca-de-pedidos-e-respostas Acesso em: 1 maio 2024.
» https://www.gov.br/acessoainformacao/pt-br/assuntos/busca-de-pedidos-e-respostas
BRASIL. Ministério da Educação. Portal de Dados Abertos. ProUni: dados e recursos – bolsas concedidas e perfil dos beneficiários – 2005 a 2020. Brasília, DF: MEC, 2020a. Disponível em: http://dadosabertos.mec.gov.br/prouni Acesso em: 1 maio 2024.
» http://dadosabertos.mec.gov.br/prouni
BRASIL. Presidência da República. Entrevista concedida pelo Presidente da República, Michel Temer, à Voz do Brasil. Presidência da República, 09 maio 2018. Brasília, DF: Presidência, 2018. Disponível em: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presidencia/ex-presidentes/michel-temer/entrevistas-concedidas-pelo-presidente-michel-temer/ Acesso em: 1 maio 2024.
BRASIL. Senado Federal. Parecer nº 124, DE 2022-PLEN/SF. Brasília, DF: Senado Federal, 2022a. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?mime=application/pdf&disposition=inline&dm=9135756 Acesso em: 1 maio 2024.
CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. A política pública para a educação euperior no Brasil (1995-2008): ruptura e/ou continuidade?. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Econômicas) – Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas, 2011.
CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. O Prouni no governo Lula e o jogo político em torno do acesso ao ensino superior. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, p. 979-1000, out. 2006.
CATANI, Afrânio Mendes; HEY, Ana Paula; GILIOLI, Renato de Sousa Porto. Prouni: democratização do acesso às instituições de ensino superior?. Educar em Revista, Curitiba, n. 28, p. 125-140, dez. 2006.
DWECK, Esther; OLIVEIRA, Ana Luíza Matos de; ROSSI, Pedro. Austeridade e retrocesso: impactos sociais da política fiscal no Brasil. São Paulo: FES, 2018.
EDUCAFRO. Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes. PDT e Educafro questionam medida provisória que alterou regras para ingresso no ProUni. Educafro, 2021. Disponível em: http://www.educafro.org.br/site/2021/12/16/pdt-e-educafro-brasil-questionam-medida-provisoria-que-alterou-regras-para-ingresso-no-prouni Acesso em jul. 2023.
EDUCAFRO. Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes. ProUni 10 anos: lutas, vitórias, avanços e desafios. [S. l.]: Educafro, 2015. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/ce/arquivos/frei-david Acesso em: 1 maio 2024.
ENSINO SUPERIOR. Bolsonaro aprova MP e ProUni se estende a alunos de escolas particulares. Revista Ensino Superior, 2021. Disponível em: https://revistaensinosuperior.com.br/2021/12/07/mp-prouni-escolas-particulares Acesso em: mai. 2024.
» https://revistaensinosuperior.com.br/2021/12/07/mp-prouni-escolas-particulares
FEPESP. Federação dos Professores do Estado de São Paulo. ProUni e cursos técnicos: MEC e Congresso incentivam o negócio da educação pelo ensino superior privado. Fepesp, 2022. Disponível em: http://fepesp.org.br/noticia/prouni-e-cursos-tecnicos-mec-e-congresso-incentivam-o-negocio-da-educacao-pelo-ensino-superior-privado Acesso em: 1 maio 2024.
FERREIRA, Suely. As políticas de expansão para educação superior dos governos do Partido dos Trabalhadores (2003-2016): inclusão e democratização? Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 23, p. 257-272, abr./jun. 2019.
FONTELE, Tereza Lúcia Lima; CRISÓSTOMO, Vicente Lima. PROUNI – pontos controversos sob a análise de alunos bolsistas. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 21, p. 739-765, nov. 2016.
FÓRUM. Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular. Agendas legislativas da educação superior particular – edições 2016 a 2022. [S. l.]: Fórum, 2022. Disponível em: https://forumbrasileducacao.org.br/2013-08-19-04-12-30 Acesso em: 1 maio 2024.
» https://forumbrasileducacao.org.br/2013-08-19-04-12-30
FÓRUM. Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular. Mensalidade escolar deve subir com novo tributo sobre consumo apresentado por Guedes. [S. l.]: Fórum, 2020b. Disponível em: https://forumbrasileducacao.org.br/noticias/item/estadao-mensalidade-escolar-deve-subir-com-novo-tributo-sobre-consumo-apresentado-por-guedes Acesso em mai. 2024.
FÓRUM. Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular. Nota técnica – reforma do PIS/Cofins. [S. l.]: Fórum, 2020a. Disponível em: https://forumensinosuperior.org.br/images/downloads/Forum-Reforma_PISCOFINS_NT_18out20.pdf Acesso em: 1 maio 2024.
» https://forumensinosuperior.org.br/images/downloads/Forum-Reforma_PISCOFINS_NT_18out20.pdf
FÓRUM. Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular. Relatório das ações realizadas. [S. l.]: Fórum, 2021. Disponível em https://forumbrasileducacao.org.br/images/downloads/Relatorio-Anual-Forum-2021-2.pdf Acesso em: 1 maio 2024.
» https://forumbrasileducacao.org.br/images/downloads/Relatorio-Anual-Forum-2021-2.pdf
IKUTA, Camila Yuri Santana. A agenda de políticas da educação superior nos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro (2016-2022): análise do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023.
KINGDON, John Wells. Agendas, alternatives, and public Policies. 3. ed. New York: Harper Collins, 1984.
LEHER, Roberto. Educação e neofascismo no Governo Bolsonaro. In: REBUÁ, Eduardo; COSTA, Reginaldo; GOMES, Rodrigo Lima Ribeiro; CHABALGOITY, Diego (org.). Neofascismos e educação: reflexões críticas sobre o avanço conservador no Brasil. Rio de Janeiro: MV, 2020. p. 47-83.
MANCEBO, Deise; SILVA JÚNIOR, João dos Reis; OLIVEIRA, João Ferreira de. Políticas, gestão e direito a educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção. Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 40, n. 1, 2018.
MELLO NETO, Ruy de Deus e; MEDEIROS, Hugo Augusto Vasconcelos; CATANI, Afrânio Mendes. Percepções de bolsistas ProUni acerca do pertencimento ao ensino superior privado. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 20, n. 43, p. 583-603, set./dez. 2014.
NÃO À CUSTA DA EDUCAÇÃO.Apresentação. [S.l.:s.n.],2023.Disponível em:https://naoacustadaeducacao.org.br Acesso em: 1 jul. 2023.
» https://naoacustadaeducacao.org.br
O CAMINHO DA PROSPERIDADE. Proposta e Plano de Governo de Jair Bolsonaro. [S.l.:s.n.], 2018. Disponível em: http://www.psl-sp.org.br/wpcontent/uploads/2018/08/PLANO_DE_GOVERNO_JAIR_BOLSONARO_2018.pdf Acesso em: 1 jul. 2023.
» http://www.psl-sp.org.br/wpcontent/uploads/2018/08/PLANO_DE_GOVERNO_JAIR_BOLSONARO_2018.pdf
PASSARELLI, Hugo. ‘Ideia de universidade para todos não existe’, diz ministro da Educação. Valor Econômico, jan. 2019. Disponível em: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2019/01/28/ideia-de-universidade-para-todos-nao-existe.ghtml Acesso em: 1 jul. 2023.
» https://valor.globo.com/brasil/noticia/2019/01/28/ideia-de-universidade-para-todos-nao-existe.ghtml
PAULA, Maria Fátima de. Reforma da educação superior do Governo Lula: as políticas de democratização do acesso em foco. Revista Raes, Buenos Aires, v. 1, n. 1, nov. 2009.
SANTOS, Maria Rosemary Soares dos; MUSSE, Ricardo; CATANI, Afrânio Mendes. Desconstruindo a educação superior, os direitos humanos e a produção científica: o bolsonarismo em ação. Revista Eletrônica de Educação, v. 14, p. 1-19, jan./dez. 2020.
SEMESP. Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo. Diretrizes de Política Pública para o Ensino Superior Brasileiro. [S. l.]: Semesp, 2022. Disponível em: https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2022/05/diretrizes-politicas-publicas-2022-digital.pdf Acesso em: 1 jul. 2023.
» https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2022/05/diretrizes-politicas-publicas-2022-digital.pdf
SEMESP. Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo. Melhorias no acesso ao ensino superior são pautas de reunião. [S. l.]: Semesp, 2021a. Disponível em: https://www.semesp.org.br/noticias/melhorias-no-acesso-ao-ensino-superior-sao-pautas-de-reuniao Acesso em: 1 jul. 2023.
» https://www.semesp.org.br/noticias/melhorias-no-acesso-ao-ensino-superior-sao-pautas-de-reuniao
SEMESP. Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo. Relatório da Reforma Tributária representa vitória para educação superior. [S. l.]: Semesp, 2021b. Disponível em: https://www.semesp.org.br/noticias/relatorio-da-reforma-tributaria-representa-vitoria-para-educacao-superior Acesso em: 1 jul. 2023.
SHIROMA, Eneida Oto; EVANGELISTA, Olinda. Estado, capital e educação: reflexões sobre hegemonia e redes de governança. Revista Educação e Fronteiras On-Line, Dourados, v. 4, n. 11, p. 21-38, maio/ago. 2014.
SINGER, André. A reativação da direita no Brasil. Opinião Pública, Campinas, v. 27, n.3, p. 705-729, set./dez. 2021.
SINGER, André; ARAÚJO, Cicero; RUGITSKY, Fernando (org.). O Brasil no inferno global: capitalismo e democracia fora dos trilhos. São Paulo: Universidade de São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2022.
SINGER, André; VENTURI, Gustavo. Sismografia de um terremoto eleitoral. In: ABRANCHES, Sérgio et al. (org.). Democracia em risco? 22 ensaios sobre o Brasil hoje. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. p. 357-374.
SOLANO, Esther Gallego. O ódio como política: a reinvenção das direitas no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018.
SOUZA, Celina. Estado da arte da pesquisa em políticas públicas. In: HOCHMAN, Gilberto; ARRETCHE, Marta; MARQUES, Eduardo (org.). Políticas públicas no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007. p. 65-85.
SOUZA, Márcio Rodrigo de Araújo; MENEZES, Monique Programa Universidade para Todos (PROUNI): quem ganha o quê, como e quando? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 84, p. 609-633, set. 2014.
TRÓPIA, Patrícia Vieira. O ensino superior em disputa: alianças de classe e apoio à política para o ensino superior no governo Lula. Revista Iberoamericana de Educación, v. 49, n. 3, p. 1-12, abr. 2009.
UNE. União Nacional dos Estudantes). Em defesa do ProUni, somos contra a MP 1.075/2021. [S. l.]: UNE, 2022. Disponível em: https://www.une.org.br/noticias/em-defesa-do-prouni-somos-contra-a-mp-1-075-2021 Acesso em: 1 abr. 2024.
» https://www.une.org.br/noticias/em-defesa-do-prouni-somos-con
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação e Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.