Pedagogia da(s) Infância(s) e a Base Nacional Comum Curricular: percepções dos profissionais da educação infantil de Vacaria (RS)

Autores

  • Patrícia Ferreira Moreira Universidade de Caxias do Sul
  • Mareli Eliane Graupe Universidade do Planalto Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551277652por

Palavras-chave:

Pedagogia da(s) Infância(s), Base Nacional Comum Curricular, Educação infantil

Resumo

Este artigo analisa e reflete como a Pedagogia da(s) Infância(s) pode contribuir para a efetivação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na etapa e nos contextos da Educação Infantil, no município de Vacaria (RS). Os referenciais teóricos abarcam autoras da área das infâncias e das políticas públicas. Trata-se de uma investigação qualitativa, que se utiliza de pesquisa documental e entrevista focalizada. A pesquisa de campo foi realizada de fevereiro a novembro de 2020 com quinze profissionais da Educação Infantil no município de Vacaria. Os dados foram coletados por meio de entrevista e interpretados de acordo com o método de análise qualitativa de conteúdo de Mayring, considerando que essa técnica de investigação possibilita uma descrição objetiva, sistemática e qualitativa do conteúdo recolhido na busca realizada, facilitando a sua interpretação. Os resultados apontam que a Pedagogia da(s) Infância(s) pode contribuir na efetivação da BNCC na medida em que: a) propõe uma prática pedagógica embasada nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento; b) considera a criança como sujeito de direitos; c) rompe com a visão assistencialista e escolarizante da Educação Infantil; e) valoriza as diferentes infâncias. Em síntese, as análises teóricas e empíricas apontaram que se faz necessário que as/os profissionais da Educação Infantil vislumbrem na Pedagogia da(s) Infância(s) as possibilidades para a edificação de uma sociedade mais justa e humanizada para todas/os, valorizando as diversas culturas da infância e concebendo as crianças como protagonistas e agentes da sua própria história e cultura. Além disso, torna-se imprescindível repensarmos sobre a formação específica das/os profissionais que atuam nesses espaços e sobre os desdobramentos das políticas públicas, a fim de construirmos coletivamente uma educação de qualidade pactuada com as concepções da Pedagogia da(s) Infância(s), para que as crianças possam desfrutar dos seus direitos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Pedagogia da infância. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Cancella; VIEIRA, Lívia Fraga (org.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CD-ROM. (n.p.). Disponível em: https://gestrado.net.br/wp-content/uploads/2020/08/312-1.pdf Acesso em: 14 ago. 2023.

» https://gestrado.net.br/wp-content/uploads/2020/08/312-1.pdf

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 14 ago. 2023.

» http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 14 ago. 2023.

» http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm Acesso em: 14 ago. 2023.

» http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 14 ago. 2023.

» http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: CNE/CEB, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2298-rceb005-09&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 14 ago. 2023.

» http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2298-rceb005-09&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192

CAMPOS, Rosânia; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. BNC e Educação Infantil: quais as possibilidades? Revista Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 9, n. 17, p. 353-366, jul./dez. 2015.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa: métodos de pesquisa. Tradução de Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FORMOSINHO, Júlia Oliveira. Pedagogia(s) da infância: reconstruindo uma práxis de participação. In: FORMOSINHO, Júlia Oliveira; KISHIMOTO, Tizuko Morchida; PINAZZA, Mônica Appezzato (org.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 13-36.

MAINARDES, Jefferson; MARCONDES, Maria Inês. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 303-318, jan./abr. 2009.

NOVAIS, Gercina Santana; NUNES, Silma do Carmo. A Base Nacional Comum Curricular: uma estratégia a favor da educação emancipatória das infâncias e redução das desigualdades educacionais? Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 25, n. esp., p. 1056-1086, out. 2018.

ROCHA, Eloisa Acires Candal; LESSA, Juliana Schumacker; BUSS-SIMÃO, Márcia Pedagogia da Infância: interlocuções disciplinares na pesquisa em Educação. Da Investigação às Práticas, Lisboa, v. 6, n. 1, p. 31-49, mar. 2016.

TRAVERSINI, Clarice; FOCHI, Paulo Sergio. A Base Nacional Comum Curricular e a Educação Infantil. 15 abr. 2020. 1 vídeo. Publicado pelo canal de Paulo Sergio Fochi. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uB8CQPr8jf8 Acesso em: 14 ago. 2023.

» https://www.youtube.com/watch?v=uB8CQPr8jf8

Publicado

2025-10-03

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Pedagogia da(s) Infância(s) e a Base Nacional Comum Curricular: percepções dos profissionais da educação infantil de Vacaria (RS). (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e277652. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551277652por