Marilena Chaui professora: a autoridade contra o autoritarismo

Autores

  • Bárbara Romeika Rodrigues Marques Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551288914por

Palavras-chave:

Marilena Chaui, Docência, Autoridade docente, Partilha comunicadora

Resumo

O artigo discute elementos da experiência docente em Marilena Chaui associando a atividade engajada de ensino ao compromisso com a pluralidade. Para tal, busca em relatos de ex-alunos/as, depoimentos de participantes dos encontros, grupos de estudos e no material publicizado sobre as aulas, elementos que possam revelar o que se constitui como autoridade comunicadora, na partilha de uma presença que convida ao singular e ao plural da expressão. A partir da análise bibliográfica, discute em que medida a intenção de partilhar saberes confere uma força de atuação que tanto desarticula processos de submissão e autoritarismo quanto descarta elementos de opressão e coerção intelectual em atividades acadêmicas. Destaca desta história o indissociável entre o ensino e a atividade de pesquisa, no compromisso em coadunar o instituído e o instituinte no enfrentamento da barbárie. Com o intuito de assinalar a trajetória da professora Marilena Chaui como afirmação do debate público em contraponto às múltiplas formas do autoritarismo, ressalta a marca de uma docência capaz de dar a ver presença e autoridade a partir da partilha comunicadora. Assim, considerando o trabalho educativo na forma de um cuidado presentificado na aula, investiga a composição dos processos pedagógicos entre elementos como convidar, estimular, desafiar, persuadir, na intercessão entre rigor e sensibilidade, espontaneidade e critério. Conclui com a defesa da retomada da autoridade docente com vistas à pluralidade como o indispensável a ser cuidado na experiência acadêmica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CHAUI, Marilena de Souza. Arte da aula – Marilena Chaui. In: CORDEIRO, Denilson Soares; FURTADO, Joaci Pereira (org.). Arte da Aula. São Paulo: SESC, 2019. p. 141-154.

CHAUI, Marilena de Souza. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 24, p. 5-15, 2003. https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000300002

» https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000300002

CHAUI, Marilena de Souza. Colóquio Filósofas: mesa de abertura – homenagem a Gilda de Mello e Souza. YouTube, 25 nov. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YPpiDh27AYs&t=5460s Acesso em: 25 fev. 2024.

» https://www.youtube.com/watch?v=YPpiDh27AYs&t=5460s

CHAUI, Marilena de Souza. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Unesp, 2001.

CHAUI, Marilena de Souza. Ideologia e educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 1, p. 245-257, 2016. https://doi.org/10.1590/S1517-97022016420100400

» https://doi.org/10.1590/S1517-97022016420100400

CHAUI, Marilena de Souza. Meu jeito de fazer filosofia. In: PAOLI, Maria Celia (org.). Diálogos com Marilena Chaui. São Paulo: Discurso: Barcarolla, 2011a. p. 203-210.

CHAUI, Marilena de Souza; LOPES, João Paulo Rodrigues. Entrevista: Marilena Chaui. Trans/Form/Ação, Marília, v. 34, ed. esp. p. 179-211, 2011b. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/1064/962 Acesso em: 20 maio 2025.

» https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/1064/962

COLÓQUIO FILÓSOFAS: mesa de abertura – homenagem a Gilda de Mello e Souza”. vídeo A partir de 1h:31m. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YPpiDh27AYs&t=5460s Acesso em: 23 jan. 2024.

» https://www.youtube.com/watch?v=YPpiDh27AYs&t=5460s

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 1989.

GALVÃO, Walnice Nogueira. Saudação a Marilena. Discurso: Revista do Departamento de Filosofia da USP, São Paulo, v. 45 n. 2, p. 9-15, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/discurso/article/view/112503 Acesso em: 20 maio 2025.

» https://www.revistas.usp.br/discurso/article/view/112503

HIGHET, Gilbert. A arte de ensinar. Tradução: Lourenço Filho. 6. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1967.

MATOS, Olgária Chain Feres. Arte da aula – Olgária Matos. In: CORDEIRO, Denilson Soares; FURTADO, Joaci Pereira (org.). Arte da aula. São Paulo: SESC, 2019. p. 155-168.

MATOS, Olgária Chain Feres. Marilena Chaui: a filosofia, a dívida, o dom. Cadernos Espinosanos, São Paulo, n. 36, p. 15-24, 2017. Especial Marilena Chaui. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/132638/128723 Acesso em: 20 maio 2025.

» https://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/132638/128723

PÉCORA, Alcir. Arte da aula – Alcir Pécora. In: CORDEIRO, Denilson Soares; FURTADO, Joaci Pereira (org.). Arte da Aula. São Paulo: SESC, 2019. p. 23-46.

RAMOS, Silvana de Souza. Múltipla. Cadernos Espinosanos, São Paulo, n. 36, p. 107-118, 2017. Especial Marilena Chaui. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/132662/128748 Acesso em: 20 maio 2025.

» https://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/132662/128748

SAES, Sílvia Faustino de Assis. Uma pensadora ativista da cultura. In: BREGANTINI, Daysi (org.). Marilena Chaui: pensamento, afetos e análise da obra. São Paulo: Cult, 2020. p. 48-54.

SANTOS, Antônio Carlos dos. Formação e gratidão: uma homenagem à professora Marilena. Cadernos Espinosanos, São Paulo, n. 36, p. 25-36, 2017. Especial Marilena Chaui. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/132646/128730 Acesso em: 20 maio 2025.

» https://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/132646/128730

SAVIAN FILHO, Juvenal. A espinosana e o cristão. In: BREGANTINI, Daysi (org.). Marilena Chaui: pensamentos, afetos e análise da obra. São Paulo: Cult, 2020. p. 115-136.

XAVIER, Henrique Piccinato. Marilena Chaui e as artes: Hélio Oiticica, Espinosa, Miles Davis e a voz de um trovão. Cadernos Espinosanos, São Paulo, n. 36, 2017. p. 179-197. Especial Marilena Chaui Disponível em: https://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/132675/128760 Acesso em: 20 maio 2025.

» https://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/132675/128760

Publicado

2025-09-18

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Marilena Chaui professora: a autoridade contra o autoritarismo. (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e288914. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551288914por