As sutilezas das faces da violência nas práticas escolares de adolescentes

Autores

  • Luiza Mitiko Yshiguro Camacho Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022001000100009

Palavras-chave:

Violência, Escola, Adolescentes

Resumo

Este artigo busca lançar um olhar sobre a vida escolar de adolescentes de classes médias e de segmentos das elites, incidindo, porém, sobre a prática de violência contra seus pares em duas escolas da cidade de Vitória-ES, sendo uma pública e outra privada. A pesquisa constituiu-se em um estudo de natureza eminentemente qualitativa, que no entanto valeu-se também de dados quantitativos. No trabalho de campo os dados foram colhidos por meio das técnicas da observação, questionário e entrevistas individuais e em grupos e, também, por meio de depoimentos e da consulta a documentos. O estudo permitiu constatar que nas duas escolas investigadas as ações socializadoras incidem muito mais sobre o aspecto pedagógico do que na proposta educativa, que é deixada em segundo plano. Onde se constata a ausência de uma ampla abrangência da socialização, a escola não funciona como retradutora dos valores sociais e termina por permitir que idéias de discriminação e preconceito, por exemplo, invadam e se estabeleçam no espaço escolar. A falta de alcance da ação socializadora até o ambiente relacional promove o aparecimento de brechas que permitem aos alunos a construção de experiências escolares, dentre elas, a experiência da violência. Com todos os encontros e desencontros entre as escolas, observou-se que o ponto decisivo de convergência entre ambas é a presença da prática da violência, ainda que, em intensidade distinta e com faces envolvidas por sutis especificidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2001-06-01

Edição

Seção

Em Foco: Violência e Escola

Como Citar

As sutilezas das faces da violência nas práticas escolares de adolescentes . (2001). Educação E Pesquisa, 27(1), 123-140. https://doi.org/10.1590/S1517-97022001000100009