Formação de professores que atuam em espaços de privação de liberdade

Autores

  • Mariana Luiza de Acioly Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco
  • Francisca Márcia Pereira Linhares Universidade Federal de Pernambuco
  • Tatiane Gomes Guedes Universidade Federal de Pernambuco
  • Hallana Laisa de Lima Dantas Universidade Federal de Pernambuco
  • Cecília Maria Farias de Queiroz Frazão Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Nelson Miguel Galindo Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Vânia Pinheiro Ramos Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Paula Morais de Carvalho Macedo Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551289562por

Palavras-chave:

Capacitação de professores, Professores escolares, Currículo, Estabelecimentos correcionais, Prisões

Resumo

A formação dos professores que atuam em escolas prisionais precisa considerar as especificidades de pessoas privadas de liberdade que vão além dos conteúdos programáticos estabelecidos pelas diretrizes curriculares e é uma forma a auxiliá-las no processo de ressocialização. O objetivo deste estudo foi mapear as evidências científicas sobre os conteúdos abordados no processo de formação de professores para atuarem em escolas prisionais. A pesquisa foi realizada por meio de uma Revisão de Escopo ancorada no referencial do Joanna Briggs Institute (JBI) a partir da questão norteadora “Como se caracterizam os conteúdos abordados no processo de formação de professores que atuam em unidades prisionais? Não houve recorte temporal e a busca foi realizada em bases de dados selecionadas, além de busca no Google Scholar, durante os meses de junho e agosto de 2023. Os estudos foram selecionados a partir da leitura dos títulos, resumos e texto completo por dois revisores independentes. A amostra final foi de doze estudos publicados entre os anos de 1921 e 2022, dos quais onze foram publicados na língua inglesa e apenas um na língua portuguesa. Os conteúdos abordados no processo de formação foram categorizados nos seguintes núcleos empíricos: Conteúdos sobre Técnicas de Segurança, Conteúdos sobre Processos Pedagógicos e Conteúdos sobre Gestão de Comportamento. Neste sentido conclui-se que os conteúdos são insuficientes para subsidiar os professores a atuarem nas nuances e complexidade do contexto prisional, o que requer adoção de estratégias focadas no desenvolvimento contínuo de currículos de formação abrangentes e específicos ao contexto.

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Publicado

2025-09-25

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Formação de professores que atuam em espaços de privação de liberdade. (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e289562. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551289562por