Formação em educação em saúde: percepção de professores de educação básica e estudantes de licenciatura
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551286999porPalavras-chave:
Educação em saúde, Formação de professores, Pedagogia, Promoção da saúdeResumo
A educação em saúde baseia-se em experiências planejadas de aprendizagem, que levam o indivíduo a fazer escolhas conscientes conducentes à saúde através do conhecimento. Para trabalhar esta área na educação formal, é importante a formação de professores por meio de uma abordagem pedagógica que contribua para a construção de conhecimentos de forma integrada e contextualizada. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura para determinar qual a percepção de professores de educação básica e estudantes de licenciatura quanto à formação para ministrar conteúdos de educação em saúde. A pergunta norteadora da investigação foi: “os professores de educação básica e estudantes de licenciatura em pedagogia, ciências biológicas e ciências da natureza percebem que possuem formação adequada para ministrar aulas de educação em saúde?”. As pesquisas analisadas evidenciaram que os professores não são preparados para agir como facilitadores destes temas e não possuem as ferramentas metodológicas para incorporar a educação em saúde como tema transversal, na prática. Nesse sentido, os estudos de graduação também não garantem a formação em educação em saúde necessária para a abordagem adequada dos conteúdos na prática docente. É necessário, portanto, melhorar a formação inicial de professores e programar cursos de educação continuada na área de educação em saúde para fornecer conhecimentos e ferramentas específicas da área voltadas a preparar professores que possam utilizá-la como instrumento de mudança individual e social.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério de Educação. Base Nacional Curricular Comum: a educação é a base. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 22 jun. 2023.
» http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
BRASIL. Ministério de Educação. Temas contemporâneos transversais na BNCC: proposta de práticas de implementação. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf Acesso em: 22 jun. 2023.
» http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf
CANDEIAS, Nelly Martins Ferreira. Conceitos de educação e de promoção em saúde: mudanças individuais e mudanças organizacionais. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 209-213, 1997. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/rsp/1997.v31n2/209-213/pt/ Acesso em: 30 jun. 2023.
» https://www.scielosp.org/article/rsp/1997.v31n2/209-213/pt/
CARDOSO, Vanessa; REIS, Ana Paula dos; IERVOLINO, Solange Abrocesi. Escolas promotoras de saúde. Journal of Human Growth and Development, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 107-115. 2008. Disponível em: http://www.periodicos.usp.br/jhgd/article/view/19872 Acesso em: 09 jun. 2023.
» http://www.periodicos.usp.br/jhgd/article/view/19872
CARVALHO, Fábio Fortunato Brasil de. A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 4, p. 1207-1227, 2015. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/physis/2015.v25n4/1207-1227/ Acesso em: 15 jun. 2023.
» https://www.scielosp.org/article/physis/2015.v25n4/1207-1227/
CASEMIRO, Juliana Pereira; FONSECA, Alexandre Brasil Carvalho da; SECCO, Fábio Vellozo Martins. Promover saúde na escola: reflexões a partir de uma revisão sobre saúde escolar na América Latina. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 829-840, 2014. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csc/2014.v19n3/829-840/ Acesso em: 20 jun. 2023.
» https://www.scielosp.org/article/csc/2014.v19n3/829-840/
FERNANDES, Marcos Henrique; ROCHA, Vera Maria; SOUZA, Djanira Brasilino de. A concepção sobre saúde do escolar entre professores do ensino fundamental (1ª a 4ª séries). História, Ciências, Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 283-291, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/hcsm/v12n2/03.pdf Acesso em 12 jun. 2023.
» https://www.scielo.br/pdf/hcsm/v12n2/03.pdf
FERRO, Loiane Ribeiro. A percepção dos alunos do curso de licenciatura em ciências naturais da Faculdade UnB Planaltina sobre a promoção da saúde nas escola s. 2013. (Trabalho de Conclusão de Curso - Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília, Planaltina, 2013. Disponível em: https://www.bdm.unb.br/handle/10483/5888 Acesso em: 15 jun. 2023.
» https://www.bdm.unb.br/handle/10483/5888
FIGUEIREDO, Túlio Alberto Martins; MACHADO, Vera Lúcia Taqueti; ABREU, Margaret Mirian Scherrer de. A saúde na escola: um breve resgate histórico. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 397-402, 2010. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csc/2010.v15n2/397-402/ Acesso em: 03 jun. 2023.
» https://www.scielosp.org/article/csc/2010.v15n2/397-402/
GUSTAVO, Luan; GALIETA, Tatiana. Da saúde de ontem à saúde de hoje: a formação de professores desde a História Natural às ciências biológicas no Brasil. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 197-221. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/viewFile/1982-5153.2017v10n2p197/35391 Acesso em: 09 jun. 2023.
» https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/viewFile/1982-5153.2017v10n2p197/35391
GUSTAVO, Luan; GALIETA, Tatiana. A saúde na formação de professores: análise dos currículos de licenciaturas em ciências biológicas. Ensinare: Revista eletrônica, Três Corações, v. 01, n. 01, p. 1. 2019. Disponível em: http://periodicos.unincor.br/index.php/ensinare/article/view/5630 Acesso em: 02 jun. 2023.
» http://periodicos.unincor.br/index.php/ensinare/article/view/5630
HANSEN, Karem Susan. A formação de professores para o desenvolvimento da educação em saúde na escola: investigando o currículo de um curso de pedagogia. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/167623 Acesso em: 15 jun. 2023.
» https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/167623
HANSEN, Karem Susan; PEDROSO, Iasmine; VENTURI, Tiago. Educação em saúde na formação inicial docente: análises iniciais de um curso de biologia e um de pedagogia. Revista da SbenBio, Florianópolis, n. 7, p. 4359-4371. 2014. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/46942776/Artigo_ENEBIO_2014_-_Tiago_Karem_iasmine-libre.pdf?1467424519=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DA_EDUCACAO_EM_SAUDE_NA_FORMACAO_INICIAL.pdf&Expires=1739829641&Signature=CN4osPSLx-XOm9bx9GPBdrYEo5-lzwrKqzK7kjmBV2ZK7mZ3a4wUSGYAMpDNP-cayrcCL6IRnMEeJYghU-kaq1er09F2wzWmLCcNQG5nM5ul5ljj8sxWSjFi2lBaKs0TU8mjwSjN-2wlwJ0B3HuM8UkoLWSUrnUYiuBULhAgs2Dlnh6n~i2y~zK8BBcBMFNw~JX51s1xjQ8HGj~gkZq5~Z115SpCFUgi1tz3R0kzMLsUKAWgdviYtyVGmmW6fNjTn2rzLQSLgTPDBm10-O-WCxatHEn53DnEXoYoI6XukM57e-msxIVQijeL-JlSXktY92w0YbD7SNbuCuiBx15eqQ__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA Acesso em: 18 jun. 2023.
KNEVITZ, Marcos Fernando; BÉRIA, Jorge Umberto; SCHERMANN, Lígia Braun. Percepções e demandas de professores sobre educação preventiva ao abuso de álcool e outras drogas. Holos, Natal, v. 4, p. 357-370, 2017. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=481554849024 Acesso em: 13 jun. 2023.
» http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=481554849024
LEONELLO, Valéria Marli; L'ABBATE, Solange. Educação em saúde na escola: uma abordagem do currículo e da percepção de alunos de graduação em Pedagogia. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, São Paulo, v. 10, n. 19, p. 149-66, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832006000100011&script=sci_arttext Acesso em: 08 jun. 2023.
» https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832006000100011&script=sci_arttext
LOPES, Iraneide Etelvina; NOGUEIRA, Júlia Aparecida Devidé; ROCHA, Dais Gonçalves. Eixos de ação do Programa Saúde na Escola e Promoção da Saúde: revisão integrativa. Saúde em Debate, São Paulo, v. 42, n. 118, p. 773-789, 2018. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/sdeb/2018.v42n118/773-789/pt/ Acesso em: 10 jun. 2023.
» https://www.scielosp.org/article/sdeb/2018.v42n118/773-789/pt/
MARINHO, Julio Cesar Bresolin; SILVA, João Alberto da; FERREIRA, Maira. A educação em saúde como proposta transversal: analisando os Parâmetros Curriculares Nacionais e algumas concepções docentes. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 22, n. 2, p. 429-443, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3861/386139487008.pdf Acesso em: 09 jun. 2023.
» https://www.redalyc.org/pdf/3861/386139487008.pdf
MARINHO, Julio Cesar Bresolin; SILVA, João Alberto. Conceituação da educação em saúde e suas implicações nas práticas escolares. Ensino, Saúde e Ambiente, Niterói, v. 6, n. 3, p 21-38, 2013. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/viewFile/21140/12613 Acesso em: 13 jun. 2023.
» https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/viewFile/21140/12613
MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 758-764, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/714/71411240017.pdf Acesso em: 20 fev. 2023.
» https://www.redalyc.org/pdf/714/71411240017.pdf
OPS. Organización Panamericana de la Salud. La OPS insta a los sectores de salud y educación a trabajar juntos para crear escuelas saludables. Washington, DC: 2019. Disponível em: https://www.paho.org/hq/index.php?option=com_content&view=article&id=15418:paho-urges-the-health-and-education-sectors-to-work-together-to-create-healthy- schools&Itemid=1926⟨=es Acesso em: 20 jul. 2023.
» https://www.paho.org/hq/index.php?option=com_content&view=article&id=15418:paho-urges-the-health-and-education-sectors-to-work-together-to-create-healthy- schools&Itemid=1926⟨=es
OPS. Organización Panamericana de la Salud. Promover la salud en la escuela: ¿Cómo construir una escuela promotora de salud? Buenos Aires: OPS, 2018. Disponível em: https://iris.paho.org/handle/10665.2/49146 Acesso em: 05 jun. 2023.
» https://iris.paho.org/handle/10665.2/49146
PAES, Caila Carolina Duarte Campos; PAIXÃO, Alvaneide Nunes dos Passos. A importância da abordagem da educação em saúde: revisão de literatura. Revasf: Revista de Educação do Vale do São Francisco, Petrolina, v. 6, n. 11. 2017. Disponível em: http://200.133.3.238/index.php/revasf/article/viewArticle/944 Acesso em: 20 jun. 2023.
» http://200.133.3.238/index.php/revasf/article/viewArticle/944
SAMPAIO, Aline Firminio; ZANCUL, Mariana de Senzi; ROTTA, Jeane Cristina Gomes. Educação em saúde na formação de professores de Ciências Naturais. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, Buenos Aires, v. 10, n. 2, p. 46-59, dez. 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2733/273343069005.pdf Acesso em: 02 jun. 2023.
» https://www.redalyc.org/pdf/2733/273343069005.pdf
SCHWINGEL, Tatiane Cristina Possel Greter; ARAÚJO, Maria Cristina Pansera; BOFF, Eva Terezinha de Oliveira. A educação em saúde nos currículos de formação de professores. Transmutare, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 126-140, 2016. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/3886 Acesso em: 15 jun. 2023.
» https://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/3886
SILVA, Carlos dos Santos; BODSTEIN, Regina Cele de Andrade. Referencial teórico sobre práticas intersetoriais em promoção da saúde na escola. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 6, p. 1777-1788, 2016. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csc/2016.v21n6/1777-1788/pt/ Acesso em: 21 jun. 2023.
» https://www.scielosp.org/article/csc/2016.v21n6/1777-1788/pt/
SILVA, Michele Silveira da; GARCIA, Rosane Nunes. A temática saúde nos currículos de cursos de ciências biológicas em algumas Instituições de Ensino Superior (IES) da região metropolitana de Porto Alegre. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Abrapec, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0978-1.pdf Acesso em: 02 jun. 2023.
» http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0978-1.pdf
SILVA, Michele Silveira; GARCIA, Rosane Nunes. Base Nacional Comum Curricular: uma análise sobre a temática saúde. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 19, n. 2, p. 320-345, 2020. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen19/REEC_19_2_4_ex1511_45F.pdf Acesso em: 10 jun. 2023.
» http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen19/REEC_19_2_4_ex1511_45F.pdf
SILVA, Rubia Patrícia Noronha et al. Concepções de professores sobre os processos de educação e saúde no contexto escolar. Revista Contexto & Educação, Ijuí. v. 32, n. 103, p. 146-164, 2017. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/6563 Acesso em: 14 jun. 2023.
» https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/6563
SOUZA, Isabela Pillar Moraes Alves; JACOBINA, Ronaldo Ribeiro. Educação em saúde e suas versões na história brasileira. Revista Baiana de Saúde Pública, Salvador, v. 33, n. 4, p. 618-627, 2009. Disponível em: http://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/293/263 em: 10 jun. 2023.
» http://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/293/263
SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/eins/v8n1/pt_1679-4508-eins-8-1-0102 Acesso em: 20 abr. 2023.
» https://www.scielo.br/pdf/eins/v8n1/pt_1679-4508-eins-8-1-0102
VENTURI, Tiago; MOHR, Adriana. Análise da educação em saúde nos Parâmetros Curriculares Nacionais a partir de uma nova perspectiva. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 9., 2013, Águas de Lindóia. Atas do [...]. Águas de Lindóia: Enpec, 2013. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0051-1.pdf Acesso em: 20 abr. 2023.
» https://abrapec.com/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0051-1.pdf
VENTURI, Tiago; PEDROSO, Iasmine; MOHR, Adriana. Educação em saúde na escola a partir de uma perspectiva pedagógica: discussões acerca da formação de professores. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DE ENSINO DE BIOLOGIA [e] SEMANA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: a docência em biologia: da formação inicial à formação continuada tecendo CTSA, 16., 2013, Santo Ângelo. Anais do [...]. Santo Ângelo: Erebio-Sul, 2013. Disponível em: https://san.uri.br/sites/anais/erebio2013/comunicacao/13437_130_Tiago_Venturi.pdf Acesso 01 jun. 2023.
» https://san.uri.br/sites/anais/erebio2013/comunicacao/13437_130_Tiago_Venturi.pdf
VIEIRA, Lidiane Sales; SAPORETTI, Gisele Marcolino; BELISÁRIO, Soraya Almeida. Programa saúde na escola: marcos jurídicos e institucionais. Revista Médica de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 26, n. 8 (supl.), p. S381-S387, 2016. Disponível em: http://www.rmmg.org/sumario/170 Acesso em: 03 jun. 2023.
» http://www.rmmg.org/sumario/170
WHO. World Health Organization. Constitution of the World Health Organization. In: WHO. World Health Organization. Basic documents: forty-ninth edition (including amendments adopted up to 31 May 2019). Geneva: WHO, 2020. p. 1-19. Disponível em: https://apps.who.int/gb/bd/pdf_files/BD_49th-en.pdf Acesso em: 15 jul. 2023.
» https://apps.who.int/gb/bd/pdf_files/BD_49th-en.pdf
ZANCUL, Mariana de Senzi; COSTA, Sueli da Silva. Concepções de professores de ciências e de biologia a respeito da temática educação em saúde na escola. Experiências em Ensino de Ciência s, Cuiabá, v. 7, n. 2, p. 67-75, 2012. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID183/v7_n2_a2012.pdf Acesso em: 16 jun. 2023.
» https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID183/v7_n2_a2012.pdf
ZANCUL, Mariana; GOMES, Paulo Henrique Mendes. A formação de licenciandos em ciências biológicas para trabalhar temas de educação em saúde na escola. Ensino, Saúde e Ambiente, Niterói, v. 4, n. 1, p. 49-61, 2011. https://doi.org/10.22409/resa2011.v4i1.a21097
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação e Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.