Cultura acústica e letramento em Moçambique: em busca de fundamentos para uma educação intercultural
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000100006Palavras-chave:
Cultura Acústica, Letramento, Educação Intercultural, Memória ColetivaResumo
O autor parte da caracterização de uma cultura acústica, como a moçambicana, para, em seguida, fazer uma análise da importância das línguas maternas, um dos atributos culturais mais significativos de um povo. Para melhor contextualizar a temática que se propõe desenvolver, o autor apresenta, em traços bastante gerais, alguns dados históricos, políticos e sociais de Moçambique. Em seguida, indaga em que medida o poder político saído da independência levou em consideração os traços fortes da oralidade presentes nesta cultura, e de que modo tal política influenciou, ou não, o processo de letramento. A adoção da língua portuguesa como língua de ensino e a conseqüente rejeição, por parte do poder político, do estudo, sistematização e introdução das línguas moçambicanas nas primeiras séries, têm contribuído para o agravamento das taxas de analfabetismo e para perdas, quem sabe, irreversíveis das tradições orais, ao mesmo tempo que constitui uma desvalorização das várias culturas étnicas. A solução preconizada estará na introdução de um bilingüismo. Isto implica a transformação da língua de oralidade em língua escrita e a conservação de uma língua estrangeira como segunda língua. Esta segunda língua, sendo língua oficial, terá um papel importante em muitas áreas sociais, como a comunicação oficial do Estado, os contatos internacionais etc.Downloads
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Publicado
1999-06-01
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Cultura acústica e letramento em Moçambique: em busca de fundamentos para uma educação intercultural . (1999). Educação E Pesquisa, 25(1), 67-87. https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000100006