Lembranças da matemática escolar: a constituição dos alunos da EJA como sujeitos da aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022001000200010Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Memória, DiscursoResumo
Pouco se tem refletido sobre a incorporação da experiência escolar anterior de alunos adultos que se re-inserem na Educação Básica. Este artigo focaliza a enunciação de reminiscências da matemática escolar protagonizada por alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), procurando revelá-las como um componente fundamental na constituição do aluno adulto como sujeito não só da aprendizagem da matemática, mas do próprio processo de escolarização. Mais do que meras referências a conceitos ou procedimentos de matemática aprendidos em outras oportunidades, compreendem-se, aqui, as reminiscências como efeitos da memória que permeiam a produção de sentido. O texto focaliza sua enunciação no âmbito das práticas discursivas que conformam os (e se conformam nos) processos de ensino-aprendizagem da matemática na EJA, tomando-a como ação social organizada, que institui a lembrança compartilhada da matemática escolar como árbitro da legitimidade coletiva. Ao se analisarem trechos de interações entre a pesquisadora e alunos que cursam o equivalente à 5ª série do ensino fundamental num projeto de EJA, destacam-se as dimensões semântico-pragmáticas da rememoração que nesse contexto se manifesta e que se considera autoconsciente, metacognitiva, e estruturada no discurso e pelo discurso. Por sua natureza sociocultural, essa rememoração, ao se fazer coletiva, atende a um chamado do presente, re-significando o passado.Downloads
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Publicado
2001-07-01
Edição
Seção
Em Foco: Educação de Jovens e Adultos
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Como Citar
Lembranças da matemática escolar: a constituição dos alunos da EJA como sujeitos da aprendizagem . (2001). Educação E Pesquisa, 27(2), 339-354. https://doi.org/10.1590/S1517-97022001000200010